domingo, 24 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Testar uma receita do livro de Silvia Percussi, da Vinheria Percussi!

Bucatini con Zucchine e Funghi alla Crema
Quando fui jantar na casa de nossos amigos Roberta e Carlos (que, por sinal, serviram um maravilhoso pernil de cordeiro assado com alecrim e um delicioso Risotto al Funghi), a Roberta me emprestou um livrinho com receitas de cogumelos, escrito por sua amiga Silvia Percussi, chef do restaurante Vinheria Percussi.

Algum tempo depois, coincidentemente, estava trabalhando em um projeto em Pinheiros quando vi que estávamos próximos do Vinheria. E lá fui eu, com minha amiga (e colega de trabalho também) Sofia, almoçar lá.

Foi simplesmente espetacular! A proposta do Menu del Giorno (Menu do Dia) é a seguinte: 2 opções de entrada, 2 opções de prato principal, 2 opções de sobremesa, por R$ 45,00/pessoa... Até aí, nada diferente da maioria dos bons restaurantes que oferecem menús especiais para o almoço, a um preço mais acessível! A surpresa ficou por conta da possibilidade de se provar todos os pratos do menu, em porções menores! Uma verdadeira degustação de pratos com inspiração italiana, saborosíssimos, requintados e elaborados com cuidado! Um show!!

Cheguei em casa, neste dia, e li com mais atenção as 60 receitas da Silvia sobre cogumelos (de aperitivos, passando por entradas, massas e chegando aos pratos principais)... E logo tive a oportunidade de testar uma delas, em um jantarzinho romântico com meu marido: Spaghetti con Zucchine e Funghi alla Crema (Spaghetti com Abobrinha e Cogumelos ao molho cremoso). Fiz só uma pequena adaptação: como não tinha spaghetti, usei o Bucatini, uma massa um pouco mais grossa, com furinho no meio.

fotos da net (site Destemperados.com e Restauranter.blogspot.com)
A receita é feita em 4 etapas: o cozimento da massa, a fritura das fatias finas de abobrinha, o preparo dos cogumelos na manteiga e a junção de tudo com um delicioso molho à base de creme de leite fresco!

Bucatini com Molho Cremoso de Abobrinhas e Cogumelos (para 4 pessoas)

  • 500 gr de bucatini ou spaghetti ou spaghettini (massa italiana)
  • 700 gr de abobrinhas pequenas, cortadas em fatias finas
  • 500 gr de champignons frescos fatiados finos
  • óleo para fritar
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto
Coloque água para o cozimento da massa (5 litros) com um pouco de óleo e sal.
Frite algumas fatias de abobrinha no óleo bem quente até começarem a dourar. Retire e coloque em papel absorvente para retirar o óleo. Repita este processo com toda a abobrinha. Reserve.
Aqueça outra frigideira e derreta a manteiga. Frite os cogumelos até secarem e começarem a dourar. Acerte o sal, coloque o creme de leite, deixe ferver um pouco, junte as abobrinhas e a pimenta do reino. Reserve aquecido.
Cozinhe a massa pelo tempo indicado na embalagem. Junte a massa ao molho e mexa até incorporar bem. Salpique o queijo parmesão e sirva em pratos aquecidos!

Bucatini com Molho Cremoso de Abobrinhas e Cogumelos

Adorei a receita! O resultado é um prato leve, cremoso, adocicado pelas abobrinhas e com sabor marcante dos cogumelos salteados na manteiga! Bón Appetit!!