domingo, 15 de setembro de 2013

DESAFIO: Preparar um pão super saudável, cheio de grãos integrais e sementes

Pão de Grãos e Sementes
Os médicos falam que precisamos comer muita fibra para o intestino, muita linhaça e aveia para reduzir o colesterol, gergelim para reduzir o açúcar no sangue e muitos alimentos integrais, pois engordam menos que seus equivalentes não integrais... Por isso, compro sempre pão integral, como banana com aveia toda manhã, coloco sementes de linhaça e gergelim na salada...

Aí, tive uma ideia: porque não colocar tudo isso junto em um delicioso pão caseiro??

Foi assim que nasceu esta receita, e o resultado foi um pão super saudável, com casquinha crocante, cheio de grãos integrais e sementes que fazem bem a nossa saúde! Se você quiser substituir ou alterar algum dos ingredientes, é só manter a mesma proporção de peso entre farinhas e líquidos! Outra dica é passar um pouco de clara de ovo na superfície do bolo para que os flocos de aveia fiquem grudados e deixem o pão com uma aparência ainda mais "integral"!

Quer experimentar? Então mãos à obra, ou melhor, "mãos na massa"! rs

Pão de Grãos e Sementes

(1 pão médio)

  • 1,5 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim
  • 2 colheres de sopa de linhaça em grãos
  • 1 colher de chá de kümmel (ou alcarávia)
  • 3 colheres de chá de fermento seco biológico (fermix)
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1/2 xícara de água morna para dissolver o fermento
  • 3/4 xícara de água
  • 1 colher de chá de sal

Dissolva o fermento biológico e o açúcar mascavo em 1/2 xícara de água morna. Deixe descansar por uns 10 minutos. Misture as farinhas, as sementes e o sal. Coloque as farinhas em uma bancada e faça um buraco no meio. Despeje o fermento, o azeite e vá misturando com as mãos. Vá juntando a água restante aos poucos, até formar uma massa homogênea que não gruda nas mãos. Sove esta massa por 10 minutos, para que fique elástica e lisa. Coloque em uma tigela grande, cubra com filme plástico e deixe crescer em local protegido por 1 hora, ou até dobrar de volume.

Sove novamente a massa e modele no formato desejado ou coloque em uma forma de pão, untada com um pouco de azeite. Deixe descansar por mais uma hora, até dobrar de volume novamente.

Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o pão com clara de ovo e jogue aveia em flocos (ou outro grão ou semente de sua preferência) para decorar. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até começar a dourar a superfície.


Deixe esfriar por uns 10 minutos, desenforme e coloque em uma grade, para terminar de esfriar. Sirva no café da manhã, no lanche da tarde ou quando tiver vontade! E Bon Appetit!

Pão de Grãos e Sementes, by Desafios Gastronômicos

DESAFIO: Assar um Pane di Latte (ou Pão de Leite versão italiana)

Pane di Latte - Pão de Leite
Esta é mais uma receita do Livro Illustrated Baking, que tem me inspirado muito a testar novas receitas de confeitaria e da panificação! O Pane di Latte, ou "pão de leite" em italiano, é feito com a massa enriquecida, ou seja, que leva ovos, leite e manteiga. É semelhante a um pão doce na textura, mas menos doce. É macio e bem branquinho por dentro, com uma casca bem dourada por fora, graças ao ovo batido que se pincela antes de assar. Por ser "enriquecida", a massa normalmente demora um pouco mais tempo para crescer, se comparada a um pão feito com farinha e água, por isso, se dobra a quantidade de fermento para a mesma quantidade de farinha. Outro cuidado importante é na hora de assar: se a cobertura começar a dourar muito rápido (o que sempre acontece no meu forno, que tem aquecimento superior também), será necessário colocar um papel alumínio por cima, evitando-se que se queime antes de estar totalmente assado.

O formato sugerido na receita do livro também é bem diferente e, só olhando, não consegui identificar como era feito. Lendo a receita toda, aprendi que a massa é dividida em 5 partes (2 levemente maiores), abertas em tiras ("minhocas" rs), todas colocadas em paralelo (as duas maiores nas extremidades). Aí, unem-se as pontas das extremidades, fechando toda a borda! Interessante, não?

Fiz metade da receita, que rendeu um pão de tamanho médio. Se quiser fazer um pão maior, é só dobrar todos os ingredientes (menos o ovo para pincelar)!

Pane di Latte (Pão de Leite)

(1 pão médio)

  • 1/2 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher sopa de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 ovos (um para a receita e outro para pincelar).


Dissolva o fermento no leite morno. Deixe esfriar. Junte 1 ovo batido. Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma bancada e faça um buraco no meio. Coloque o líquido e a manteiga derretida no centro. Vá misturando tudo até incorporar bem. Sove por 10 minutos com as mãos, até a massa ficar homogênea e elástica. Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansar por 1 a 2 horas (até dobrar de tamanho). Sove novamente e divida a massa em 5 partes (sendo 2 delas um pouco maiores). Faça uma tira grossa com cada parte da massa e monte da seguinte forma: coloque as 3 tiras menores paralelas e as duas tiras maiores nas extremidades, unindo-se as 2 pontas, de forma a "abraçar" as 3 tiras menores. Coloque em uma assadeira e deixe crescer novamente (mais uma hora).
Aqueça o forno a 180 graus. Pincele o pão com o outro ovo batido e leve para assar por 30 minutos. Se começar a dourar muito rápido, cubra com um papel alumínio até terminar de assar.
Retire do forno, deixe esfriar em uma grade por 10 minutos e sirva!


Pane di Latte (Pão de Leite) by Desafios Gastronômicos

DESAFIO "Refeição de 45 minutos": Frango ao Molho de Shoyu e Gengibre com Alho Poró Caramelizado e Arroz Branco!

Frango ao Molho de Shoyu e Gengibre com Alho Poró Caramelizado
e Arroz Branco 
Vocês sabem o quanto eu sou fã do Jamie Oliver. Acho suas receitas ótimas, práticas, charmosas, perfeitas para refeições aconchegantes com a família e com os amigos!

Mas fiquei meio revoltada com seu último livro, "Receitas de 15 minutos"... Fiquei curiosíssima para saber como ele consegue fazer refeições completas em 15 minutos! Eu até tenho algumas receitas muito rápidas, principalmente massas, onde o molho é preparado enquanto você cozinha a massa! Mas eu conto o tempo a partir do momento em que eu entro na cozinha! Ferver a água está dentro do tempo da receita, vocês não acham? Lavar as folhas de alface, descascar a cenoura, cortar a cebola também fazem parte do tempo da receita, não é?

E esta é a "pegadinha" do Jamie! Para demorar 15 minutos, há uma série de pré requisitos: água fervendo, ingredientes todos separados e prontos, processador a postos, panela quente no fogo! Ou seja, você vai precisar ter um "sous-chef" para preparar tudo antes! kkkkk

Aqui em casa, como não tenho um "sous-chef" de plantão, o tempo começa a contar quando entro na cozinha, com uma ideia na cabeça!!! rs

Foi assim com este jantar! Só Erik e eu e uma bandeja de coxinhas da asa congeladas no freezer e um alho poró na geladeira! Como o Erik adora shoyu, resolvi fazer um frango no molho de shoyu, alho e gengibre (inspirado em um prato que costumamos comer no restaurante chinês perto de casa), acompanhado de Alho Poró Caramelizado (este foi o meu toque "gourmet" ao prato)! Para complementar, um arroz branco feito na hora! Embora eu tenha feito com coxinhas da asa (era o que tinha!), o ideal é fazer com pedaços de sobrecoxas desossadas, cmais macias e sem o incômodo dos ossos!

Frango ao Molho de Shoyu, Alho e Gengibre com Alho Poró Caramelizado e Arroz Branco

(4 porções)

Para o Frango

  • 500 gr de sobrecoxas desossadas, cortadas em pedaços médios
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pedaço de 2 cm de gengibre picado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2/3 xícara de shoyu
  • 1/2 xícara de mirin (saquê para culinária)
  • 1 colher de chá de amido de milho

Para o Alho Poró

  • 1 alho poró cortado em fatias finas (só a parte branca)
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
  • sal a gosto

Para o arroz

  • 1 xícara de arroz pré lavado
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  • 1 dente de alho picado
  • sal a gosto
  • 2 xícaras de água fervente

0:00 - Coloque a água do arroz para ferver.

1:00 - Tire a pele do frango e corte em pedaços. Pique o alho, o gengibre. Tempere o frango com metade do shoyu, com os dentes de alho picados e com o gengibre. Reserve.

9:00 - Prepare o arroz: coloque uma panela para aquecer com o óleo, pique o alho e frite sem deixar dourar. Acrescente a xícara de arroz e o sal e frite por alguns segundos. Junte a água, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo, e deixe o arroz tampado até a hora de servir.

12:00 - Prepare o alho poró: aqueça uma frigideira grande (tipo wok) com o óleo ou azeite. Pique o alho poró e frite-o até ficar bem dourado. Junte o açúcar mascavo e frite mais alguns segundos até caramelizar. Tempere com sal e reserve.

15:00 - Na mesma frigideira, prepare o frango: aqueça o óleo e frite os pedaços de frango (sem a marinada de shoyu, alho e gengibre - que deve ser reservada). Quando estiverem bem dourados por todos os lados, acrescente a marinada e deixe reduzir um pouco. Coloque o mirin e deixe o álcool evaporar. Dissolva o amido de milho em um pouco do shoyu restante e acrescente ao molho. Por último, coloque o restante do shoyu e mexa bem.

25:00 - Tampe e deixe cozinhar por uns 15 minutos, até o molho engrossar e a carne ficar bem cozida e macia.

40:00 - Monte os pratos colocando o frango em um bowl grande e cubra com o alho poró caramelizado. Sirva o arroz branco em bowls individuais!

45:00 - Pode chamar a galera para o jantar!! E Bon Appetit!