sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

DESAFIO: Presentear os amigos com biscoitos de mel e gengibre para o Natal!!


Depois do Desafio de fazer biscoitos de Natal, fiquei empolgada em testar novas receitas... Principalmente que tivessem "mel" como ingrediente... Temos um apiário no sítio e a produção este final de ano foi grande! Estou com um estoque de potes de mel aqui em casa!!

Encontrei em um site "super" fofo de bricolagem, a receita que eu buscava: http://www.superziper.com/2009/12/biscoitos-natalinos-de-mel.html
  
Tirei uma tarde para fazer os biscoitos... A massa foi feita de manhã, pois precisa descansar 6 horas na geladeira... Além disso, durante o preparo, deve-se ferver o mel, a água, o açúcar e as especiarias, depois jogar este líquido na manteiga para derrete-la... Esta mistura deve esfriar para depois juntar-se a farinha e o fermento... Achei bem diferente esta forma de preparo de biscoitos... Reparem também que não vai ovo...

Na hora de abrir os biscoitos, a massa ficou muito fácil de manusear... Bastou juntar um pouco mais de farinha e amassa-la com as mãos e o ponto ficou perfeito... Fácil de abrir com o rolo, fácil de cortar com as forminhas de natal, fácil de colocar na forma...


E para assar, menos de 8 minutos de forno a 180 graus! Os biscoitinhos crescem e ficam "gordinhos"! Uma graça!!


E rendem muito!! Acho que foram quase 200 biscoitinhos!! O duro foi aguentar o calor... forno ligado a tarde inteira!! Os biscoitos de natal são uma tradição européia... onde é inverno no Natal! Deve ser uma delícia passar uma tarde fria de inverno em uma cozinha quentinha, fazendo biscoitos... Ñão é o nosso caso aqui nos trópicos! Mas, como boa filha de alemão, tenho que aguentar e manter as tradições dos meus antepassados!!

Além de assar os 200 biscoitos, resolvi também que iria decora-los! Meu objetivo é dar os biscoitos de presente, dentro de um vidro hermético! Não fica charmoso??

Como havia sobrado um pouco do glacê real dos biscoitos de baunilha, resolvi aproveita-lo. Bati novamente na batedeira para adquirir a consistência desejada e separei em 3 partes.


Adicionei anilina vermelha em uma das partes e verde na outra... Não consegui os tons "natalinos" que eu esperava, principalmente no "vermelho", que acabou ficando cor-de-rosa... Alguém sabe o que eu fiz de errado?? Devia ter jogado o vidro inteiro de corante vermelho naquele pouquinho de glacê??

Ainda bem que o formato dos biscoitos é natalino... Sino, Papai Noel, Anjinho, Estrelinha, Botinha... Porque, se dependessem dos tons do glacê, as pessoas iriam achar que são biscoitos comemorativos da Mangueira!! Verde e Rosa!! kkkkk


Mas, apesar do "cor-de-rosa", os biscoitos ficaram bem bonitinhos!! E uma parte eu deixei sem glacê (os que fiz em formato de florzinha), para guardar e servir com cafezinho nos próximos eventos aqui em casa!! Colocando em um vidro hermético, fica um presente especial... Você pode colocar também em saquinhos transparentes com lacinho de fita natalina! É uma lembrança bem bonitinha!



Biscoitos de Mel e Gengibre
  • 1 xícara manteiga sem sal (usei margarina em tablete com sal e suprimi o sal da receita)
  • 1 xícara açúcar
  • 1/2 colher (sopa) gengibre em pó
  • 1 colher (chá) canela
  • 1 colher (chá) cravo moído em pó
  • 1/2 xícara mel
  • 1/2 xícara água
  • 4 xícaras farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) sal (não use se a manteiga for com sal)
Ingredientes do glacê
  • 3 claras
  • caldo de dois limões
  • 750 g açúcar confeiteiro
  • corantes alimentícios (vermelho e verde)

Coloque a margarina em uma tigela grande. Enquanto isso, despeje numa panela o açúcar, o gengibre, a canela, o cravo e o mel, além da água. Misture tudo até ferver.

Tire do fogo e despeje em cima da manteiga, mexendo até derreter.

Resfrie em banho-maria (numa tigela com água e gelo).
 
Depois de frio, adicione à mistura a farinha (1 xícara peneirada por vez, mexendo bem, inicialmente com a colher de pau e depois com as mãos), o bicarbonato, o sal, e misture bem.

Cubra e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

Depois desse tempo na geladeira, abra a massa em uma superfície com farinha de trigo, até que fique com aproximadamente 0,3 cm de espessura.

Coloque os biscoitos já cortados numa forma (assadeira) e leve ao forno médio (180graus) pré aquecido, durante 08 a 10 minutos (o tempo depende da intensidade de calor do forno).
Não deixe dourar demais, pois eles ficam duros... Deixe esfriar.
Para o glacê, bata todos os ingredientes na batedeira, até ficar consistente (+ de 5 min). Acrescente as anilinas e decore os biscoitos com glacê com ajuda de sacos de confeiteiro ou sacos de celofane.

E Feliz Natal!!!