terça-feira, 23 de outubro de 2012

DESAFIO: Preparar um prato tradicional japonês, o Yakissoba!

Passeando no Natural da Terra (um hortifruti perto de casa) e pensando no que fazer para o jantar (pausa: ok, eu admito... só aficcionados por gastronomia é que "passeiam" no supermercado... para os demais mortais este é um momento de completa tortura! rs), me deparei com a seção de produtos orientais... E lá estava o pacote de lámen, um macarrão especial para yakissoba, um prato de origem chinesa que ficou muito comum na culinária japonesa. Leva, além do lámen, vários tipos de legumes, molho de soja (shoyu) e carne ou frango em cubinhos. Alguns apelidaram o Yakissoba, gentilmente, de "Ai que sobra", porque você pode fazer a "rapa" na sua geladeira e misturar tudo!! rs

Exageros e brincadeiras a parte, o Yakissoba é um prato bastante versátil e completo e realmente você pode aproveitar a maioria dos legumes que estão na geladeira! No meu caso, aproveitei a cenoura, o salsão, a acelga, a cebolinha verde e um pacotinho de cogumelos paris... Perfeito!! Para garantir uma maior leveza (e taxas menores de colesterol na família) optei pelo frango (2 coxas com sobrecoxas desossadas e sem pele, cortadas em cubinhos). Além do macarrão, comprei também um vidro de shoyu light (com menos sal que o tradicional) e um pacotinho de Aji-no-moto. Para quem não sabe, Aji-no-moto, que significa "essência do sabor" é, na verdade, uma substância chamada "glutamato monossódico", cuja função é realçar o sabor dos alimentos. Trata-se de um ingrediente bem polêmico, pois há suspeitas que cause doenças se comido em excesso. Na dúvida, use com muita moderação! E cuidado com alimentos que já incluem este ingrediente na sua composição, como o macarrão instantâneo Miojo.

Yakissoba de Frango


  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 500 gr de frango picado (sem pele e sem osso)
  • legumes diversos picados ou em rodelas (cenoura, acelga, cogumelos, salsão)
  • 4 cebolinhas verdes picadas
  • 1 pacote de macarrão para yakissoba
  • 1/2 xícara de shoyu
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de chá de aji-no-moto

Coloque uma panela grande com água para ferver.
Aqueça uma frigideira grande, com borda alta (de preferência uma Wok) e coloque o óleo. Junte a cebola e o frango e deixe fritar bem até o frango estar cozido. Junte os legumes picados, a cebolinha e deixe fritar até os legumes começarem a murchar. Junte o shoyu, a água e o aji-no-moto e deixe cozinhar até secar um pouco do líquido e os legumes estarem "al dente". Enquanto os legumes cozinham, cozinhe o macarrão na água fervente conforme instruções da embalagem.

Coe o macarrão e junte aos legumes. Misture bem e sirva imediatamente.



Ficou realmente muito gostoso e a receita rendeu bastante (para umas 6 a 8 porções). Se desejar uma sabor mais acentuado e salgado, acrescente mais shoyu na hora de servir.

Uma refeição realmente completa e fácil de fazer! Bon Appetit!!