terça-feira, 14 de maio de 2013

DESAFIO: Fazer a torta preferida do Harry Potter, a Treacle Tart!

Treacle Tart (Torta de Melado) by Desafios Gastronômicos
Quando assisti a um programa sobre confeitaria no canal inglês BBC (The Great British Bake Off) e vi a Mary Berry preparando uma torta chamada Treacle Tark, fiquei alucinada!

Que torta linda, com seu acabamento em "treliça" feita com a massa!! E que ingredientes inusitados para o recheio de uma torta!! Melado de milho (dourado) e farinha de pão, além do limão siciliano!

E mais interessada em aprender esta receita eu fiquei quando descobri, na Wikipedia, que a tal torta é a sobremesa preferida do Harry Potter! E eu sou super fã do bruxinho!!
Fiz várias pesquisas e acabei me inspirando na receita da Mary Berry e na receita de um blog australiano chamado Butter Hearts Sugar, que se inspirou no livro de culinária do Harry Potter para fazer a torta!



Era, portanto, um desafio inevitável: experimentar uma receita intrigante, provar uma torta tradicional inglesa (a confeitaria inglesa é espetacular!) e, finalmente, testar uma receita de Hogwards!! Tudo em um só desafio!!

O momento para testar a minha nova experiência também seria especial: o almoço de Dia das Mães!!

A base é uma massa podre, feita somente de manteiga, farinha e água. O recheio também é simples de fazer, bastando misturar o melado (quente) com o pão e o limão. A parte mais complicadinha é a montagem da torta: abrir a parte inferior, rechear e fazer a "treliça" como cobertura. Mas, com um pouquinho de paciência, se tira de letra! E o resultado é surpreendente! Além de linda, a torta é simplesmente deliciosa! O limão corta totalmente o doce exagerado do melado e o sabor fica indescritível! No almoço de dia das mães, a Treacle Tart concorreu com uma das minhas especialidades, a Tarte Tatin e... pasmem!! Ganhou na preferência familiar!! Incrível!!

Treacle Tart (Torta de Melado)

  • 250 gr de farinha de trigo
  • 130 gr de manteiga gelada
  • 3 colheres de sopa de água gelada
  • 400 gr de melado de milho (Karo)
  • 150 gr de pão branco fresco 
  • 2 limões sicilianos
  • 1 ovo para pincelar
  • 1 forma para torta de 18 cm com fundo removível








Treacle Tart (Torta de Melado) by Desafios Gastronômicos

21 comentários:

  1. Bia que achado!!! Vou ter fazer essa junto com a Camila! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita está errada, pois Karo e Melado são diferentes.
      Karo é do milho, e não da cana. Tanto o gosto, como a consistência são completamente diferentes. Se é uma receita de Torta de Melado, é o melado que deve ser utilizado.

      Excluir
    2. E se você confunde Karo com Melado, é sinal que a receita não é confiável.

      Excluir
    3. Obrigada pelo alerta. Realmente a receita pede "melado de milho" - "corn syrup", que é o Karo (a marca mais conhecida). Corrigido!

      Excluir
  2. A nossa super chef Camila vai tirar de letra!! Bjs para todas vocês, meninas!!!

    ResponderExcluir
  3. Bia, adoro seu blog e sempre copio suas receitas.
    O pão utilizado é o de forma tradicional?

    ResponderExcluir
  4. Tati, isso mesmo, o pão de forma branco! mas se você utilizar o pão francês, também vai dar certo! O importante é que estejam macios (e não duros ou torrados). Bjs e obrigada por curtir o blog!! Bia

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo, mas só pode usar manteiga? Ou pode usar margarina? E se trocar, muda a medida?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, acredito que dê para substituir a manteiga por margarina, mas eu não testei... Normalmente a medida é a mesma, mas é importante que fique bem gelada antes de abrir, pois a margarina deixa a massa mais mole que a manteiga... Abraço, Bia

    ResponderExcluir
  7. Já fiz umas 3 vezes, sempre fica bom, é simplesmente fantástico! não tem qm não goste...!! hihihi, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Fabio, que legal!! Pena que a tortinha é tão calórica, né?? Mas é melhor nem pensar nisso! rs

    ResponderExcluir
  9. Nossa sou super fã do Harry Potter e estava procurando receitas que sejam parecidas com as descritas no livro da J.K.Rolling essa parece realmente boa vou testar pra ver como fica! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro a saga do Harry Potter! E esta torta é uma delícia! Bjs, Bia

      Excluir
  10. ela é um máximo obrigado pelos desafios já fiz alguns

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia adoro o blog!!!
    Essa torta será meu próximo desafio, vc já testou fazer a massa com farinha integral? Será que fica bom?

    Abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia! Nunca fiz com farinha integral e acho que vai ficar estranho, rs! Esta é uma torta que não tem nada de saudável, por isso, a farinha integral não vai ajudar muito, só deixar a massa mais dura e escura... Mas, se você arriscar, me conta depois se ficou bom (mas faça a com farinha normal também para conseguir comparar! rs) Bjs, Bia

      Excluir
  12. "Karo" é glucose de milho e não melado de cana. São coisas muito diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta. Realmente a receita pede "melado de milho" - corn syrup, que é o Karo (a marca mais conhecida). Corrigido!

      Excluir
  13. Isso mesmo! Karo não é melado de cana e tem um gosto muito menos marcante. Melado de cana, que é bem mais escuro inclusive, deve dar um sabor muito mais marcante e único - parecido com o sabor de rapadura. Deve dar bastante diferença no resultado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo alerta. Realmente a receita pede "melado de milho" - corn syrup, que é o Karo (a marca mais conhecida). Corrigido!

      Excluir