sábado, 20 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer o prato preferido do Ian, Nhoque de Batata a Bolonhesa!

Agradar meu enteado Ian à mesa é sempre um grande desafio... Comer não é um prazer para ele... Mas eu continuo tentando (afinal, já "acertei" alguns pratos, como o Filé de Frango a Milanesa e os Cookies de Chocolate!)

Todas as vezes que viajamos a Paraty, fazemos uma parada estratégica no Empório da Roça, em São Luis do Paraitinga, na estrada Oswaldo Cruz. É um lugar delicioso! Comida boa, bom atendimento e uma limpeza incrível! E as crianças já tem seus pratos preferidos... Marina, nhoque com molho brusquetta; Erik, Costelinha de porco com arroz e feijão; Ian, Nhoque a Bolonhesa!

Resolvi, então, fazer o Nhoque a Bolonhesa para o Ian. Quem sabe ele se empolga e come bastante?? Além disso, este prato me lembra muito minha infância... os almoços de domingo na Vila Maria, na casa de minha avó materna Anna... lembro dela e de minha mãe enrolando os nhoques enquanto meu pai e meu avô João conversavam (ou melhor, brigavam... rs) na sala... Que época boa!

Depois de todo este saudosismo, vamos ao que interessa: os ingredientes do nhoque!
  • 1 kg de batatas grandes
  • 1 ovo
  • 2,5 xícaras de farinha de trigo
  • sal
E para o molho a bolonhesa:
  • 1 kg de tomates bem maduros
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta do reino
  • folhas picadas de manjericão
  • 1 caldo de carne (Good light)
  • 500 gr de carne moída de primeira
Para que tudo ficasse pronto ao mesmo tempo (nhoques e molho), comecei colocando para cozinhar as batatas (lavadas, inteiras e com casca) em bastante água, com um pouco de sal. Enquanto cozinhavam, iniciei o preparo do molho de tomate. Refoguei a cebola e o alho em azeite, juntei os tomates cortados em 4 partes, com pele e sem sementes, o caldo e o manjericão. Deixei cozinhar por 30 minutos. Quando os tamates estavam bem cozidos, retirei do fogo e bati tudo no liquidificador. Refoguei bem a carne moída com azeite e juntei o molho de tomate. Acertei o sal  e deixei apurar por mais 40 minutos.

Quando as batatas estavam bem cozidas (depois de uns 40 minutos), passei-as ainda quentes em um espremedor de batatas (Dica: não é necessário descascar, porque a casca fica retida no espremedor). Deixei esfriar a massa de batatas.

Coloquei uma panela grande com água e sal para ferver.

Quando o purê de batata estava frio (Dica: é muito importante que ele esteja frio antes de adicionar os demais ingredientes), juntei o ovo, a farinha de trigo e o sal. Amassei bem com as mãos até não ficar muito grudenta (Esta é a parte difícil do nhoque de batata... para conseguir enrolar a massa, precisa de farinha... mas se colocar farinha demais, o nhoque fica duro...)

Comecei a modelar os nhoques: fiz uma "minhoca" de massa, juntando farinha, porque a massa tende a ficar grudenta muito rápido e, com uma faca, cortei pedacinhos de 2 centímetros. Depois, amassei cada "almofadinha" com um garfo (este procedimento é opcional... minha avó deixava os nhoques mais redondinhos mesmo...).

Conforme fazia os nhoques, já ia cozinhando na água fervente. Eles estão prontos quando boiam. Fui colocando os nhoques prontos em uma travessa, com uma concha do molho por cima... Deixei a travessa no forno quente, para não esfriar... Repeti este procedimento até terminar todos os nhoques (é bem trabalhoso mesmo!).

Na hora de servir, salpiquei com queijo ralado.

E, depois do esforço, a recompensa! O Ian repetiu o prato!! Viva! Desafio cumprido!! E para fechar o almoço com chave de ouro, servi a Torta de Chocolate do Jamie Oliver, que eu havia feito em um desafio passado e guardado no freezer!! Estava deliciosa!!

Beijos e Bón Appettit!!