quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DESAFIO: Preparar a receita original do Brownie!

Feriadão de 12 de outubro, Dia das Crianças! Três "crianças" em casa!! E o pedido veio da "maior" delas, a Marina: Brownies Originais! Originais porque há muitas variações desta famosa receita.

Lá fui eu para a internet! Queria conhecer um pouco da história do Brownie... quem inventou, porque tem este nome... Encontrei um site muito interessante de receitas, http://www.chefrs.com.br/, que conta como surgiu esta sobremesa tão popular nos EUA e aqui no Brasil também:

"O Brownie é uma receita tipicamente americana. Muito apreciado naquele país, teve sua primeira receita, como conhecemos hoje, publicada em um livro de Fannie Merritt Farmer, em 1906, entitulado The Boston Cooking School Cook Book. Uma versão anterior do livro, de 1896, já trazia uma receita de brownie, porém bem diferente, mais parecida com um docinho do que com um bolo. A origem desse bolo a base de chocolate e nozes é um tanto quanto controvérsia. Enquanto alguns citam a Fannie Farmer como a criadora, outros dizem que o brownie surgiu em 1893 durante a Columbian Exposition em Chicago. Porém, essa receita é um pouco diferente dos brownies que conhecemos hoje, pois era feita com uma cobertura a base de damasco. Essa primeira aparição foi criada pelo chef de um dos hotéis da cidade, o Palmer House Hotel, que serve até hoje a receita original com damasco e tudo.
O nome “brownie” foi uma homenagem a um popular personagem de Palmer Cox, publicado em revistas e livros durante o final do século 19 e início do século 20. O Brownie foi um personagem bastante famoso em seu tempo em ilustrações feitas para crianças. O personagem era um elfo que realizava muitas brincadeiras inofensivas. Por volta de 1920, o Brownie já era bem popular nos EUA. Formado por densos quadrados de chocolate com nozes, os bolos se espalharam pelo mundo e hoje são praticamente ubíquos. Como tudo que se populariza, diversas “versões” foram criadas, contendo caramelo, menta, frutas e diversas variedades de nozes e castanhas."

Vamos, então, à receita desta maravilha!!

Ingredientes:
  • 150gr de margarina
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 250 gr de chocolate meio amargo picado
  • 150 gr de nozes picadas
  • Sorvete de creme ou chantilly (para acompanhar)
Preparo:

Aqueça o forno a 180 graus. Bata 2 claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar, as 2 gemas e 1 ovo inteiro até formar um creme claro. Junte a farinha. Derreta o chocolate meio amargo no microondas, em potência baixa, mexendo a cada 30 segundos. Junte o chocolate derretido à massa e continue batendo. Junte as nozes e mexa com a colher. Por último, acrescente as claras em neve e mexa suavemente até incorporar à massa.
Forre uma forma retangular média com papel manteiga. Coloque a massa e leve para assar por 40 minutos.
Deixe esfriar, corte em quadrados e sirva com sorvete ou chantilly. Ou ambos!!

Aqui em casa, cada um quis de um jeito o seu... Vejam as "variações", até com chantilly batido com ovomaltine e morangos, uma delícia!!

Versão da Bia: Com sorvete, chantilly de ovomaltine e morango!

Versão do Alê: Com chantilly e morango

Versão do Ian: Igual a da Bia, só que tudo empilhado!!!
 E a "desafiante" Marina disse que estava delicioso e separou uns pedaços para levar de lanche no dia seguinte!!! Sucesso total!!

20 comentários:

  1. e o açucar onde uso?

    ResponderExcluir
  2. Falha minha!! Já corrigi a receita, o açúcar vai junto com a manteiga e as gemas!! Mil desculpas, pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia estava à procura do brownie perfeito e encontrei o seu.... hummm que delicia,,, só que acho que errei no tamanho da forma e ficou muito fino. Vc sabe me falar as medidas da forma ,,, e quanto ao papel manteiga , precisa untar a forma pra colocar ele ou não! muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá! que bom que gostou! Qto a forma, uso a forma retangular pequena (20 x 30). De qq modo, o brownie fica fininho mesmo, pois é uma massa pesada e não cresce quase nada! E qto ao papel manteiga, eu passo um pouquinho de manteiga na forma antes de colocar o papel para que ele não fique "dançando" na forma quando colocamos o bolo! Abraços e obrigada por visitar o blog e experimentar as receitas!! Bia

    ResponderExcluir
  5. Humm adorei a receita vou fazer hj mesmo. E já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  6. Bem vinda, Eloísa! Espero que goste de "desafios"!!! bj

    ResponderExcluir
  7. Oi, será que dá certo eu fazer esta receita em forminha de cupcake? quantos cupcakes mais ou menos deve dar? eu teria que encher um pouco mais da metade da forminha com a massa né? bjs =D

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Lysia! A resposta à sua pergunta está no post: http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2011/11/desafio-criar-um-cupcake-de-brownie-com.html ! Eu pensei exatamente como você!! rs

    ResponderExcluir
  9. Bia, estava a procura de uma receita original de brownie e encontrei o seu blog, vou experimentar a sua, mas já de antemão gostaria de elogiar seu blog, super original, lindo, fotos maravilhosas de encher os olhos, da uma vontade de fazer tudo!!! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  10. Juliana, obrigada pela visita e pelos elogios! conte depois como ficou o Brownie!! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  11. Renata, que bom ter o seu "feedback" da receita! Quando experimentar outras, não deixe de comentar como foi! Beijo Bia

    ResponderExcluir
  12. Olá Bia, também estava procurando uma receita original do Brownie e me deparei com a sua. Vou tentar fazê-la, pois andei com as mãos pesadas algumas vezes e me afastei um pouco de testar coisas novas.
    Depois retorno para contar como foi.
    Um abraço, Márcia.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, so achei um pouquinho doce, mas foio melhor que eu ja comi. Mas, ficou se quebrando.

    ResponderExcluir
  14. Nossa estava procurando a receita original para o ano novo e acheii ake maravilhosso vou fazer hj pra comer com sorvete continue assim sempre seu blog está muitoo massa parabéns =)

    ResponderExcluir
  15. Para quem achou muito doce, use chocolate amargo! Fica maravilhoso! E com sorvete de creme, nem se fala!!

    ResponderExcluir
  16. Que bom que gostou, Fernanda! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a receita, eu fiz no domingo e deu super certo, acrescentei além das nozes, algumas amêndoas picadas e uma colherinha de essencia de nozes, para realçar o sabor das nozes. Ficou perfeita! Vou testar muitas outras receitas, to apaixonado pelo Blog! A equipe está de parabéns!

    ResponderExcluir