quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DESAFIO: Testar uma receita diferente de Cheesecake, sem usar o forno!

Cheesecake Fácil de Blueberries
Vocês já sabem que Cheesecake é uma das minhas sobremesas favoritas! Tanto que já fiz um post detalhadíssimo sobre esta sobremesa tão especial, e com tantas variações ao redor do mundo... Quando me deparei com uma receita de Cheesecake na internet que não ia ao forno e não levava gelatina, fiquei intrigadíssima! Mas me animei a testá-la depois do relato do blog Rainhas do Lar, e da indicação de que a receita era da Nigella (aquela inglesa que A-D-O-R-A fazer receitas "engordatícias"!rs)

A receita é fácil, com uma base de biscoito maisena e manteiga, um recheio de cream cheese e chantilly e uma cobertura de geléia da sua preferência. A receita da Nigella leva geléia de cerejas... Eu fiz com uma geléia divina que compro em São Luis do Paraitinga, na Rodovia Oswaldo Cruz, em um lugar muito charmoso que sempre paramos no nosso caminho para Paraty, chamado Empório da Roça. É uma geléia feita com blueberries inteiros!!

A versão original, com geléia de cereja, é uma excelente opção para o Natal, ainda mais se decorar com cerejas frescas! Lindo!!

Antes de passar a receita para vocês, algumas "dicas" que aprendi com este desafio:
1) a manteiga da massa deve estar derretida para incorporar melhor à bolacha moída;
2) a forma deve ser pequena, para o cheesecake ficar mais "altinho";
3) como não leva gelatina no recheio, deve ficar bastante tempo na geladeira, de um dia para o outro... Se não estiver bem gelada, vai desmoronar...

Cheesecake Fácil de Blueberries

Para a base
  • 200 gr de biscoito maisena
  • 100 gr de manteiga derretida 
Para o recheio
  • 2 potes de cream cheese (300 gr)
  • 60 gr de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • gotas de suco de limão
Para a cobertura
  • 1 pote de geléia de blueberries (ou outro sabor)
Bata o pacote de biscoito maisena no liquidificador. Misture a "farinha" de biscoito com a manteiga derretida, até formar uma massa homogênea. Forre com esta massa uma forma de fundo removível pequena (de 20 cm), deixando uma pequena borda de massa na lateral.

Bata o cream cheese na batedeira com o açúcar, o suco de limão e a baunilha, até ficar cremoso. Reserve. Bata o creme de leite até ficar chantilly, incorpore o creme de cream cheese e bata mais um pouco. Coloque na forma, alisando bem. Leve a geleira de um dia para o outro.

Na hora de servir, desenforme e jogue o vidro de geléia de blueberries por cima. Sirva imediatamente, pois, se esquentar, o recheio começa a derreter...rs


Fica delicioso! O Lu e a Déia, nossos amigos queridos, provaram e aprovaram! E se surpreenderam quando eu disse que a torta não era assada... Afinal, a casquinha de biscoito fica super crocante! Até o Erik, que não costuma gostar de doces, comeu e repetiu!! E o Alê, romântico como sempre, disse que eu tenho "mãos de fada"...

Agradar meus amigos e minha família querida me deixa tão feliz!!! Bón Appetit!

Cheesecake Fácil de Blueberries