quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DESAFIO: Provar uma Moqueca diferente... Vegetariana, feita com Palmito!

Depois que passei uma temporada em Guarajuba, cidade próxima a Salvador, fiquei apaixonada pela culinária baiana... Já preparei vários pratos que aprendi por lá (Tapioca ou Beiju, Cuscuz Amarelo, Farofa de Banana da Terra, purê de aipim...), mas a grande estrela da cozinha baiana, a Moqueca de Camarão, ainda não havia virado desafio... E o motivo é simples e direto: a alergia de meu marido a peixe e frutos do mar!!

Mas, se fosse fácil, não seria "desafio", não é mesmo?? Se não dá para fazer Moqueca de Camarão, porque não pensamos em outras alternativas?

Outro dia, no Mercadão, um vendedor de um dos boxes me contou que usava banana-da-terra no lugar do peixe, para fazer a Moqueca! Achei que seria um pouco heterodoxo, mas fiquei tentada a provar...

Foi aí que uma amiga nossa que mora em Floripa, a Nadine (ou Naná, para os íntimos), me contou que tinha uma receita ótima de Moqueca Vegetariana, feita com Palmito! Achei a ideia espetacular! Além de leve, saudável, com baixo teor de gordura e colesterol, parecia muito saborosa, com a combinação de tomates frescos, pimentões, cebola, alho, pimenta vermelha e leite de coco, formando um delicioso caldo para o palmito!

E, falando especialmente do palmito, encontrei no Mercadão um palmito fresco, macio e pronto para ser refogado, sem a necessidade de cozinhar! Mas se você não encontrar o palmito "in natura", pode utilizar uma lata de palmitos, como estava na receita original da Naná.

E o mais legal deste desafio: testar a receita na cozinha do nosso querido veleiro Black Swan, para o meu maridão!! Afinal, esta foi a primeira vez que ele comeu moqueca na vida!!




Moqueca de Palmito

  • 1/2 cebola em fatias
  • 1/2 pimentão verde em tirinhas
  • 1/2 pimentão vermelho em tirinhas
  • 1/2 pimentão amarelo em tirinhas
  • 1 dente de alho picado
  • azeite para refogar
  • 6 tomates cortados em cubinhos (com casca e sementes)
  • 1 colher de sopa de extrato de tomates
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 1 pimenta vermelha sem sementes picada
  • 1 maço de coentro picado
  • 1 colher de sopa de cominho (sementes)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pote de palmito em conserva (ou palmito in natura)
  • 1 vidro de leite de coco
Em uma caçarola grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os pimentões e deixe refogar. Acrescente os tomates, o extrato de tomates e deixe apurar. Junte a pimenta, o cominho, o coentro e o caldo de legumes. Deixe cozinhar até murchar o tomate e coloque o leite de côco. Deixe ferver um pouco e, por último, coloque os palmitos. Se for o palmito em natura, deixe cozinhar por uns 15 minutos, até ficar macio.
Sirva com arroz branco e mais pimenta, se gostar!


Só um comentário importante... Normalmente, na Bahia, as moquecas levam o azeite de dendê, tempero bem característico desta culinária. Eu, pessoalmente, acho que o dendê, embora saboroso, é um pouco indigesto. Por isso, foi suprimido desta receita... Mas se você curtir, é só acrescentar o dendê logo no início, no lugar o azeite! E Bón Appetit!!

4 comentários:

  1. Oiii Bia, que interessante essa receita, acredito que tenha ficado muito gostosa essa muqueca né? Já mandei pro e mail da minha prima que vai adorar, ela não come nada com bicho morto (como diz ela).

    Bjuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, meu marido fala que se o boi cair na água, ele já não pode comer a carne! rs...

    ResponderExcluir
  3. Ana, to fuçando seu blog e vendo os desafios.
    como boa capixaba, reconheço a "richa" entre a moqueca e a peixada.
    ehuehuehuhe

    daí, que já estamos chegando na páscoa, quero te propor um desafio, para preparar um prato típico daqui do ES, servido principalmente nessa época: torta capixaba.
    EU nunca me arrisquei, quem faz sempre é a tia, a mãe ou a tia.
    Como ainda nao tenho idade para isso, mas tendo a torta como meu prato preferido dentre todas as opções do universo, quero te propor esse desafio.
    E se um dia tiver a oportunidade de vir ao ES, te levo para degustar, combinado?! heuehuheue
    quero só ver se daqui a uns dias terei o prazer de ver o desafio aqui hein!!

    ResponderExcluir