quinta-feira, 23 de maio de 2013

DESAFIO: Fazer em casa os maravilhosos Cinnamon Rolls!

Cinnamon Rolls dos Desafios Gastronômicos
Quando fui à Disney pela primeira vez, fiquei simplesmente viciada nos enormes, macios e super doces "Cinnamon Rolls", vendidos nos parques! Um doce enorme, com massa macia, semelhante a uma fatia de rocambole "virada para cima", recheada com muito açúcar e canela... Um exagero calórico, tanto no tamanho, quanto na quantidade de calda de açúcar, que escorre pelo prato! Ainda mais se você pedir cobertura "extra"!!

Anos depois, uma rede chamada Cinnabon chegou ao Brasil e começou a vender os Cinnamon Rolls ao estilo americano! Cheguei a prová-los, mas era uma extravagância calórica que eu não me permitia com frequência... E não podemos esquecer os Cinnamon Rolls vendidos no Starbucks, perfeitos para acompanhar um café e que podem ser levemente aquecidos se você pedir!


Quando comprei o tal livro inglês de Confeitaria (Illustrated Step by Step Baking), lá estava a receita de Cinnamon Rolls, só que em uma versão diferente: assados juntos em uma forma de torta e sem a cobertura exagerada de açúcar! Fiquei com água na boca imediatamente!!

Pesquisando um pouco mais sobre a receita, descobri que a versão original é européia, em países como Suécia, Finlândia, Noruega (Wikipedia). E que a versão que está no livro, onde os Rolls são "grudados" formando uma torta, é conhecida também como Boston Cake, mas ninguém conseguiu me explicar o que Boston tem a ver com isso! rs... Só sei que fica lindo!!!


Os ingredientes são simples (farinha, manteiga, ovos, leite, açúcar, canela, açúcar mascavo, fermento biológico...), mas a forma de preparo é bastante trabalhosa: prepara a massa, sova a massa, cresce a massa, abre a massa, prepara o recheio, recheia a massa, enrola a massa, corta a massa, coloca na forma, espera crescer novamente, pincela ovo, assa, prepara a calda, pincela a calda, salpica açúcar e canela! UFA!!!! rs

E prá complicar, me atrapalhei um pouco na receita por dois motivos... Primeiro, errei a quantidade de sal... (maldita falta de óculos e das letrinhas miúdas do livro inglês... era colher de chá de sal e eu coloquei uma colher de sopa!! Outro problema acho que foi o fermento que usei, que devia estar um pouco velho... E estes "probleminhas" fizeram com que a massa demorasse muuuuuito para crescer!! A primeira etapa de crescimento, quando a massa tem que dobrar de volume (normalmente de 1 a 1 hora e meia), levou 3 horas!! Depois, a segunda etapa de crescimento (que deveria levar 1 hora), também levou 3!!! Ainda bem que eu tive paciência em esperar e acabei conseguindo uma massa bastante macia... Se tivesse seguidos os tempos normais, certamente teria ficado "borrachento"!

Embora eu tenha ficado o dia todo às voltas com os Cinnamon Rolls, foi uma delícia prepará-los! E delícia maior foi provar este doce macio, amanteigado, com sabor forte de canela e açúcar mascavo! Depois que esfria, é só esquentar o Roll alguns segundos no microondas e ele volta a ficar macio e saboroso! Testei até congelar o doce e descongelá-lo diretamente no microondas por 1 minuto! Ficou com a textura perfeita, como se tivesse acabado de assar!! Da próxima vez (e certamente haverá uma próxima vez... rs), assarei os Cinnamon Rolls separadamente e não em formato de torta... Que tal??

Pessoalmente, a calda típica americana não me fez falta, mas, para meu marido Alê, os rolls poderiam ter ficado mais "molhadinhos"! E você, como vai preferir o seu??

Cinnamon Rolls (12 unidades)

Para a massa
  • 1/2 xícara de leite
  • 7 colheres de sopa de manteiga
  • 1 1/2 colheres de sopa de fermento seco biológico (tipo fermix)
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo e 2 gemas
  • óleo para untar
  • água (se necessário)
  • forma redonda com fundo removível de 30 cm
Para o recheio
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo para pincelar
Para a cobertura
  • 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de água
  • açúcar mascavo e canela (sobra da mistura utilizada no recheio)
Derreta o leite e a manteiga, sem esquentar muito. Quando estiver morno, dissolva o fermento e misture uma colher de sopa de açúcar (retirada da quantidade de açúcar da massa). Deixe descansar por 10 minutos. Coloque a farinha, o sal e o restante do açúcar em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido com fermento, os ovos (1 ovo e 2 gemas) e misture até incorporar (junte um pouco de água se precisar para dar liga). Sove por 10 minutos, até a massa ficar bem elástica. Deixe descansar por 1 a 2 horas, até dobrar de volume.

Prepare o recheio, misturando o açúcar mascavo e a canela.

Amasse novamente a massa e, com a ajuda de um rolo, abra um retângulo de 30 x 40 cm. Pincele com a manteiga derretida. Polvilhe a mistura de açúcar e canela, deixando uma faixa na parte mais estreita sem polvilhar. Reserve um pouco da mistura para a cobertura, no final do preparo. Pressione a cobertura com as mãos, para aderir bem. Pincele a parte sem açúcar e canela com o ovo batido. Enrole pela parte mais estreita, em direção à faixa que foi pincelada com o ovo. Pressione bem para o "rocambole" grudar. Corte o rocambole em 12 fatias e as acomode em uma forma redonda de fundo removível de 30 cm untada com manteiga. Coloque as fatias na forma e deixe descansar por mais 1 ou 2 horas, até ficar bem crescido.


Aqueça o forno (180 graus). Pincele o restante do ovo batido por toda a superfície do pão. Deixe assar por 25 a 30 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco. Enquanto esfria, prepare a calda de açúcar, misturando a água e o açúcar confeiteiro e aquecendo no microondas por 30 segundos, para dissolver bem.

Pincele a calda por toda a superfície do pão e polvilhe a açúcar e a canela.

 





Bom, e se você não achou que eles ficaram suficientemente doces e gostosos, e queira colocar a cobertura extra ("american style"), veja a receita que encontrei no site King Arthur Floor, bem fácil de fazer: 1 1/4 xícaras de açúcar confeiteiro, 1/2 colher de chá de baunilha, 4 a 5 colheres de sopa de creme de leite fresco ou leite integral. Bata tudo com o fuê até engrossar. Despeje sobre os Cinnamon Rolls previamente aquecidos.

E Bon Appetit!