quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DESAFIO: Preparar um "Queijo e Vinho" para os colegas do trabalho!

O pessoal do trabalho sugeriu que eu organizasse um Encontro de Final de Ano aqui em casa. O que para muitos é "trabalho", para mim, é diversão total! Adorei a ideia! Além de ser uma boa oportunidade de mais um Desafio!!

 Depois de definir a data do evento, comecei preparando o cardápio para um "Queijo e Vinho Incrementado"!!



Fiz o planejamento considerando que teria 2 meios períodos para preparar tudo:

1 Dia antes...
  • 13:00h - Elaboração da lista de compras (usando o mapa mental, lembram?), considerando o Cardápio
  • 13:30h - Supermercado
  • 14:30h - Preparo da massa das tortas (que devem descansar umas 2 horas na geladeira)
  • 15:00h - Preparo dos Cookies (15 minutos de preparo + 15 minutos de forno)
  • 15:30h - Preparo do Crumble (10 minutos de preparo + 30 minutos de forno)
  • 16:15h - Preparo do Bolo de Blueberries (15 minutos de preparo + 10 minutos de descanso + 15 minutos de forno + 30 minutos de forno (depois de se colocar o restante dos blueberries na massa previamente assada)
  • 17:30h - Preparo da Torta de Queijo (15 minutos para abrir a massa e fazer o recheio + 1 hora de forno)

  • 18:30h - Preparo da Torta de peito de Peru (15 minutos para abrir a massa e fazer o recheio + 1 hora de forno)
  • 19:30h - Descanso!!!!
No dia do Evento...

  • 14:00h - Preparo do Ratatouille (1 hora)

  • 15:00h - Preparo da Ceasar Salad: lavagem do alface, preparo do Molho da Ceasar + croutons (1 hora)
  • 16:00h - Arrumação das mesas, louças, copos, velas e enfeites de natal (2 horas)
  • 18:00h - Tudo pronto! Posso ir me arrumar!
  • 19:30h - Chegada da copeira que iria me ajudar a servir os convidados
  • 20:00h - Início do Happy Hour
Tempo de dedicação total ao evento: 10 horas e meia!!!

Os convidados trouxeram vinho (português, italiano, chileno...) e diversos tipos de queijo... Brie, Gouda, Gruyere, Grana Padano, Roquefort, Provolone... Uma delícia! O problema é que sobrou tanta coisa que eu vou ter que fazer outro Queijo e Vinho com eles!! Que problema, não?

Algumas fotos para dar água na boca...

Salada Ceasar

Ratatouille

Crumble de Maçãs

Bolo de Blueberries

Chocolate Choc Chip Cookies
Valeu, pessoal! Foi muito legal o nosso Encontro!! Espero que vocês tenham gostado!!

DESAFIO: Receber com carinho!!

As receitas que vou registrando neste blog são apenas instrumentos para algo maior... Agradar as pessoas que amamos... Quando decidimos preparar um prato ou um doce, no fundo, o que queremos, é ver a alegria de quem estará saboreando o que fizemos... E, é claro, receber uns elogios!

Por isso, ao contrário da maioria dos blogs de receitas, que apenas indica como preparar este ou aquele prato, aqui eu procuro mostrar como estas receitas podem ser transformar em eventos, dos mais variados tipos... Um jantar romântico com o marido ou namorado... Um almoço com a família... Um lanche com as crianças... Um chá com as amigas... Um happy hour com os amigos do escritório... Um jantar para um casal de amigos... E as pessoas se sentem muito prestigiadas quando percebem que os pratos foram preparados especialmente para elas, que houve uma preocupação do anfitrião ou anfitriã em agradar! Esta é a recompensa do trabalho que temos quando vamos preparar algo na cozinha!

Mas não basta preparar os pratos... É preciso criar o "ambiente"... Uma mesa bem caprichada, com uma louça bonita, suplaits, guardanapos decorados, vasinhos de flores ou velas... Nada caro, nada trabalhoso, mas demonstrando que foi feito com muito carinho para os convidados...


Mesa para um Chá da Tarde

Um lanche com os amigos no domingo...
A delicadeza do momento está nos detalhes...  Na combinação de cores, no leve perfume no ar... Na experiência que nossos convidados irão vivenciar na nossa casa! Invista um pouco de tempo nesta preparação...

Um banco no jardim convidando para um bate-papo...

E a comida passa a ser parte de um ambiente, de um contexto, de uma experiência que você está proporciando a quem você gosta...

Muffins servidos no jardim
Um Jantar a Francesa para um casal de amigos...
Este é o maior desafio: criar momentos assim... Momentos de pura felicidade!!

DESAFIO: Torta di Nada II, a missão!! Agora com blueberries!!

O Desafio de experimentar a Torta di Nada (ou Bolo de Uvas da Toscana) do Jamie Oliver foi um sucesso, mas algumas questões me intrigaram... Primeiro a foto do bolo no livro do Jamie O...



Nada a ver com o resultado obtido aqui em casa! Analisando profundamente a questão (rs... isso mesmo, questões gastronômicas também podem exigir uma capacidade analítica elevada!!!), decidi testar novamente a receita, agora com algumas mudanças... A primeira delas, utilizar blueberries (como fez o Jamie O., por sinal, pois as tais das uvas Fragola não são fáceis de achar, nem na Inglaterra, muito menos no Brasil...). E a informação que recebi que estas uvas são aqui conhecidas como Santa Isabel também não procede... Experimentei uma ontem no Natural da Terra e notei que, apesar de pequena, a tal da uva tem um caroço enorme, o que inviabilizaria um bolo recheado delas.

Além da opção pelos blueberries (que, aliás, estão bem "em conta" no Natural da Terra: uma caixinha de 100 gr por R$1,98), decidi fazer a receita inteira (no desafio anterior eu havia feito meia receita... por cautela e regime do povo aqui em casa!) e substituir metade da farinha integral por farinha normal. O bolo anterior ficou muito escuro, se comparado com a foto do livro... Além de lentes, luzes e filtros, que poderiam ocasionar a diferença de coloração, encontrei um outro site (aliás, lindo-maravilhoso, o "benchmark" dos blogs de gastronomia e culinária), chamado The Italian Dish, onde há a receita da Torta di Nada e fotos do resultado. Mais uma vez, achei a massa bem branca, diferentemente do resultado obtido com 100% de farinha integral... Olhem a foto do Italian Dish:


Torta di Nada - The Italian Dish
E a foto da minha primeira tentativa...


Torta di Nada - Desafios Gastronômicos
Dá prá notar a diferença... Os blueberries derretem mais e se espalham pela superfície do bolo... E a farinha não é tão escura...

Lá fui eu então, no preparo da Torta di Nada II, a Missão! Já rebatizado aqui para Bolo de Blueberries!!

Bolo De Blueberries

Ingredientes (para um Bolo grande)
  • Manteiga e papel manteiga para forrar a forma de 30 cm de diâmetro
  • 4 ovos grandes
  • 270 gr de açúcar
  • 180 gr de manteiga sem sal
  • 110 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 150 ml de leite
  • 1 colher de essência de baunilha
  • 200 gr de farinha integral
  • 200 gr de farinha branca
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • raspas das cascas de um limão e uma laranja
  • 600 gr de blueberries
Aqueci o forno a 175 graus. Untei a forma com fundo removível com manteiga e forrei com o papel manteiga. Bati os ovos e o açúcar na batedeira por 3 minutos, depois acrescentei a manteiga derretida, o azeite, o leite e a baunilha. Misturei bem e adicionei a farinha peneirada, o fermento e o sal. Por último, as raspas de limão e laranja, mexendo com uma colher de pau. Esperei 10 minutos a farinha absorver bem o líquido.
Misturei uma parte (1/3) dos blueberries na massa, coloquei na forma e alisei bem. Assei por 15 minutos. Retirei a forma e coloquei cuidadosamente o restante dos blueberries, voltando ao forno por mais 45 minutos, até ficar bem assado e as frutinhas começarem a estourar.

Vejam o resultado:

Bolo De Blueberries - Desafios Gastronômicos

Ficou espetacular! Os blueberries derreteram e a farinha normal deixou o bolo ainda mais leve e clarinho. Excelente sugestão para a ceia de Natal!!