domingo, 16 de setembro de 2012

DESAFIO: Preparar dois tipos de Rondelli, com massa feita em casa!!


Rondelli de Massa Caseira:
Queijo e Presunto e Ricota com Damascos e Nozes
Fazer massa de macarrão em casa é uma delícia!! Utilizando minha maquininha manual, eu já fiz ravioli, tortellini, papardelli, lasagna... Mas eu queria mais! E aí veio o desafio de fazer Rondelli! E, para dificultar a tarefa, Rondelli com dois sabores: Queijo e Presunto e Ricota com damascos e nozes! E, para cada tipo, obviamente um molho diferente... O de Queijo e Presunto pedia um saboroso e apurado Molho de tomates com manjericão... O de Damasco, mais adocicado, iria combinar perfeitamente com um suave Molho Branco!

Embora já soubesse fazer a massa (receita do Jamie Oliver, que leva ovos e semolina, além da farinha), tive que pesquisar em várias receitas para tirar uma dúvida que tinha sobre a forma de preparo do prato: antes de se colocar os recheios, a massa dos Rondelli deveria ser cozida?? Ou poderia ser enrolada crua com os recheios e seria cozida quando fosse ao forno com os molhos? Como a maioria das receitas na internet levava massa de lasagna seca (e não a massa fresca), tive que utilizar meu bom senso... Se, para fazer a lasagna a massa deveria ser cozida antes da montagem, o princípio deveria ser o mesmo para os rondelli! Outra dica importante: depois de enrolados, os rondelli devem ficar algum tempo na geladeira antes de serem cortados em fatias! Assim eles vão ficar mais firmes e definidos!!

Um desafio, muitas etapas: preparar a massa fresca, preparar os recheios, cozinhar a massa, montar os rondelli, fazer o molho de tomates, fazer o molho branco, montar e finalizar os pratos no forno! Mas todo o trabalho vale a pena! A massa fica levíssima e a combinação dos molhos e dos recheios ficou perfeita! Além disso, rende bastante: 20 rondelli de cada tipo, o suficiente para alimentar até 8 pessoas!!

E para acompanhar, outra receita do Jamie Oliver, uma Foccacia com cobertura de Cebola Frita... hummmm!! Clique aqui para ver a receita da Foccacia!

Massa para os Rondelli

  • 250 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de semolina
  • 4 a 5 ovos inteiros
  • máquina de macarrão
Misture as farinhas e os ovos, sovando bem até formar uma massa elástica e homogênea (se tiver, utilize a batedeira com pá especial para massa). Leve à geladeira por uma hora.

Divida a massa em 6 partes e passe cada parte pela máquina (3 vezes pela espessura maior e 1 vez pelas demais espessuras, até chegar na espessura 7). Repita este procedimento para os demais pedaços. Corte as tiras em pedaços de 30 cm. Aqueça água (com um pouco de sal) em uma panela grande e vá cozinhando as tiras de massa (2 de cada vez) por 2 minutos. Retire da água, estique em um pano de prato limpo e coloque o recheio (conforme as receitas abaixo) por toda a tira de massa. Enrole cuidadosamente e coloque os rolos de massa na geladeira.

Rondelli de Queijo e Presunto com Molho de Tomates

Recheio
  • 300 gr de mussarela fatiada
  • 300 gr de presunto fatiado
  • 100 gr de queijo parmesão ralado
Molho de Tomates com Manjericão
  • 3 latas de tomate pelado
  • 1 dente de alho descascado e picado
  • 1 pimenta chili seca picada
  • 3 colheres de sopa de azeite (para fritar o alho)
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • um punhado de manjericão fresco
  • sal a gosto
Em uma caçarola de fundo grosso, aqueça 3 colheres de sopa de azeite e frite o alho e a pimenta chili. Junte os tomates (cuidadosamente, sem desfazer os tomates, para evitar que o molho fique ácido), tempere com sal e o orégano e deixe cozinhar em fogo baixo, com panela tampada por uma hora. Pique os tomates, acrescente o vinagre, o manjericão, as 3 colheres de azeite extra virgem e acerte o sal.

Montagem do Prato

Pegue o rolo de massa recheada (que estava na geladeira) e corte em rodelas de 2 a 3 cm. Coloque um pouco do molho no fundo de uma forma refratária e coloque os rondelli lado a lado. Por último, coloque  o restante do molho e leve ao forno para aquecer (uns 20 minutos antes de servir). Sirva com queijo parmesão ralado.

Rondelli de Ricota, Damasco e Nozes com Molho Branco

Recheio
  • 500 gr de ricota fresca
  • 200 gr de damasco
  • 100 gr de nozes
  • sal a gosto
Com um processador, pique o damasco (não deixe ficar muito picado) e reserve. Toste as nozes em uma frigideira e passe no processador (também não é para picar demais). Reserve. Ainda no processador, passe a ricota fresca até ficar bem pastosa. Misture o damasco, as nozes e tempere com sal. 
Molho Branco
  • 1 litro de leite
  • 1 cebola em rodelas
  • 1 dente de alho cortado em pedaços grandes
  • 1 folha de louro
  • 6 grãos de pimenta do reino
  • noz moscada moída na hora a gosto
  • 80 gr de manteiga
  • 60 gr de farinha de trigo
  • 100 gr de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • parmesão ralado para gratinar o molho
Aqueça o leite temperado com a cebola, alho, louro, pimenta do reino e noz moscada. Deixe ferver, desligue o fogo e deixe tomar gosto por 10 minutos.
Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem e deixe fritar um pouco. Coe o leite e acrescente à mistura de manteiga e farinha, mexendo rapidamente. Continue mexendo até engrossar. Junte o queijo parmesão e acerte o sal.

Montagem do Prato

Pegue o rolo de massa recheada (que estava na geladeira) e corte em rodelas de 2 a 3 cm. Coloque um pouco do molho no fundo de uma forma refratária e coloque os rondelli lado a lado. Coloque  o restante do molho e salpique com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar (uns 20 minutos antes de servir).

Bón Appetit!!

20 comentários:

  1. Como sempre..tudo aqui é TOP! Vc sempre arrasa!
    Bj Bethy

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a receita. Tenho uma dúvida: qdo fiz o rondelli seguindo seu passo a passo, mesmo colocando na geladeira a massa bem mole, se rasgando, como se estivesse toda cozida. Será q o motivo é pq não sequei? Coloquei-a num plástico ao invés de pano.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é importante secar com o pano! Outra questão: você utilizou semolina ou só farinha de trigo? A semolina deixa a massa "al dente", facilitando o processo de enrolar. Outra questão pode ter sido o tempo de cozimento: tem que ser rápido, porque a massa termina de cozinhar no forno, com o molho! Abraços! Bia

    ResponderExcluir
  4. Eu usei semolina e farinha. Numa proporção maior de farinha, igualzinha da sua receita. Acho q a questão é esta mesmo, não ter secado. Vou tentar novamente. Muito obrigada e continue nos deliciando. Abs Simone

    ResponderExcluir
  5. A M E I o blog, bia. Tenho uma pizzariae enquanto não to fazendo massas pro trabalho, gosto de faze-las por hobby e sua receita de rondelle vai ser a proxima tentativa. Assim que estiver pronto posto o resultando, aproveitando pra participar da promoção pra concorer ao lindissimo avental. Obrigada pelas receitas, seu blog já esta nos favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Que legal encontrar outra "Beatriz" viciada em cozinha! Rs! Vc é ainda mais do que eu!! Parabéns!
    E estou aguardando sua foto e sua história para participar do nosso Concurso Cultural! E que bom que gostou do avental! Ficou bonitinho mesmo, né? Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! achei essa receita e adorei, mas tenho uma dúvida... como vc divide a massa em 6 pedaços, vc não faz um rolo grande de rondelli, como a gente vê nas rotisseries, certo? São vários rolos pequenos? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Tatiana, a diferença é que o meu rolo de massa é pequeno, caseiro... Na rostisserie, eles abrem a massa em rolos grandes!Bjs!!

    ResponderExcluir
  9. Fizemos o rondelli nesse fim de semana e ficou ótimo!
    Adoramos a sua receita :-)

    ResponderExcluir
  10. BIA TENHO PESQUISADO MUITAS RECEITAS DE RONDELLI E ACHEI A SUA A MAIS PRÁTICA E VOU TESTAR ,PORÉM TENHO UMA DÚVIDA, GOSTARIA DE FAZER UMA QUANTIDADE MAIOR E CONGELAR, MAS A MASSA PODE SER CONGELADA CRUA OU TENHO QUE CONZINHAR ANTES?. PARABÉNS E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, não congele a massa crua! você pode congelar os rondelli já montados e cortados. Na hora de descongelar, é só colocar no forno baixo, cobrir com o molho (quente) e deixar esquentar. Quando esquentar, aumente o fogo para gratinar (se quiser)! Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  12. gostaria de fazer com com a farinha de trigo qual sera o resultado?

    ResponderExcluir
  13. Você pode substituir a semolina por mais farinha de trigo, mas a massa não vai ficar tão "al dente"! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Ola gostaria de saber se e preciso cozinhar a massa para fazer o Rondeli e o canelone? ou se eu posso fazer sem cozinhar a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, eu prefiro cozinhar... Mas dá para fazer sem cozinhar, desde que você coloque mais molho quando for assar e deixe em forno mais baixo por mais tempo... A massa crua absorve muito líquido do molho e corre o risco de ficar seco... Bjs, Bia

      Excluir
  15. Olá, Bia!
    Adorei as receitas dos rondelis, parabéns!
    Bia, o cozimento da massa antes do preparo é válida para todos os tipos de massa com recheio? por exemplo, a massa do ravioli precisa ser cozida antes de preparar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. olá Bia tenho uma duvida cozinho a massa com ou cem o recheio

    ResponderExcluir
  17. olá Bia tenho uma duvida cozinho a massa com ou cem o recheio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valeria, cozinhe sem o recheio! Abraço

      Excluir