segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DESAFIO: Fazer macarons de chocolate em casa!

Há algumas semanas, fiz um curso de macarons com o chef Fabrice, da Confeitaria Douce France, devidamente registrado no Desafio: Aprender a fazer macarons com o chef....
Se fazer o curso foi um desafio, tentar fazer os macarons em casa foi um desafio maior ainda...
Segundo o chef, deveríamos tentar fazer primeiro o macaron de chocolate, considerado, por ele, o "mais fácil"... Se é que existe macaron fácil... rs
Toda "pimpona", terminei o desafio anterior dizendo que a receita do macaron de chocolate eu só divulgaria depois de tentar fazê-los em casa! E aqui está o relato deste desafio...

Tudo começou no Mercadão de Santo Amaro, comprando a farinha de amêndoas.  Comprei 200gr, pois a receita pedia 160gr (esta economia toda se justifica pelo valor do quilo da tal farinha... $ 32,00!!). Não consegui comprar o chocolate em pó importado "vermelho" e resolvi usar o Nestlé mesmo (embora o chef Fabrice tenha sido explícito em dizer que não é o ideal...).

Passei também em uma loja de utensílios de cozinha industrial e comprei as bandejas para biscoito (duas) e o saco de confeitar, com vários bicos.

Pronto, estava equipadíssima! Era uma sexta a tarde e havíamos programado de viajar para Paraty às 17h. Realmente não fazia nenhum sentido fazer macarons neste dia, neste horário... mas eu estava simplesmente alucinada para tentar!

Separados os ingredientes,
  • 260 g de açúcar de confeiteiro (Glaçúcar)
  • 160 g de farinha de amêndoas
  • 20 g de chocolate em pó 
  • 130 g de claras de ovos (temperadas, ou seja, em temperatura ambiente...)
  • 30g de açúcar comum
comecei o preparo. Bati as claras em neve com o açúcar refinado por 12 minutos. Enquando as claras batiam, preparei os sólidos: farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiroe chocolate em pó. Neste momento, me dei conta de um grande problema! Lembrei que a farinha de amêndoa deveria ser peneirada em uma peneira bem fina!! A quantidade comprada não era suficiente para isso, pois eu precisaria do dobro de farinha (320 gr) para ter 160 gr peneirados... Alucinada como eu estava, não iria desistir na primeira dificuldade! Coloquei a farinha sem peneirar! (erro número 1!). Consegui o ponto de fita, mas a massa ficou muito granulada!

Forrei a forma de biscoito com papel manteiga, posicionei 4 ramequins pequenos nos cantos para segurar o papel, enchi o saco de confeitar com a massa e comecei a fazer os macarons. Até que eu consegui manusear bem o saco de confeitar, e as porções de massa ficaram bem homogêneas. Como eu sabia que teria problemas com o forno, montei somente 8 porções, para "sentir" o processo de assar...

Aqueci o forno a 165 graus (aproximadamente, porque meu forno não tem termostato), coloquei a bandeja "dupla" com os macarons na parte de baixo do forno, ligando somente a parte de cima do forno... O desafio é conseguir assar a camada superior da massa, depois assar a parte inferior, sem "romper" a parte superior... Fácil, né?

Bom, a primeira fornada foi um .... fracasso total! Os macarons ficaram desiguais (meio ovais), e cheios de rachaduras!! Horríveis!! Quase comecei a chorar!! Pelo menos, consegui retirá-los do papel manteiga, usando a técnica aprendida com o chef: logo que saem do forno, despejar água fervendo por baixo do papel manteiga... o vapor faz os macarons se soltarem facilmente.

Respirei fundo (minha empregada só olhando a louca fazendo a maior bagunça na cozinha...) e fui para a segunda fornada. Forno na mesma temperatura, grade mais alta, calor embaixo e em cima... Também não deu certo... Todos rachados!

E foi assim até acabar a massa... foram umas 6 fornadas, uma pior que a outra... tentei de tudo... abaixar a temperatura, aumentar a temperatura, levantar a grade, abaixar a grade, aquecer o forno só em cima, aquecer o forno só embaixo...  Foram tantas as variáveis e combinações que eu até parei de anotar... afinal, nenhuma deu certo!





Mesmo assim, não desisti... Preparei o recheio, um ganáche de chocolate.
  • 100 ml de creme de leite
  • 250 gr de chocolate meio amargo Garoto (recomendação do chef).
Fervi o creme de leite, piquei o chocolate e misturei o creme de leite ao chocolate lentamente, começando pelo centro, até incorporar totalmente... Ficou lindo! Um creme brilhante e consistente! Pelo menos alguma coisa estava dando certo!


Esperei esfriar um pouco e comecei a montar os macarons. A massa ficou dura, rachada e muito, muito feia... O resultado foi sofrível... Liguei para o meu marido, muito desanimada com o fracasso e ele me falou: "Não tem problema que está feio... eu fecho os olhos quando for comer!!" Ele não é o máximo??

E foi assim mesmo... Deixei-os no freezer um pouquinho e saí, atrasadíssima, para viajar... levando comigo umas amostras dos macarons mais feios do planeta! Fomos comendo macarons no caminho para Paraty... E, fechando os olhos, até que estavam gostosos... foi assim que eles ganharam um singelo apelido: MONSTRORONS!

Mas eu não vou desistir... Da próxima vez, vou peneirar a farinha e vou usar o forno na casa da minha mãe, que tem um termostato digital (viu, mãe??)! Quem sabe dá certo??