quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DESAFIO: Ambrosia para minha BFF

Ambrosia by Desafios Gastronômicos
 A Nara (minha BFF - Best Friend Forever) nem se lembrava mais, mas há alguns meses, ela me fez um pedido/desafio: Ambrosia! E eu estava só esperando uma oportunidade para preparar esta iguaria dos deuses, quando combinamos de almoçar no domingo em sua casa, e eu iria levar a sobremesa! Pronto, encontrei a ocasião perfeita!

Chamar a Ambrosia de "iguaria dos deuses" não foi por acaso... Na mitologia grega, a Ambrosia era um alimento mágico que dava forças aos deuses e semi deuses... Mas devia ser ingerido com cuidado, pois seu excesso poderia ser fatal... No nosso caso, se ingerido em excesso, vai certamente elevar sua glicose e seu colesterol! rs

Ambrosia também foi o nome que os portugueses deram a um doce feito à base de leite, ovos e açúcar, que se tornou muito comum também no Brasil, desde a época do descobrimento. Nesta época, era considerado um doce muito refinado, para ser servido em jantares especiais! Atualmente, está mais "popular" e é vendido em vidros de conserva, ao lado do doce de leite e do doce de abóbora! rs

Existem algumas versões da receita mas todas elas levam leite, ovos e açúcar. Encontrei algumas variações também com leite condensado (que não deixa de ser "leite e açúcar"), mas a receita escolhida para este desafio veio do Livro de Receitas Portuguesas que tenho há muitos anos e é muito semelhante com a receita do livro da Helena Sangirardi ("A Alegria de Cozinhar"). Em ambas, faz-se uma calda de água e açúcar, juntam-se os ovos e o leite, aromatizados somente com baunilha! Para caprichar, utilizei a própria fava da baunilha, que deixou aqueles pontinhos pretos tão característicos por todo o doce! E as cascas das favas ficaram ótimas como decoração final (parece canela em pau, mas não é, rs)! Em algumas das receitas que vi na internet, a Ambrosia também pode ser aromatizada com cravo, canela e raspas de limão... Também há receitas que não levam água e o açúcar é engrossado com o leite, formando uma calda com cor mais "caramelo"... A gosto do freguês!

A receita não é difícil de fazer, só é necessário ficar girando a panela (sem mexer, mas não desfazer os "grumos") durante o cozimento no fogo. Quando fica pronto, o doce ainda parece que está com "excesso" de água, mas, depois de gelar, a calda fica mais encorpada! Bon Appetit!

Ambrosia

(6 porções)


  • 1 xícara de água (200 ml)
  • 1 1/2 xícaras de açúcar (300 gr)
  • 3 claras
  • 5 gemas
  • 2 xícaras de leite (480 ml)
  • 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência)

Variações: utilize cravo, canela em pau e raspas de limão no lugar da baunilha

Ferva a água com o açúcar em uma panela de fundo grosso e deixe até engrossar (consistência de mel). Enquanto ferve a calda, bata ligeiramente os ovos (claras e gemas) e junte o leite e a baunilha (Dica: para ver como se raspa a fava de baunilha, clique aqui). Se utilizar a fava, acrescente as cascas também para dar mais gosto.


Assim que a calda estiver grossa, despeje o líquido de leite e ovos na panela e vá fazendo movimentos circulares com a panela (não use nada para mexer). Aos poucos, a mistura vai começar a empelotar.

Continue mexendo a panela de tempos em tempos. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até a calda ficar mais grossa.


Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas. Sirva em pequenas porções, porque é um doce muito doce!


Ambrosia by Desafios Gastronômicos