terça-feira, 28 de agosto de 2012

DESAFIO: Aproveitar sobras de mandioca cozida para fazer Pão!!

Semana passada comprei um pacote de mandioca já descascada no Mercadão... A ideia era fazer um delicioso Bobó... de Frango!! Meus amigos soteropolitanos devem estar se contorcendo em frente ao computador agora... Afinal, foram duas  heresias gravíssimas cometidas em tão poucas linhas de texto!! Primeiro, chamar "aipim" de mandioca... Na Bahia, "mandioca" é uma raiz diferente, venenosa e que leva dias para ser preparada... E bobó que não é de camarão? Como assim?? Em ambos os casos, tenho minhas justificativas!!! Aqui em São Paulo, só se chama "aipim" de mandioca!! Olhem a embalagem da mandioca/aipim embalada à vácuo!

E quanto ao frango do bobó... Meu marido é alérgico a peixe e frutos do mar!! Mas não vou jogar todo o peso da utilização da carne de frango no lugar dos camarões ao Alê! Devido ao elevado índice de colesterol do crustáceo (e estou em um regime ferrenho para baixar o meu colesterol, com sucesso, diga-se de passagem...), a substituição foi inevitável!

Feito o Bobó (cremoso e muito saboroso, por sinal - clique aqui para ver a receita), lá estava uma bela porção de mandioca já cozida sem destino na geladeira... E desperdício não faz parte do meu vocabulário!! Pensei em fazer um bolo, mas todas as receitas pesquisadas levavam coco ralado... Aí encontrei uma receita de Pão de Mandioca, no site da Marisa Ono, fácil e com todos os ingredientes na minha despensa, inclusive o fermento, que utilizei o seco biológico!

Ficou uma delícia! Nunca vi um pão tão macio!! E o melhor: a receita rende bastante (2 pães de forma) e pode ter variações interessantíssimas: a mandioca pode ser substituída por mandioquinha (ou batata baroa), abóbora, batata...

Pão de Mandioca

  • 1/2 kg de mandioca cozida
  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água morna
  • 10gr de fermento seco biológico
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 kg de farinha (ou mais, se necessário)
Bata a mandioca, o leite, os ovos e o sal no liquidificador. Misture a água morna, o fermento e o açúcar em uma vasilha pequena. Coloque a mandioca batida na batedeira (utilizando a pá de gancho), junte a mistura de fermento e bata para incorporar (se não tiver a batedeira, misture com uma colher). Vá juntando a farinha e mexendo sempre, até ficar uma massa bem pegajosa. Deixe descansar em local bem protegido por 1 hora ou até dobrar de volume. Coloque a massa em duas formas de pão e deixe crescer por mais 30 minutos. Aqueça o forno a 200 graus e asse os pães nesta temperatura por 10 minutos. Em seguida abaixe o fogo e asse por mais 30 minutos ou até ficar bem dourado na superfície.





Bón Appetit!!