quinta-feira, 5 de maio de 2011

DESAFIO: Continuar a me "vingar" dos abacates do vizinho! Agora com um Creme de Abacate "Light"!

Lembram da minha vingança aos enormes abacates do vizinho que viviam caindo na cobertura aqui de casa, fazendo um barulho infernal e assustando todo mundo? A salada de Guacamole foi só o começo!!

A vingança continua!! O jardineiro fez uma nova "colheita" e minha fruteira está lotada de abacates!! E hoje a forma de "acabar" com um deles, foi fazer um delicioso Creme de Abacate Light!! Light porque esta fruta é bem calórica, tanto que chega a ser considerada a vilã das frutas! Tirando o fato de que elas gostam de me assustar ou tentar cair na minha cabeça, ao pesquisar um pouco mais, descobri que não são tão nocivas assim! Pelo menos, para nossa saúde!

Segundo a nutricionista Jocelem Salgado, o abacate, apesar de um pouco calórico (100 gr tem cerca de 170 calorias), seu consumo é altamente recomendável para reduzir níveis de colesterol! Embora grande parte de suas calorias venha da gordura de sua polpa, esta gordura é benéfica para o nosso organismo! Por isso, não tenha preconceito com esta fruta, tão comum no nosso país. Alías, o Brasil é um dos poucos locais que serve o abacate com açúcar, em uma versão "sobremesa"... Nos países onde a fruta também é popular (México, Guatemala, Estados Unidos), a fruta é servida em versões salgadas, em saladas, patês...

O Creme de Abacate poderia seguir a receita do Creme de Papaya mas, além das calorias do próprio abacate, teríamos as calorias do sorvete de creme também! E, ao invés do "batido" licor de Cassis, o toque refinado desta sobremesa será dado por um delicioso vinho do porto (nada light, mas vamos colocar só um pouquinho!!). Para "simular" o sorvete de creme, leite desnatado, gotinhas de essência de baunilha com o adoçante! Desta forma, a sobremesa ficaria com cerca de 210 calorias, incluindo o vinho do porto!! Toda esta preocupação "calórica" existe também porque meu maridão está de regime!! E eu não quero me sentir "culpada", não é, amor?? Olhem a receita para 2 porções:

Creme de Abacate Light com Vinho do Porto
  • 1 abacate bem maduro
  • 5 colheres de sopa de leite desnatado bem gelado 
  • 5 gotas de essência de baunilha
  • 2 saquinhos de adoçante
  • 40 ml de vinho do porto
Deixe o abacate gelar bem. Coloque a polpa, o leite, a baunilha e o adoçante no liquidificador, e bata até ficar bem homogêneo. Coloque em uma taça de vidro ou cristal e despeje o vinho do porto! Sirva imediatamente, pois o abacate escurece rapidamente!



Para mais informações sobre os benefícios do abacate e algumas receitas (que ainda não provei), clique aqui!