terça-feira, 21 de maio de 2013

DESAFIO: Preparar um Pão Doce Trançado do meu novo livro de receitas!!

Pão Doce Trançado
Você quer trocar este lindo sapato novo por um livro de receitas de Confeitaria em inglês? SIIIIIIIIMMMMMM!! Quem tem mais de 35 anos deve se lembrar de um programa na televisão onde o candidato ficava em uma cabine em formato de foguete e o apresentador (que era o Silvio Santos!!) fazia perguntas que o candidato não podia escutar e, quando acendia-se uma luz vermelha no foguete, o coitado tinha que responder SIM ou NÃO! E havia perguntas do tipo: você quer trocar esta bicicleta novinha por este fósforo usado??? Luz vermelha acesa e lá vinha a resposta... SIIIIMMMM (acho que os candidatos gritavam tanto a resposta porque estavam se sentindo totalmente surdos dentro daquele foguete ridículo!) kkkk... Para quem não se lembra, olhem este vídeo hilário com Silvio Santos e a garotinha (filha dele!!) que não entendeu muito bem como era a brincadeira do "Sim ou Não" dentro do foguete:


Mas, no meu caso, ao responder a pergunta inicial deste post, eu não estava no foguete do silêncio... A resposta foi totalmente consciente!!

E foi assim: estava eu no shopping semana passada determinada a comprar um sapato novo... E passei pela livraria... Como quem não quer nada, fui até a seção de gastronomia e lá estava ele... Grande, robusto, brilhante, piscando prá mim... Um livro enorme sobre "Baking", praticamente uma bíblia no assunto, com mais de 300 receitas, muitas com o passo a passo! Fiquei encantada! E não resisti: troquei a verba do sapato pelo livro!!

Eu já comecei a ler as receitas lá na livraria mesmo... Todo dividido por temas, com o passo a passo de receitas como Croissant, Massa Folhada, Pães Artesanais, Tortas, Bolos de Festa... Um completo desbunde!!

Agora, vocês vão ter que me aguentar, porque quero fazer TODAS as receitas do livro!

E já comecei hoje, preparando um lindo pão doce trançado, de origem alemã, mas muito semelhante na textura e no sabor ao brioche francês e normalmente servido na Páscoa: o Hefezopf (traduzindo: Trança de Páscoa). Douradinho por fora (o meu quase queimou...), branquinho e muito macio por dentro, pode ter variações acrescentando-se frutas secas... A receita do livro não estava perfeita, porque tive que colocar bem mais farinha do que estava indicado lá... Quase uma xícara a mais...

Segue a receita para um pão bem grande ou dois menores! Se preferir um pão mais "alto", faça as tranças mais curtas e gordas e coloque a massa em uma forma para pão, na segunda "crescida".

Pão Doce Trançado (Hefezopf)


  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento seco
  • 1 1/2 xícaras de leite morno
  • 1 ovo grande
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 5 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 ovo batido para pincelar

Aqueça o leite até ficar morno. Dissolva o fermento no leite e, depois, misture o ovo. Coloque a farinha e o sal em uma bancada e faça um furo no meio. Acrescente o leite com fermento e ovo e comece a misturar. Acrescente a manteiga derretida e continue sovando até a massa desgrudar das mãos e ficar bem homogênea (cerca de 10 minutos). Cubra com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (cerca de 1 hora a 1 hora e meia).

Amasse a massa novamente e divida em 3 partes. Faça 3 "minhocas" e trance conforme desenho abaixo:

Deixe crescer novamente em uma forma por mais uma hora. Aqueça o forno a 190 graus. Pincele todo o pão com o ovo batido e leve para assar por 25 a 30 minutos. Se começar a dourar rápido demais, cubra com um papel alumínio e continue assando, até ficar no ponto.

Deixe esfriar em uma grade e... Bon Appetit!!


Pão Doce Trançado