segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Técnica: Fazer lascas de amêndoas

No curso que fiz de Ceias de Natal, uma das receitas levava lascas tostadas de amêndoas. Nosso professor e chef nos ensinou a preparar as lascas a partir das amêndoas inteiras, com casca e cruas! Ele nos disse que esta "atividade" normalmente é privilégio dos estagiários de gastronomia, porque os restaurantes acham mais econômico prepara-las a comprar prontas.
Como eu havia incluído um Arroz com Amêndoas no meu cardápio do Jantar de Pré Natal, decidi preparar "eu mesma" as tais das lascas, ao invés de comprá-las prontas no Mercadão!!

Comecei aferventando as amêndoas para soltar as cascas. Coei em uma peneira e apertei uma por uma, retirando (até que facilmente) as cascas. Esta parte até que foi tranquila!

Aí começou o "trabalho de preso": uma a uma, as amêndoas deveriam ser fatiadas na faca! Foi aí que eu percebi que preciso de uma faca melhor na minha cozinha! Talvez uma de cerâmica... Quem sabe meu marido lê este post... rs...
Que trabalho insano!!


Eu fatiava umas dez e ia afiar a faca... mais dez... nova afiada... No final, estava bem rápida e prática! Mas a mão que segurava a faca (no meu caso, a esquerda, pois sou canhota) começou a formigar! Êta servicinho insano!!

Depois, é só tostar bem na frigideira!


Lindas e deliciosas! Deram uma super crocância ao Arroz Natalino!
Mas, ao degustarem amêndoas fatiadas nos bons restaurantes, valorizem este trabalho! Podem ter certeza que algum coitado ficou horas picando para te proporcionar este prazer!!

Bon Appetit!