sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

French Fries (Batatas Fritas a Francesa)

Eu sempre utilizei batatas congeladas para fazer batatas fritas. As feitas em casa não ficavam tão sequinhas e crocantes. Até que eu descobri esta técnica de fritar batatas em duas etapas. Fica muito bom! Crocante por fora e macio por dentro! Como as melhores batatas fritas de lanchonete!



  • 3 batatas grandes (uso as Asterix - com a casca rosada)
  • óleo para fritar (500 ml)
  • sal moído na hora
Preparo (com 1 hora de antecedência, no mínimo): Descasque as batatas e corte-as em palito (dica: corte os lados da batata para transforma-la em um "tijolo". Corte o "tijolo em fatias de 1 cm e cada fatia em palitos de 1 cm). Esquente bem o óleo e frite as batatas até ficarem cozidas, mas ainda brancas. Retire e deixe esfriar em papel toalha. Um pouco antes de servir, aqueça novamente o óleo e frite novamente as batatas, até dourar. Retire o excesso de óleo, polvilhe o sal e sirva. Com esta técnica, as batatas sequinhas, crocantes por fora e macias por dentro. Dá 4 porções.

6 comentários:

  1. Achei interessante essa técnica. Minhas batatas sempre acabam encharcadas ou murchas, independemente dos macetes para fritá-las. Já usei vinagre, batatas pré congeladas por meia hora em água, empanadas em farinha de trigo...
    Essa sua técnica eu não conhecia. Vou testá-la.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica super legal..Aprendi com minha sogra que tem 85 anos e cozinha muitooooooo...
    Corte a batata em palitos,ou se preferir bem sequinha em rodelas.
    Coloque agua para ferver com sal eu prefiro!, coloque a batata ja cortada,e deixe por uns instantes,sem cozinhar demais!!se nao fica muito crocante quando fritar..Depois escorra e frite,voce vai amar,e se cortar em rodelas finas,fica parecendo que comprou de saquinho,perfeita e crocante..
    Ja sigo esta dica a 17 anos..
    kisses

    ResponderExcluir
  3. Edna, que legal a sua dica!!! Na próxima vez que farei batatas fritas, vou seguir a sua dica!! Obrigada por participar do blog!!

    ResponderExcluir
  4. Bia. Como belga que sou, sugiro uma pequena correção, apesar de serem conhecidas como "french fries", as batatas fritas, da perfeita receita que postou, ratratam a maneira belga de fritar batatas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gilbert! Não sabia da origem "belga" das batatas fritas! Que fique registrado então!! Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  6. Apenas como um comentário adicional, recomendo que utilizem o óleo de amendoim para fritar batatas.
    Como o óleo deve ser bem quente, esse tipo de óleo frita melhor em altas temperaturas.
    Rui

    ResponderExcluir