quarta-feira, 23 de março de 2011

DESAFIO: Preparar um Chocolate Fudge Cake, um completo exagero de chocolate!

 
Chocolate Fudge Cake, um exagero de chocolate!
Há alguns meses, fiz um post dedicado ao chocolate belga Callebaut... Na época, comprei um pacote de 2 quilos e meio... Como rende!! Pode ser caro, mas é maravilhoso, tanto na praticidade quanto no sabor!! O formato de pastilhas é super prático e ele derrete facilmente, por igual!

E nada melhor para consumir uma boa parte do seu pacote de Chocolate Belga Callebaut que um delicioso Chocolate Fudge Cake!! Acho que é o bolo com a maior concentração de chocolate por grama!!! rs

A massa praticamente não leva farinha... Só um pouco de amido de milho... (boa dica para os celíacos, alérgicos a trigo!)... O restante dos ingredientes são manteiga, gemas, claras (no formato de merengue), açúcar e chocolate meio amargo (claro!!), além de cacau em pó (caso alguém não note a presença do sabor de chocolate na massa... rs). Notem também que não vai fermento! Incrível, pois só o "aerado" das claras faz o bolo crescer, como um sufflée!!

O recheio é um ganache de chocolate (chocolate derretido e creme de leite fresco) e a cobertura é chocolate derretido com água e açúcar! Colocada ainda quente, afinal, se não fosse assim, não seria "fugde", não é mesmo??

No total, para um bolo pequeno (forma redonda de 15 cm), são necessários 375 gramas do mais puro chocolate belga!! Vejam a receita e o passo-a-passo desta delícia!

Chocolate Fudge Cake

Para a massa
  • 75gr de chocolate meio amargo
  • 125gr de manteiga
  • 40gr de cacau em pó
  • 60gr de gemas peneiradas
  • 30 gr de amido de milho
  • 125gr de claras
  • 100gr de açúcar (divididos em 2 partes de 50gr cada)
Aqueça o forno a 170 graus. Derreta o chocolate meio amargo e a manteiga em banho maria. Quando estiver derretido, retire do fogo e adicione o cacau em pó. Bata as gemas e 50gr de açúcar até esbranquiçar. Acrescente ao chocolate derretido e misture delicadamente. Acrescente o amido de milho e misture novamente. Bata as claras em neve. Acrescente o restante do açúcar aos poucos, até formar um merengue bem brilhante (bata por uns 10 minutos). Incorpore o merengue à mistura de chocolate, aos poucos, mexendo delicadamente (lembre-se que, como não vai fermento na massa, o que faz o bolo crescer é o "aerado" do merengue... por isso o "delicadamente"...).
Coloque na forma pequena redonda, untada com manteiga e farinha de trigo e asse por uns 40 minutos. Retire do forno e reserve.


Chocolate Fugde Cake assando...
Para o recheio de ganache
  • 150gr de chocolate meio amargo
  • 90gr de creme de leite fresco
Aqueça o creme de leite até começar a ferver. Junte ao chocolate e mexa em círculos, de dentro para fora... Lentamente o chocolate irá derretendo e se transformando em um creme brilhante e homogêneo...

Recheio de Ganache do Chocolate Fudge Cake
Depois do bolo frio, desenforme e corte em 3 camadas, utilizando cortador próprio ou uma faca grande mesmo... Recheie com o ganache:

Recheando com ganache o Chocolate Fudge Cake
Por último, um pouco antes de servir, prepare a cobertura:

Para a cobertura de chocolate
  • 150gr de chocolate meio amargo
  • 75gr de açúcar
  • 75ml de água
Ferva a água e o açúcar. Desligue o fogo e acrescente o chocolate. Mexa até virar um creme homogêneo. Ligue novamente o fogo e deixe aquecer um pouco. Cubra o bolo generosamente, com a cobertura ainda quente!


Colocando a cobertura quente no Chocolate Fudge Cake
Depois, é só esquecer as calorias absurdas e se deliciar com este exagero de chocolate!!

Chocolate Fudge Cake
E graças a Gabriela Venceslau, leitora do blog, descobrimos que este bolo já foi astro no cinema! Olha ele aí no filme da Matilda!!! kkkkkk


Bon Appetit!!!

14 comentários:

  1. Oi Bia, parece um pouco trabalhoso, mas qualquer dia vou tentar, parece bem delicioso!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Silvia, vc está certíssima! É trabalhoso mesmo!! O outro bolo que vc gostou, o chapéu de bruxa é muuuuuito mais fácil e também tem muito sabor de chocolate!!

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  3. Quantas claras essa quantidade dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. considerando que um ovo médio tem 60g ao total (retirando a casca), são 30g de gema e 30g de clara, é esse conceito que trabalhamos na faculdade de gastronomia.

      Excluir
  4. Prezado Anônimo, infelizmente esta é uma receita que só dá para fazer se você tiver uma balança digital... Não dá para precisar a quantidade de claras, mas deve ficar em torno de 2... abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fiz nessa páscoa e foi um sucesso! Usei Callebaut 53% e achei que o recheio ficou meio amargo demais pro meu gosto... Da próxima vez vou usar um chocolate menos amargo pro recheio! Mas a massa e a cobertura ficaram perfeitas! Obrigada pela receita maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Fiz nessa páscoa e foi um sucesso! Usei Callebaut 53% e achei que o recheio ficou meio amargo demais pro meu gosto... Da próxima vez vou usar um chocolate menos amargo pro recheio! Mas a massa e a cobertura ficaram perfeitas! Obrigada pela receita maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Juba, que legal que deu certo! E quanto ao chocolate mais amargo ou mais doce, é gosto mesmo! E gosto não se discute!! rs! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gabriela Venceslau25 de agosto de 2012 00:04

    Tá igualzinho o bolo do filme Matilda kkkkkkkkkkkkkk deliiiiciaaaa

    http://focusfeatures.com/uploads/image/mediafile/1302038798-423a6884951dc44f094b03ee40f7230e/950.jpg

    ResponderExcluir
  9. Gabriela, simplesmente a-d-o-r-e-i a foto que você mandou!!! Já foi incorporada ao post, dá uma olhada!!! beijos

    ResponderExcluir
  10. Gente, fiz o bolo e acho que errei em alguma coisa, na forma estava lindo e grande só foi esfriar e desenformar que murchou todo o meio, ficando só as bordas, que tristeza ;(

    ResponderExcluir
  11. Ka Vanik, deve ter sido a temperatura do forno... Se estiver muito quente, só assa nas bordas e no meio fica cru... Quando sai do forno, murcha mesmo!! Bj, Bia

    ResponderExcluir
  12. Não deu nem um pouco certo a massa ficou mole, desfez inteira e ainda muito enjoativo. Muito ruim!!! E como não tem farinha no bolo??

    Muito pequeno!!! VC não avisou que era um cupcake!!

    N gostei

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana! Essa massa é meio complicada, precisa bater bem as claras em neve e misturar delicadamente. A massa fica parecendo um mousse. E não leva farinha mesmo, só o amido de milho. Você usou chocolate ao leite no lugar do meio amargo? Será que foi isso que deixou enjoativo? E quanto ao tamanho, eu menciono no início do post que é um monte de chocolate para um bolo pequeno, feito em uma forma de 15 cm! Uma pena que não deu certo quando vc tentou fazer... Bjs, Bia

    ResponderExcluir