quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Fazer um Bolo de Bem Casado para a festa do meu afilhado!!

Olhem só a responsabilidade: meu afilhado ia fazer aniversário (12 anos!!!) e minha comadre disse que ia comprar o bolo predileto dele: Bolo de Bem Casado, diretamente da padaria!!

Com uma "dinda" exploradora culinária como eu, isso era simplesmente inadmissível!! Bolo de Padaria, como assim????

Imediatamente me ofereci para fazer o bolo! Aí pensei... Meu Deus, eu nunca fiz Bolo de Bem Casado!! A situação era arriscadíssima: receita ainda não testada, feita em tamanho família, para servir em uma festa com 30 pessoas!! E se desse errado?? E se não ficasse bom?? Prá complicar a situação, a semana anterior à festa foi o Carnaval, e quinta e sexta eu precisava trabalhar (e muito!!). Embora a festa fosse no sábado à tarde, só tive sexta a noite para pesquisar a receita e comprar os ingredientes!!

Coincidentemente, naquela semana, dois programas de culinária apresentaram exatamente o tal Bolo de Bem Casado: "Bem Simples", com Lucas Corazza e a querida Palmirinha!!

As duas receitas pareciam ótimas, mas a da Palmirinha era mais "tradicional": com a calda de açúcar e o doce de leite, feito com lata de leite condensado cozida!! A receita do Lucas Corazza já está nos "favoritos" e será testada qualquer dia destes, porque também é bem interessante (e mais "gourmet").

Depois de escolher a receita, tive também que fazer os cálculos para um bolo bem grande, com cerca de 2,5kg. A receita da Palmirinha precisava ser aumentada em 1,5 vezes! Feitos os novos cálculos, era hora de avaliar a forma de preparo: A massa era feita em forma redonda e depois era cortada ao meio e recheada. Ao aumentar a receita, eu precisaria bater 9 claras em neve na batedeira, o que parecia meio complicado. Também achei que assar a massa deste tamanho poderia afetar a sua textura. Decidi, então, preparar a massa em 3 partes: com um terço dos ingredientes calculados eu bati a primeira massa, coloquei-a no forno por 10 minutos, enquanto batia outro terço dos ingredientes. Quando a primeira massa ficou pronta, coloquei a segunda para assar. Enquanto assava, preparei a 3a. parte... Fácil assim!! rs... Outra mudança foi o uso do Doce de Leite Aviação no lugar das latas de leite condensado cozido, pois eu não tinha muito tempo e as latas, além de cozinhar por 45 minutos, ainda precisam estar completamente frias para serem abertas (caso contrário há um sério risco de acidente e queimaduras!).

A calda de açúcar sugerida pela Palmirinha ficou muito rala, mesmo deixando 20 minutos no fogo ao invés dos 10 minutos sugeridos. Também achei a quantidade exagerada (se eu tivesse colocado toda ela, mais de 1,5 litros de calda, teria afogado o bolo! E seria um Bem-Afogado!! kkkkk).

Eu acabei fazendo as massas na própria sexta feira a noite e montando o bolo para que ele ficasse bem geladinho no dia seguinte. Apesar de parecer delicioso (afinal, massa de pão de ló, calda de açúcar e doce de leite não tem como ser ruim...rs), a aparência do bolo não me agradou muito, ainda mais para uma festa de aniversário! Resolvi então embrulhá-lo com papel transparente, como se fosse um Bem Casado gigante, finalizando com uma linda fita preta de bolinhas brancas (afinal, meu afilhado é corintiano e o tema da festa era Futebol!!). Ficou lindo!! E fácil de transportar também!!

Bolo de Bem-Casado

Para a massa:

  • 9 ovos
  • 9 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de farinha
  • 3 colheres de sopa de maisena
  • 1,5 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1,5 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha para untar as formas
  • 3 discos de papel manteiga (do tamanho do fundo das formas)

Para o recheio

  • 2 a 3 potes de 400gr de doce de leite

Para a calda

  • 500ml de água
  • 200gr de açúcar
  • casca de laranja a gosto
  • canela em pau a gosto
  • cravo a gosto
Para decorar
  • 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda grande com fundo removível com manteiga e farinha e coloque um disco de papel manteiga no fundo. Prepare o primeiro disco de massa: separe a clara de 3 ovos e reserve as gemas. Bata as claras em neve e vá juntando as 3 gemas uma a uma. Acrescente 3 colheres de sopa de  açúcar peneirado e deixe bater bastante. Peneire a 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de maisena, 1/2 colher de sopa de fermento e a pitada de sal. Pare de bater os ovos com açúcar, junte 1/2 colher de sopa de essência de baunilha e um pouco das farinhas e misture delicadamente com o fuê ou com a própria pá da batedeira. Vá juntando o restante das farinhas até incorporar bem.

Coloque na forma untada e com papel manteiga e leve para assar por 10 minutos (deve ficar ligeiramente dourado na superfície). Repita esta operação toda mais 3 vezes. Reserve os 3 discos de massa e deixe esfriar bem.

Prepare a calda de açúcar: coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por 30 minutos (ou até virar uma calda rala). Coe e deixe esfriar.

Montagem: coloque sobre o prato onde o bolo será servido o primeiro disco de massa. Regue com um pouco da calda de açúcar. Cubra com metade do doce de leite. Coloque o segundo disco de massa, regue com a calda e, por cima, coloque o restante do doce de leite. Cubra com o terceiro disco de massa, regue mais um pouco com a calda e finalize com açúcar confeiteiro. Leve à geladeira por algumas horas.



Se desejar, embrulhe o bolo como se fosse um Bem Casado, com papel celofane transparente e uma fita larga!



O Bolo ficou uma delícia, mas um pouco doce demais para o meu gosto (nada diferente de um bem-casado tradicional, rs). Mas parece que a criançada da festa gostou, pois não sobrou muita coisa! rs

E eu ainda inventei mais uma: fazer a versão "mini" do bolo!! Comprei até as embalagens de bem casado, combinando com a fita do bolo!

Utilizando 1/3 da receita da massa (3 ovos, 3 colheres de açúcar, 2 colheres de farinha, 1 colher de maisena, 0,5 colher de fermento, 0,5 colher de essência de baunilha e a pitada de sal), preenchi 20 forminhas com fundo removível (aquelas utilizadas para fazer pão de mel - que será outro desafio em breve... rs), devidamente untadas e com fundo de papel manteiga. Levei para assar por 10 minutos.

Para o recheio, acabei cozinhando a lata de leite condensado por 45 minutos e, depois de esfriar, misturei um pouco de licor de chocolate (como dizia a receita da Palmirinha). Realmente, esta versão do recheio ficou bem melhor (e mais consistente) que o doce de leite Aviação.
Na hora de montar, coloquei um pouco do doce de leite em 10 massinhas (utilizando o saco de confeitar para distribuir melhor) e cobri com a outra massinha. Por último (e este foi meu erro fatal!!), mergulhei na calda (aguadíssima) da Palmirinha... E os bem casados viraram... Bem Molhados!! Ficaram empapados de calda! Que raiva!!!!! Por que eu não reguei só um pouquinho com a colher???

Acabei embrulhando os docinhos, só para treinar e até que ficaram bem bonitinhos... Mas como estavam muito molhados, não tive coragem de levar para a festa (minha ideia era colocá-los como decoração do bolo)... Afinal, receita que não dá muito certo fica entre as quatro paredes da nossa casa, não é mesmo??? Só algumas pessoas muito chegadas (como o Alê, o Erik e minha amiga Sofia, que me apoiou em toda a ideia deste desafio durante a semana) provaram os Bem-Molhados! E o que eles acharam?? Que estava gostoso... só que muito molhado! kkkkkkk

Mas me aguardem, pois vou tentar fazer os Bem-Casados de novo! E agora, com a calda mais apurada e a massa que leva fécula de batata, mais macia ainda! E Bón Appetit!!!

Os "Bem Molhados"