quarta-feira, 30 de março de 2011

DESAFIO: Degustar duas versões do Veuve Clicquot, o mais conhecido champagne francês!

Um lindo final de semana de sol e um motivo especial para estar em Paraty: a inauguração da nova lancha de nossos queridos amigos, Paula e Serginho! O nosso querido veleiro Black Swan vai ter uma nova companheira de aventuras náuticas!
E para comemorar o evento, nada melhor do que... Champagne!! E meu marido me surpreendeu novamente! Não só trouxe um maravilhoso champagne Veuve Clicquot, como trouxe dois! Um Brut e um Demi Sec! Aí eu entendi a mensagem que recebi no celular aquele dia... "Viúvas compradas"!!

Que comemoração teríamos a bordo da nova lancha!

E melhor, poderíamos degustar duas versões deste maravilhoso champagne francês!! Que "desafio" incrível!

Quando chegamos ao nosso destino na Ilha Grande, depois de uma hora de navegação em um mar bem calmo, era a hora de comemorar!

Não sei se fiz corretamente, mas pedi para o Alê abrir o Demi Sec... meu preferido!! Bem gelado, de sabor levemente adocicado, com suas borbulhas vivas e sua coloração amarelada, é simplesmente divino!!



E para acompanhar, uma combinação simples e harmoniosa... Uvas thompson e queijo camembert! Da Polenghi, uma excelente relação custo/benefício!!


Ficou delicioso! As uvas são super doces e estavam geladinhas... E o queijo estava bem maduro e cremoso! Como combinou bem com o Demi Sec! O doce da uva com a sabor mais acre do queijo... Era impossível parar de beber e comer!!

Obviamente, logo a garrafa ficou vazia... E veio o próximo, o Champagne Brut!!



Menos doce, menos amarelado, mas com as mesmas borbulhas vivas e uniformes! Particularmente gosto de bebidas mais adocicadas, mas o Brut tem muita personalidade! Mais "duro", mais masculino, mas muito saboroso... A falta do "adocicado" que eu adoro foi suprida pelas uvas doces... Como combinou bem! Até melhor que o Demi Sec!

Foi uma experiência muito interessante! Duas bebidas semelhantes na forma, no conteúdo, na marca, mas muito diferentes no efeito gustativo que causam! O Demi Sec, perfeito para ser tomado em um fim de tarde, acompanhado de frutas e doces... O Brut, mais refinado, perfeito para uma noite estrelada, de lua cheia (vejam como esta bebida é inspiradora...rs)

Quando tiverem uma data especial ou uma comemoração importante a fazer, o Veuve Clicquot é perfeito! Refinado, romântico, delicado e com personalidade... Chego a dizer que é minha bebida preferida...

E Paula e Serginho... Parabéns pela linda lancha Duvel! Adoramos passar o final de semana com vocês a bordo!! Tim Tim!

Mas, antes de terminar este post, uma consideração... o termo "champagne" pode até ser "masculino" gramaticalmente falando, mas a Veuve Clicquot é feminina, tenho certeza disso!! Viva esta Viúva que nos encanta há séculos!

Para saber mais sobre a história desta bebida que comecou a ser produzida em meados de 1770, visite o site http://www.veuveclicquot.com/!