domingo, 26 de fevereiro de 2012

DESAFIO: Fazer o Bacleua, um tradicional doce árabe feito com massa phyllo e nozes!

Bacleua (doce árabe de massa phyllo e nozes)
Quando preparei um jantar a moda árabe, tive que pesquisar também as receitas das deliciosas sobremesas árabes, à base de nozes, damascos, tâmaras, pistaches, passas... E sabores exóticos como a água de flor de laranjeiras e água de rosas...
Os nomes são complicados e não explicam muito: Ataífe, Bacleua, Auamete, Esneinie, Boza bi misque mah halib, Roz bi Halib, Nessef Acmar Tamer, Gureíbe, Mámul, Mualabie... Affe!!

Ainda bem que o livro onde pesquisei as receitas apresentava foto dos doces!! Escolhi fazer aqueles losanguinhos de massa folhada, recheados de nozes, cobertos de calda com flor de laranjeira, bem comum nos restaurantes de comida árabe (resumindo... Bacleua!).

Lá fui eu comprar os ingredientes: massa phyllo (a mesma das Cestinhas com Salpicão), as nozes e a Água de Flor de Laranjeira, fundamental para dar o sabor tão característico dos doces árabes! Minha primeira tentativa de fazer a calda foi um completo fiasco... Deixei cozinhar demais a água e o açúcar e acabou ficando em ponto de bala, totalmente puxa-puxa! Nada parecido com a calda rala e clarinha que eu já havia visto dos restaurantes árabes... Joguei tudo fora, e, na segunda tentativa, respeitei os 8 minutos de cozimento que a receita indicava... Deu certo!! Incrível! Quando a gente segue a receita e não tenta inventar, dá certo!!!! Gênia!!!

Bacleua (Doce árabe de Massa Phyllo com Nozes)

Massa
  • 1 pacote de massa phyllo (300gr)
  • manteiga derretida para untar
Recheio
  • 1 xícara de nozes moídas (160gr)
  • 1/2 xícara de açúcar (70gr)
  • 1/2 colher de sopa de água de flor de laranjeira
Calda
  • 2 xícaras de açúcar (350gr)
  • 1 xícara de água (240ml)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de água de flor de laranjeira
Prepare primeiro a  calda de açúcar: misture o açúcar e a água em uma panela pequena e leve ao fogo para ferver. Quando ferver, marque 8 minutos. Desligue e deixe esfriar completamente. Junte o suco de limão e a água de flor de laranjeira. Reserve.


Prepare o recheio: bata todos os ingredientes no processador e reserve.


Em seguida, unte uma forma refratária pequena (20x25) e corte a massa phyllo em retângulos do tamanho da forma. Coloque uma folha, unte com manteiga. Repita este procedimento 15 vezes.


Cubra com o recheio e coloque mais 5 camadas de massa, pinceladas com manteiga. Corte toda a massa em losangos.



Leve para assar em forno médio, por uns 40 a 50 minutos.


Despeje metade da calda de açúcar no doce ainda quente. Quando servir, acompanhe de mais calda! E feliz Mil e Uma Noites!!!!

Bacleua (Doce árabe com massa phyllo e nozes)

11 comentários:

  1. Envie detalhadamente a receita

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia! Esse doce deve ser uma delícia! Porém não muito simples sua execução.Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Carminha, com a massa phylo comprada pronta, não é difícil não!! bjs, Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, há tempos estou "namorando" essa receita e decidi fazer. Me diga uma coisa, esse doce é servido frio, morno ou quente? E depois, como é conservado? Na geladeira?!
    Obrigada.
    Karen

    http://eucomeriaisso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Maksimiuk Dalomba20 de julho de 2013 às 20:57

    Adoreiiii achar essa receita! Moro em Foz do Iguaçu, e aqui tem muitoo doces arabes e esse é oque maisss gosto! e sempre tive curiosidade em saber como se faz! Parabéns pela explicação!

    ResponderExcluir
  6. Olá Karen, desculpe a demora em responder seu comentário!! O doce é servido frio (com calda de rosas...) e melhor deixar fora da geladeira (até uns 2 ou 3 dias), para não perder a crocância! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, se tentar fazer, me conte depois o resultado! Uma dica: use forma de alumínio ou teflon ao invés da de vidro como eu usei... Ele vai ficar mais crocante na parte inferior! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  8. amei saber como sou arabe essa receita vai fazer sucesso

    ResponderExcluir
  9. Amo este doce, mais aqui no Estado de Goiás - Brasil , ainda não encontrei a massa phylo para comprar, estou com muita vontade de fazer esta receita para este Natal, por isso te pergunto onde vc comprou essa massa e de que marca.

    De antemão muito obrigada por tudo e principalmente compartilhar a receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Charito, comprei na marca Arosa. Aqui em SP temos lojas específicas desta marca ou se pode encontrar também na seção de congelados de muitos supermercados... Mas sei que fora de SP é mais difícil...

      Excluir
  10. Bom nao sei de onde surgiu nome de bacleua. Mas entenda o seguinte brimo ou brima, esse doce se chama BAKLAWA. É doce de receita de brimo e brima do libano.

    ResponderExcluir