O livro, como não podia deixar de ser, tem um capítulo sobre massas caseiras. E, na narrativa do Jamie, parecia tão simples de preparar! E vocês hão de convir comigo que massa feita em casa é totalmente "roots"!!
Em um domingão em casa, resolvi preparar um papardelle com cogumelos selvagens (esta receita eu encontrei em um outro livro do Jamie, o "Chef sem Mistérios"). O molho era bem simples, somente cogumelos, bastante manteiga, salsinha, um pouco de limão. Gostei deste molho porque meu objetivo era que a massa fosse a estrela do prato!
Neste desafio, eu também estreei a minha máquina de fazer macarrão, presente do meu maridão! Era um "sonho de consumo meu" há muito tempo, e eu nunca tinha tido a coragem de investir neste equipamento (algumas das minhas amigas vão pensar... é doida! isso é "sonho de consumo" que se tenha!!! rs...).
Comecei pelo preparo da massa. No livro, havia duas receitas: uma para o dia a dia, outra para dia de festa. A diferença está na utilização somente de gemas e semolina na receita de festa. Decidi fazer a receita de dia a dia, que levava farinha normal e ovos inteiros.
Ingredientes da massa:
- 600 gr de farinha (usei a Renata, que tem uma qualidade superior)
- 6 ovos
Modo de preparo: juntar os ovos um a um à farinha e misturar com as mãos até formar uma bola homogênea (dentro de uma travessa de plástico grande, para não fazer muita sujeira de farinha pela cozinha). Leva uns 5 minutos sovando (prepare os braços!). Depois, no mínimo 30 minutos na geladeira.
Repeti o procedimento acima com as outras 3 porções de massa.
Estas tiras de massa são a base para muitos tipos de macarrão. Se apenas cortados em pedaços menores, você terá massa de lasanha. Se você passar no corte fino da máquina de macarrão, fará espaguetti; se passar no cortador mais grosso, terá talharini; se montar pasteizinhos, fará raviolli... totalmente versátil!
O papardelli é um talharini mais grosso, obtido cortando-se as tiras largas em 4 tiras menores.
Depois de cortar toda a massa, cozinhei em água fervente abundante por uns 3 minutos cada porção de massa. Acrescentei o molho de cogumelos com manteiga e mama mia! estava pronto para servir!
O resultado foi muito bom, com algumas ressalvas: a massa ficou muito fina e por isso, um pouco grudenta. Eu deveria ter parado na espessura 6 (e não ter ido até a 7). O molho era meio "sem graça", deveria ter colocado mais cogumelos (o problema é que os cogumelos "desaparecem" quando são cozidos!!).
Mesmo com estas pequenas ressalvas, meus queridos "cobaias" Alê, Erik e Marina se deliciaram. Não esqueci do Ian não! Fiz para ele uma versão "Ian" da massa: só com manteiga e salsinha. E ele comeu tudo!!!
olá eu gostei muito do seu blog ! e espero que vc venha a conhecer o meu e goste tambem, um super bj!
ResponderExcluirThecla Oliosi