domingo, 29 de setembro de 2013

DESAFIO: Preparar minha própria Granola, com sabor e economia

Granola Caseira
Como vocês já perceberam, estou em uma fase "integral"! Depois de vários pães super saudáveis com sementes, grãos, farinhas de trigo integral, de centeio, de aveia, resolvi aproveitar ingredientes saudáveis que tinha em casa e preparei uma incrível "Granola Caseira". Juntei flocos de milho, de aveia, linhaça, gergelim, coco, passas, castanha de caju, mel... Tudo misturado e assado no forno até dourar... Um mix de sabores, crocância e saúde!

Vejam o que diz o site "Dicas de Mulher" sobre a Granola:
"A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal.
O resultado disso, é a melhora dos casos de prisão de ventre, redução do colesterol e da incidência de câncer no intestino.
Sem contar que o bom funcionamento do intestino dá mais disposição e se reflete na pele, que fica mais bonita. A granola também é uma aliada na luta contra o envelhecimento, já que os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são antioxidantes e ajudam a manter as células sempre jovens."
Veja o texto completo: http://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-da-granola/

Fazer a granola em casa, além de tornar o meu café da manhã mais saudável, deixou-o também mais econômico! Isso porque a granola industrializada está "pela hora da morte": 12,00 por um pacote de 270 gr (quase R$ 45,00 o quilo). Na receita que fiz, gastei menos de R$ 10,00 para fazer 500 gramas!

Meu jeito predileto de comer granola é com banana e mel no café da manhã... Mas fica ótimo também com iogurte, açaí, leite, na salada de frutas! É uma forma de deixar o seu café da manhã mais saudável e mais crocante! E a receita abaixo é só uma sugestão! Escolha seus ingredientes, suas frutas secas, suas sementes e Bon Appetit!

Granola Caseira


  • 200 gr de Flocos de Milho
  • 150 gr de Aveia em Flocos Grandes
  • 50 gr de passas pretas
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju picada
  • 1 colher de sopa de gergelim branco
  • 2 colheres de sopa de coco ralado grosso
  • 2 colheres de sopa bem cheias de mel
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo

Aqueça o forno em temperatura média (180 graus). Misture todos os ingredientes em uma tigela grande. Coloque a mistura em uma assadeira grande e leve para assar por uns 15 minutos, até ficar dourado. Deixe esfriar e guarde em um recipiente hermético.



Granola By Desafios Gastronômicos