segunda-feira, 26 de março de 2012

DESAFIO: Preparar uma Salada de Kani e Bifum, light e totalmente gourmet!

Salada de Kani e Mifun com Molho Adocicado de  Shoyu



Preciso contar uma coisa para vocês... Eu ando meio desanimada... Recentemente fiz um checkup e recebi uma péssima notícia para uma gastroblogueira como eu... MEU COLESTEROL ESTAVA ALTO!!! Imediatemente meu médico me passou o seguinte (e torturante) regime... Nada de carne vermelha com gordura (Adeus Ossobuco com Polenta)... Nada de gemas de ovos (Adeus amado Créme Brullée)... Nada de embutidos (Adeus querido Cróque Mounsier)... Nada de frituras.... (Adeus Bolinhos de Risotto e Coxinhas de Galinha)... Nada de Queijos amarelos... (Adeus Lasanha a Bolonhesa com muuuita mussarela)... Nada de manteiga (Adeus Vida!!!) Se eu fosse vegana, não me importaria com nada disso... MAS EU NÃO SOU! Dá para entender a minha depressão, não dá?

Durante uma semana, não conseguia comer nada... Tinha impressão que tudo era proibido... Comecei a ficar com tontura, passar mal por falta de comida... Emagreci a olhos vistos... Foi aí que resolvi reagir!! E pensei: Quer maior desafio gastronômico que esse? Criar pratos saudáveis, com baixo colesterol, saborosos e charmosos!! Pronto!! A alegria voltou ao meu sofrido coraçãozinho!!

Foi assim que eu criei esta deliciosa salada, que contém só ingredientes saudáveis e com baixo índice de colesterol! Também não tem gordura, não tem lactose, não tem glúten... Só tem um pouquinho de açúcar (se fizer com adoçante, ainda pode ficar DIET)... E, como o Alê não come peixe, o meu "convidado" para provar o novo prato foi meu filho de 15 anos! 

O kani é um ingrediente muito prático e fácil de preparar, que você pode ter no freezer e descongelar em alguns minutos. O Bifum, ou macarrão de arroz, cozinha em apenas um minuto e é a porção de carboidrato do prato... Só não exagere no shoyu (use, de preferência o light, com menos sal). E abuse do gergelim torrado, fonte de fibras! Esses japoneses sabem das coisas!!

Kani, Shoyu e Bifum... Ingredientes da Salada
Mas eu não precisei explicar nada disso para meu filho de 15 anos... Afinal, a última preocupação dele no momento é comer comida saudável... E sabem o que ele falou da salada?? Putz, isso aqui tá bom...Tem mais, mãe???

Salada de Kani e Bifum com Molho Adocicado de Shoyu e Gengibre

Para 2 pratos principais ou 4 entradas
  • 1 pacote de kani kama congelado (16 sticks)
  • 6 folhas de alface crespa (ou outro tipo de sua preferência)
  • 1/2 pacote de bifum (macarrão japonês de arroz)
  • 2 colheres de sopa de gergelim preto in natura
Para o molho
  • 1/2 xícara de shoyu light
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de açúcar ou 1 saquinho de adoçante
Descongele naturamente os kanis (demora uns 30 minutos). Ferva uma panela grande com água e coloque o bifum para cozinhar por 1 minuto. Coe em uma peneira e coloque em uma travessa.


Junte água gelada e reserve. Torre o gergelim, em uma pequena frigideira, até as sementes começarem a pipocar.


Prepare o molho, misturando o shoyu, o açúcar e o gengibre e reserve.


Lave as folhas de alface, seque bem (utilize uma centrífuga) e pique bem.

Quando o kani descongelar, desfie todos os sticks.


Escolha pratos grandes (se for servir como prato principal) ou pratos de sobremesa se for servir como entrada. Distribua o alface picado nos pratos, deixando um espaço no centro. Coe o bifum e distribua-o no centro dos pratos. Por cima do mifun, coloque o kani desfiado (se quiser, utilize um aro de metal, complete com o kani, pressione bem e retire o aro). Salpique com o gergelim torrado.


Na hora de servir, regue bem com o molho de shoyu e gengibre.
E vamos lá!! Força e coragem na luta contra o colesterol!

Salada de Kani e Bifum com Molho Adocicado de Shoyu e Gengibre