segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DESAFIO: Preparar um prato rápido, fácil e fashion - Spaghetti al Limone!!

Spaghetti al Limone
Como algumas das minhas amigas dizem que não fazem as minhas receitas porque são muito complicadas (elas preferem ir comer lá em casa... rs), este desafio foi feito para elas: Preparar um prato rápido, fácil e totalmente fashion, Spaghetti al Limone!

A parte mais difícil desta receita é comprar o limão siciliano, que não se vende em qualquer lugar... Mas isso não é desculpa: aposto que no Pão de Açúcar tem!! Para quem nunca viu, o Limão Siciliano é grande, ovalado e amarelo! Seu perfume é delicioso e o suco é menos ácido do que o nosso limão tradicional! Por isso, nem pense em substitui-lo pelo outro limão!! Será um desastre total!!
Limão Siciliano (foto da internet)

Quando fiz a primeira vez esta receita, inspirada em um programa do canal Bem Simples, fiquei com medo de ficar muito azedo, por conta da quantidade de suco de limão e de raspas da casca do limão... Ou ainda que iria azedar o creme de leite fresco... Mas ficou incrível e é realmente rápido de fazer. Enquanto você ferve a água e cozinha a massa, prepara este molho suave e, ao mesmo tempo, cheio de personalidade! Ideal para um jantar romântico, acompanhado de um vinho tinto mais suave (um Camenére ou um Pinot Noir - segundo indicações do meu sommelier predileto... Meu marido!!)

Spaghetti al Limone (2 porções)
Ingredientes
  • 250 gr de spaghetti de grano duro
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 1 limão siciliano
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado fino
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto
  • queijo parmesão ralado grosso para decorar
Modo de Preparo:

Ferva 2,5l de água temperada com azeite e sal. Coloque o spaghetti e cozinhe por 8 minutos.
Enquanto cozinha, prepare o molho: raspe a casca de meio limão e reserve. Retire o caldo do limão e reserve. Aqueça uma frigideira grande e coloque o creme de leite, o queijo ralado, o limão, metade das raspas de limão e todos os temperos. Deixe ferver.



Quando a massa ficar pronta, retire a água e coloque na frigideira, com o molho. Deixe ferver bem até o molho incorporar à massa. Divida em dois bowls, salpique o queijo ralado grosso e para finalizar, o restante das raspinhas de limão.

E Bón Appetit!! (a receita é tão simples que o passo a passo só tem 2 fotos!! kkkk)

Spaghetti al Limone