sexta-feira, 11 de março de 2011

DESAFIO: Atravessar o mangue para um delicioso jantar caiçara na Ilha Grande!!

Refúgio das Caravelas - Ilha Grande RJ
Alguns restaurantes são bem acessíveis... chega-se de carro, pára-se na porta, o manobrista se apresenta... Outros, nem tanto... Imagine um restaurante em que você precisa ir de barco até uma enseada em uma ilha distante do continente, descer âncora, subir em um bote, entrar em um manguezal, descer do bote com água pelo joelho, caminhar em água salobra puxando o bote por uns bons 50 metros, amarrar seu bote para, finalmente, chegar??


Localização do Restaurante Refúgio das Caravelas

O estacionamento do restaurante

Este é o "sacrifício" que se precisa fazer para chegar ao Refúgio das Caravelas, um restaurante de comida caiçara, localizado no fundo do Saco do Céu, na Ilha Grande, RJ, conduzido pelo casal Cadiquinho e Dona Ângela... Estivemos lá no último feriado e a experiência foi deliciosa, incluindo a forma inusitada de se chegar lá! Além do atendimento caloroso, a comida estava especial!

Caseira, saborosa, bem apresentada... Havíamos passado o dia velejando no Black Swan e estávamos famintos! Os pratos, para duas pessoas, serviam de 3 a 4! Pedimos, como entrada, Casquinha de Siri e Lula a Dorê. Depois, Bobó de Camarão, Risoto de Frutos do Mar e Peixe assado na Folha de Bananeira! Um verdadeiro banquete!!  

Casquinha de Siri

A Casquinha de Siri não é gratinada, mas sim refogada com tomate, alho, cebola, azeite e leite de côco... E muita, muita carne de siri... Pesquisando na net, encontrei uma Receita de Casquinha de Siri similiar... É rápida e fácil de fazer, e para ficar charmoso, sirva em conchas naturais ou em potinhos em formato de concha! Se quiser, salpique queijo ralado, como está na foto!


Lula a Dorê
A Lula a Dorê estava sequinha e tenra... E muito bem acompanhada por limão amarelo, mais saboroso que o comum! Segundo o saudoso Saul Galvão, o segredo do preparo está em secar muito bem a lula fresca antes de passar a farinha de trigo... Umas duas ou três vezes com pano... Depois, é só passar na farinha e fritar aos poucos, até ficarem levemente douradas... Para mais detalhes, veja a reportagem no Paladar do Estadão...

Bobó de Camarão
 O Bobó de Camarão estava especial... Tempero suave, mas com personalidade... Os camarões médios estavam cozidos no ponto certo e o creme de mandioca estava super cremoso, com o leve sabor do leite de côco... A receita é feita em duas etapas, fazendo-se primeiro um refogado de tomate, cebola, temperos. Depois de apurado, junta-se o camarão limpo e deixa-se cozinhar por alguns minutos. À parte, prepara-se o creme de mandioca, na pressão, com leite de côco... Depois, é só juntar tudo e servir com um arroz branco bem fresquinho! Hummm! Para mais detalhes da receita, também com sugestão de vinho, clique aqui!

Peixe Assado na Folha de Bananeira

O peixe assado na folha de bananeira é uma receita tipicamente caiçara, preparada originalmente em um buraco com pedras e brasa na areia... A folha de bananeira ajuda a reter os líquidos do peixe e a assar mais rápido! Tempera-se bem o peixe inteiro, embrulha-se na folha de bananeira e assa-se na churrasqueira ou forno normal por uns 20 minutos... Como acompanhamento, farofa, arroz e pirão de peixe! E a foto acima é de meia porção deste prato no Refúgio das Caravelas! Segue uma sugestão de receita...

 
Risoto de Frutos do Mar

E, finalmente, o Risoto de Frutos do Mar, preparado do jeito caseiro de se fazer risoto... Com arroz branco comum, misturando-se os frutos do mar refogados em cebola, alho tomate...
Nada de arroz arbóreo neste risoto! E fica uma delícia! Clique aqui para maiores detalhes de uma receita similar!

E esta comida maravilhosa, saboreada em um local aconchegante e inóspito ao mesmo tempo... Quero mais desafios como este em minha vida!!!