domingo, 5 de agosto de 2012

DESAFIO: Finalmente fazer uma Torta de Maçã como a do Ráscal!!

Mini Torta Folhada de Maçã
Já comentei em posts anteriores que meu "benchmarking" de Torta de Maçã é a Torta servida no Restaurante Ráscal. Quando reproduzi a Torta de Maçã da Vovó Donalda, achei que tinha chegado perto. E cheguei mesmo, mas ainda não era exatamente o que eu buscava... E a receita do Ráscal é "secreta", o que me deixa ainda mais intrigada (e desafiada!!) rs

Há algumas semanas fui ao Ráscal e, obviamente, pedi a Torta de sobremesa... Fiquei saboreando, analisando, olhando... Senti bastante canela no recheio e pouco limão... Os pedaços de maçã estavam inteiros, mas unidos por um creme delicado... E a massa era bem crocante, adocicada e folhada... Levemente aquecida e servida com sorvete de creme... hummmm!

Torta de Maçã (foto do site do Rascal)
Fui mostrar ao Alê (que dividiu a deliciosa sobremesa comigo) como era o seu "visual"... Lá no "setor" de sobremesas, o Alê puxou papo com uma das moças e começou a perguntar sobre a torta! E, embora a receita seja secreta, consegui tirar algumas dúvidas... Por exemplo: a massa folhada é feita lá mesmo, pelas confeiteiras do restaurante. O recheio leva, além de maçãs, canela e açúcar, um pouco de... TAPIOCA! Olhem um segredinho aí, gente!! Eu jamais imaginaria que a "liga" do recheio era a farinha de tapioca! Mas a moça me desanimou em um ponto... ela comentou sobre o forno para assar a torta... Deveria ser um forno profissional, devido a quantidade do recheio... Talvez demorasse muito em um forno doméstico...

Recheio desvendado, era a vez da massa folhada... Decidi comprar a massa pronta, porque ninguém merece fazer massa folhada em casa! Nem eu! (se bem que, um dia, isso será um desafio, mas não agora...). Só que a massa folhada não é doce... Será que eles polvilham açúcar antes de assar??

Para tirar esta terrível dúvida da minha cabeça, fui até a loja da Arosa que fica próxima ao Mercado de Santo Amaro... E eles estavam baixando as portas!! - Moço, moço! Espera!! Tenho uma pergunta a fazer!!! Posso polvilhar a massa com açúcar antes de assar???? O homem ficou me olhando como se eu fosse uma louca completa... E sou mesmo! Principalmente quando estou em busca da receita perfeita de torta de maçã!!! Ele abriu as portas novamente e me pediu para falar com a "especialista", sua esposa!! Ela me orientou a passar claras na massa e polvilhar com açúcar! Só isso!!

Só faltava experimentar a nova receita, com as novas dicas! Minha ideia, então, para contornar o problema do forno, foi fazer uma versão "mini" da torta! Assim o recheio ficaria bem assado e a massa, crocante! Utilizei forminhas de torta com fundo removível e caprichei na quantidade de recheio! A receita abaixo rende de 4 a 6 mini tortas, dependendo do tamanho da forma que for utilizada:

Mini Torta Folhada de Maçã


  • 300gr de massa folhada aberta (Arosa)
  • 5 maçãs gala
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • gotas de baunilha
  • canela em pó a gosto
  • raspas de limão
  • 1 colher e meia de farinha de tapioca
  • clara de ovos para pincelar
  • açúcar para polvilhar
  • manteiga para untar as forminhas

Aqueça o forno a 180 graus. Tire a massa do freezer para descongelar. Prepare o recheio cortando a maçã em pedaços médios. Tempere com o açúcar, a baunilha, a canela, as raspas de limão e a tapioca, misturando bem. Reserve.

Desdobre a massa folhada. Unte as forminhas com manteiga. Corte rodelas de massa do tamanho para cobrir o fundo da forminha. Coloque bastante recheio, até ficar bem alto. Cubra com outra rodela de massa, unindo as duas partes, pressionando com os dedos. Repita este processo para as demais forminhas.

Pincele com a clara e, por último, polvilhe com açúcar. Leve ao forno para assar por uns 30 minutos, até a cobertura ficar bem dourada e crocante!

As tortinhas ficaram lindas! Depois de esfriar um pouco, desenformei e cortei uma delas para ver como ficou o recheio... Perfeito!! Cremoso, perfumado pela canela, com pedaços inteiros de maçã! Igual ao do Ráscal!! E a massa ficou crocante e doce!! Igual a do Ráscal!!




Fiquei até emocionada... Fui juntando dicas, experiências anteriores, receitas e cheguei ao que eu queria!! E a versão mini ficou ótima!! Fácil de comer e mais delicada para servir que a versão em fatias, que é mais rústica! Servi em um almoço de domingo com as amigas da minha enteada Marina... E as meninas adoraram... Uma delas, que já havia provado a versão do Ráscal, me disse que estava "igualzinha"! rs! Simpática esta menina, não??? rs

Bón appetit!

Mini Torta folhada de Maçãs