quinta-feira, 24 de maio de 2012

DESAFIO: Testar a Farofa de Pinhão da Shirlene!

Farofa de Pinhão
Esta semana mesmo escrevi um post muito saudosista sobre os Pinhões e as lembranças que eles me trazem... E escrevi também que, embora tenha encontrado diversas receitas na net com este ingrediente, preferia fazê-los da forma mais simples, apenas cozidos, para comer com as mãos (e os dentes)! rs

Até que chegou um comentário de uma leitora do blog, a Shirlene, dizendo que tinha uma receita ótima com pinhão... E se poderia envia-la para mim por email... Claro que sim!!

Quando recebi a receita, fiquei intrigadíssima! Era uma Farofa de Pinhão, mas não havia nenhuma farinha nos ingredientes... A farinha era o próprio pinhão!

Pinhão "in natura"
Cheguei em casa hoje decidida a provar a receita... Mas com um pouco de preguiça de ter que descascar tanto pinhão... E quando escrevi perguntando à Shirlene se ela tinha alguma dica para descascá-los, olhem qual foi a resposta:

"Boa noite, depois de cozido eu peço para o maridão descascar com uma faca, pois eles precisam participar. hahahaha"

Achei a ideia excelente... Mas cadê o Alê?? Nestas horas ele prefere dar aulas na faculdade! rs

Tive que me virar sozinha... Comecei descascando com uma faquinha e pensei... Não vou aguentar fazer assim... Aí tive uma ideia: que tal reproduzir a "mordida" que damos na base do pinhão para que o recheio caia diretamente na boca? Calma! Eu não saí mordendo os pinhões e depois cuspindo o recheio... (Credo!! kkkk). Com uma faca grande, eu pressionei a base do pinhão, no mesmo lugar em que os dentes pressionam e... Bingo!! O interior saiu com facilidade (mas o pinhão tem que estar quente, senão o recheio não sai nem com reza braba! rs).

Depois de descascados os pinhões, foi só passá-los no processador até ficar uma farofa! Aí, você prepara a farofa como preferir... A Shirlene faz com bacon, calabresa defumada... Eu, como não tinha estes ingredientes, fiz com alho, cebola e azeitonas verdes!

A Shirlene tinha razão! Fica uma maravilha!

FAROFA DE PINHÃO DA SHIRLENE

  • Bacon (50 gr)
  • Calabresa (50 gr)
  • Alho/cebola/cheiro verde (picados)
  • sal, pimenta vermelha (a gosto)
  • 1 colher de chá de manteiga
  • pinhão (300 gr)
Modo de fazer:
Cozinhe o pinhão, depois triture no processador e reserve.



Frite o bacon, calabresa picadinha, cebola , alho, como de  costume (do mesmo jeito quando se faz uma farofa). Acrescente a manteiga, coloque o pinhão. Mexa, acrescente os temperos e está pronta! Fica  uma delicia!

Shirlene, super obrigada por sua receita! Tomei a liberdade de estimar as quantidades! Espero que você goste do post e das fotos (viu a "produção" que eu fiz com os pinhões?? rs)


Farofa de Pinhão