Cinnamon Rolls dos Desafios Gastronômicos |
Anos depois, uma rede chamada Cinnabon chegou ao Brasil e começou a vender os Cinnamon Rolls ao estilo americano! Cheguei a prová-los, mas era uma extravagância calórica que eu não me permitia com frequência... E não podemos esquecer os Cinnamon Rolls vendidos no Starbucks, perfeitos para acompanhar um café e que podem ser levemente aquecidos se você pedir!
Quando comprei o tal livro inglês de Confeitaria (Illustrated Step by Step Baking), lá estava a receita de Cinnamon Rolls, só que em uma versão diferente: assados juntos em uma forma de torta e sem a cobertura exagerada de açúcar! Fiquei com água na boca imediatamente!!
Pesquisando um pouco mais sobre a receita, descobri que a versão original é européia, em países como Suécia, Finlândia, Noruega (Wikipedia). E que a versão que está no livro, onde os Rolls são "grudados" formando uma torta, é conhecida também como Boston Cake, mas ninguém conseguiu me explicar o que Boston tem a ver com isso! rs... Só sei que fica lindo!!!
Os ingredientes são simples (farinha, manteiga, ovos, leite, açúcar, canela, açúcar mascavo, fermento biológico...), mas a forma de preparo é bastante trabalhosa: prepara a massa, sova a massa, cresce a massa, abre a massa, prepara o recheio, recheia a massa, enrola a massa, corta a massa, coloca na forma, espera crescer novamente, pincela ovo, assa, prepara a calda, pincela a calda, salpica açúcar e canela! UFA!!!! rs
E prá complicar, me atrapalhei um pouco na receita por dois motivos... Primeiro, errei a quantidade de sal... (maldita falta de óculos e das letrinhas miúdas do livro inglês... era colher de chá de sal e eu coloquei uma colher de sopa!! Outro problema acho que foi o fermento que usei, que devia estar um pouco velho... E estes "probleminhas" fizeram com que a massa demorasse muuuuuito para crescer!! A primeira etapa de crescimento, quando a massa tem que dobrar de volume (normalmente de 1 a 1 hora e meia), levou 3 horas!! Depois, a segunda etapa de crescimento (que deveria levar 1 hora), também levou 3!!! Ainda bem que eu tive paciência em esperar e acabei conseguindo uma massa bastante macia... Se tivesse seguidos os tempos normais, certamente teria ficado "borrachento"!
Embora eu tenha ficado o dia todo às voltas com os Cinnamon Rolls, foi uma delícia prepará-los! E delícia maior foi provar este doce macio, amanteigado, com sabor forte de canela e açúcar mascavo! Depois que esfria, é só esquentar o Roll alguns segundos no microondas e ele volta a ficar macio e saboroso! Testei até congelar o doce e descongelá-lo diretamente no microondas por 1 minuto! Ficou com a textura perfeita, como se tivesse acabado de assar!! Da próxima vez (e certamente haverá uma próxima vez... rs), assarei os Cinnamon Rolls separadamente e não em formato de torta... Que tal??
Pessoalmente, a calda típica americana não me fez falta, mas, para meu marido Alê, os rolls poderiam ter ficado mais "molhadinhos"! E você, como vai preferir o seu??
Cinnamon Rolls (12 unidades)
Para a massa- 1/2 xícara de leite
- 7 colheres de sopa de manteiga
- 1 1/2 colheres de sopa de fermento seco biológico (tipo fermix)
- 1/4 xícara de açúcar
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 ovo e 2 gemas
- óleo para untar
- água (se necessário)
- forma redonda com fundo removível de 30 cm
- 2 colheres de sopa de canela em pó
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo para pincelar
- 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
- 3 colheres de sopa de água
- açúcar mascavo e canela (sobra da mistura utilizada no recheio)
Prepare o recheio, misturando o açúcar mascavo e a canela.
Amasse novamente a massa e, com a ajuda de um rolo, abra um retângulo de 30 x 40 cm. Pincele com a manteiga derretida. Polvilhe a mistura de açúcar e canela, deixando uma faixa na parte mais estreita sem polvilhar. Reserve um pouco da mistura para a cobertura, no final do preparo. Pressione a cobertura com as mãos, para aderir bem. Pincele a parte sem açúcar e canela com o ovo batido. Enrole pela parte mais estreita, em direção à faixa que foi pincelada com o ovo. Pressione bem para o "rocambole" grudar. Corte o rocambole em 12 fatias e as acomode em uma forma redonda de fundo removível de 30 cm untada com manteiga. Coloque as fatias na forma e deixe descansar por mais 1 ou 2 horas, até ficar bem crescido.
Aqueça o forno (180 graus). Pincele o restante do ovo batido por toda a superfície do pão. Deixe assar por 25 a 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar um pouco. Enquanto esfria, prepare a calda de açúcar, misturando a água e o açúcar confeiteiro e aquecendo no microondas por 30 segundos, para dissolver bem.
Pincele a calda por toda a superfície do pão e polvilhe a açúcar e a canela.
Bom, e se você não achou que eles ficaram suficientemente doces e gostosos, e queira colocar a cobertura extra ("american style"), veja a receita que encontrei no site King Arthur Flour, bem fácil de fazer: 1 1/4 xícaras de açúcar confeiteiro, 1/2 colher de chá de baunilha, 4 a 5 colheres de sopa de creme de leite fresco ou leite integral. Bata tudo com o fuê até engrossar. Despeje sobre os Cinnamon Rolls previamente aquecidos.
E Bon Appetit!
Espetacular! Muito bom! Muito bom! Macio, leve, uma delícia!
ResponderExcluirObrigada, amor!! Cozinhar para você é um prazer!! Sempre!!
ResponderExcluirBia, essa receita é muito comum no sul. Mas é chamada de "cuca" também... o recheio e cobertura são feitos, muitas vezes, de coco ralado.
ResponderExcluirNossa, Fernanda! Tem muita variação da tal "cuca", não?? Aqui mesmo no blog já postei duas receitas de cuca (com blueberries), mas com massa de bolo... Realmente, há "cucas" feitas com fermento para pão, semelhantes a um pão doce! E este formato "enrolado" fica lindo, não? Adorei a ideia do côco! Bjs, Bia
ResponderExcluirPassei boa parte do dia fazendo o Cinnamon Rolls... Maravilhosos... Só que os meus queimaram um pouquinho na parte que ficou em contato com a assadeira... Tem alguma dica para evitar isso? montei em cima de uma assadeira de pizza, um ao lado do outro, e eles espalharam um pouquinho... Ficaram ótimos... Também fiz novamente o filão branco... Só que acrescentei torresmo... Você tem razão... fazer pão vicia.... É muito relaxante... Abraços e obrigada pelo Blog. Sandra Vaz (São Paulo/SP)
ResponderExcluirSandra, você é muito corajosa!! Parabéns!! Quanto às suas dúvidas: a forma de pizza não é o ideal para esta receita, por dois motivos. O primeiro é que a forma de pizza é mais fina no fundo, exatamente porque se quer "dourar" bem o fundo da massa... Por isso os Rolls queimaram um pouco... O outro é que a borda é muito baixa e os Rolls precisam de "sustentação" nas laterais para crescerem sem espalhar... Beijos, Bia
ResponderExcluirOi Bia, o Cinnamom nos EUA tem uma calda branca por cima... será só o açúcar de confeiteiro e água????
ResponderExcluirOlá Bibianna (adorei seu nome, somos quase xarás: meu marido me chama de Bibi e meu primeiro nome é Anna, com 2 "n"!! rs), sobre a calda tipo "americana": veja no final do post a receita (vai açúcar confeiteiro e creme de leite ou leite...). Bjs, Bia
ResponderExcluirParabéns!!! As fotos do "passo-a-passo" me incentivaram (e muito!!!) a fazer a receita tb!!! :D
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirGostaria de saber aonde entra os ovos da massa.
No passo a passo da massa não vi mencionar os ovos?
Acabei de fazer a massa e ela esta descansando e reparei q não usei os ovos citados nos ingredientes da massa. Poderia me ajudar??
Obrigada.
Nossa Bianca... mil perdões, mas havia um erro no modo de preparo... O ovo e as 2 gemas entram no preparo da massa... Já está corrigido, me desculpe! Como sua massa já foi feita sem os ovos, acredito que crescerá bem, mas ficará menos macia... Bjs, Bia
ResponderExcluirOi Bia!!
ResponderExcluirResolvi dar a massa para o meu filho fazer o que ele quisesse, por sinal, ele ficou super feliz em participar na cozinha. Depois falo se o q ele fez deu certo!! Rsrs. Acabei fazendo tudo de novo!! Só vi a resposta agora, mas acabei fazendo o q vc escreveu. Não fique chateada, pois eu, meu marido e meu filho nos divertimos juntos na cozinha! Obrigada pelo carinho!! Depois te falo como ficou!!
Bjs,
Bia!! ( só deu Bia's por aqui!!!)
Bianca! Você foi simplesmente maravilhosa! Transformou o limão em uma limonada! Parabéns pelo bom humor e carinho!! Adorei!!
ResponderExcluirOi querida!!
ResponderExcluirEsqueci de responder...
Meu filho e meu marido preparam um pão com recheio de queijo minas e peito de Peru. Ficou ótimo!! E os meus cinamonrolls ficaram tão gostosos q estou fazendo de novo hoje!!! Parabéns pelo blog, estou adorando!!
Um grande beijo!!!
Bianca, você é muito gentil!! Fiquei contente em saber que você repetiu a receita! Mesmo com os "percalços" da primeira experiência! Bjs, Bia
ResponderExcluirOi Bia! Adoro o seu blog e tem feito as suas receitas e tem dado super certo. Comecei pelos cinnamon rolls, que minha filha tb ficou viciada por
ResponderExcluirocasião de viagem a disney, rs. Já fiz o cordeiro e o cuscus marroquino tb e ficou muito bom. bjs Fátima
Olá Fátima! Que bom que está curtindo as receitas! Bj grande, Bia
ResponderExcluirFiz a receita nesse domingo. Eu e minha esposa adoramos a receita.
ResponderExcluirDa próxima vez deixarei a massa mais fininha! :)
Fiz alguns acrescentando passas ao recheio. Ficou muito bom!!!
Igor, que legal a ideia das passas!! Bjs, Bia
ResponderExcluirnão precisa ir tão longe...rs na minha terrinha (Pomerode-SC) tem essa delicia tbem só q com recheio de côcoooo, tudooo de bom!!!=)
ResponderExcluirOlá Juliana! Que legal ter uma leitora de Pomerode!! Adoro a sua cidade!! Sempre que vamos ao Sul (temos amigos que moram em Floripa), damos uma passada aí! Nossos filhos adoram a comida e principalmente os doces (como o Chocolate Nugalli)! É uma cidade incrível, organizada e limpa! Fico orgulhosa dos meus parentes alemães!! rs... Bjs para vc! Bia Freitag
ResponderExcluirFiz essa receita e ficou muito saborosa, porém o pãozinho ficou duro, onde será que eu errei? Segui seu passo a passo, o que fiz com a manteiga foi usar 105g ( cada colher 15g ) correto? se possível me dê a dica para deixa-los macios.
ResponderExcluirQuero aproveitar para deixar aqui meu elogio, pois seu blog é muito bem escrito e ilustrado.
Olá Paulo! A dica para o pãozinho ficar macio é esquenta-lo por alguns segundos no microondas, na hora de servir! Ele realmente "endurece" um pouco quando esfria, porque a massa é muito amanteigada! Me conta depois se deu certo! Bjs, Bia
ResponderExcluirBoa dica Bia, ficou perfeito!,
ResponderExcluirAhh fiz também seus profiteroles e todos em casa adoraram, o próximo que irei tentar é o pato.
Eu acho que poderia usar valores em gramas e não em colheres, pois fica bem confuso. Acabei exagerando na manteiga, por isso a massa ficou bem oleosa, nem sei se vai dar certo. De qq forma, eu amo esse doce, vou tentar de novo quando encontrar uma receita com os valores convertidos.:)
ResponderExcluirOlá Adriana! Obrigada pela sugestão. A receita original (do Livro Illustrated Baking) não era em gramas. Da próxima vez que fizer a receita, vou pesar os ingredientes para colocar em gramas também! Abraço, Bia
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirFiz a receita pela segunda vez ontem. Usei farinha integral nas duas vezes, ficou uma delícia!
Para quem está em dúvida sobre as medidas em gramas vai a dica:
1 colher de manteiga = 15g. (Um tablete de manteiga tem 100g)
1 colher de fermento = 10g (ou um envelope daquele fleischmann)
Mas eu sugiro diminuir um pouco a manteiga da massa, usar um tablete de 100g para toda a receita, ou seja retire duas colheres do tablete para o recheio e use o que sobrou para a massa.
Outra sugestão, a calda com acuçar de confeiteiro é essencial para a receita! Não deixe de fazer! Fica fantástico!
Tainá! Adorei suas dicas e comentários!! E muito legal você fazer com farinha integral! Vou tentar da próxima vez, pois fica mais saudável! rs
ResponderExcluirObrigada pela receita! Minha massa está descansando. Só queria dizer que essa receita não é a de cuca aqui do RS, é só digitar "receita de cuca" e olhar as imagens no google que você vai ver. É um tipo de pão doce, como tantos, mas se difere muito no modo de fazer dos rolos de canela. Parabéns pelo blog, cheguei aqui pelos Cinnamon Rolls, mas já vi ótimos desafios para mim por aqui!
ResponderExcluirTerminei! Maravilhoso! Achei meio sequinho, fiz o molhozinho aquele, ficou ótimo!
ResponderExcluirDébora, quando ele esfria, endurece um pouco mesmo! Aí, é só aquecer alguns segundos no microondas e... Pronto! Fica macio de novo!! Bjs, Bia
ResponderExcluirA massa já está descansando, só fiquei na dúvida na quantidade de margarina na massa: 7 colheres de sopa são quantos gramas? Depois comento como ficou...
ResponderExcluirCalcule 15 gr por colher de sopa! Abraços e depois me conte como ficou o resultado final!
ExcluirEstou aqui preparando os meus. Segui a receita a risca, mas assim como a sua primeira vez os meus já estão descansando a 2 horas e nada de crescerem. Vou continuar esperando.
ResponderExcluirPuxa, está frio onde você está? Colocou em local bem protegido e coberto?
ExcluirBia, a receita deu super certo, obrigado, acabei de tirá-la do forno, comecei hj às 10:30 h, com muita paciência, a massa cresceu bastante em duas horas, eu segui a sua receita, dentre tantas outras que eu pesquisei, achei a sua mais detalhada, cheia de info. além de simples e direta, fácil de fazer, apesar de não ser rápida, acontece que ficou uma delícia, no ponto - assim como os cinn. rolls que eu comia em Boston na Bakery do Whole Foods Market de Cambridge, onde morei, só não testei a calda doce, tbm típica em Boston, uma calda branquinha que deixava a massa ainda mais suculenta, mas de qq forma, estou realmente muito satisfeito com o resultado, ps: eu adicionei uva passa e noz triturada, uma mistura de danese c/ cinn. roll, com o toque aveludado das nozes, apesar do calor de 38 graus C. agora, excuse me, pois vou tomar café da tarde às 17:38 h. Many thanks!
ResponderExcluirDaniel, obrigada por vir aqui contar a sua experiência!! É muito legal quando uma receita dá certo, mas é mais legal ainda quando o resultado nos remete a lembranças queridas! Um abraço, Bia
ExcluirOi Bia,
ResponderExcluirParece uma delicia vou testar e provar.
Se você não se importar post esta receita no meu blog: http://sobrearochadocristo.blogspot.com/2014/02/cinnamon-rolls.html
Se tiver algum problema eu posso retirar.
Que Jesus te abençõe e proteja sempre a você e todos os seus.
Olá Ruth! Que bom que gostou da receita! E não há problema nenhum em postar no seu blog! Afinal, você fez várias referências aos Desafios! Fiquei honrada! Bjs, Bia
ExcluirAndo há imenso tempo para experimentar esta delícia que eu adoro! E acho que depois de ver tão boa descrição e estas fotografias maravilhosas não vou conseguir resistir por muito mais tempo! :P Parabéns pelo blogue e obrigada pela partilha. :)
ResponderExcluirOlá Chinesinha! Boa sorte no desafio! Me conte se deu certo depois! Bia
ExcluirAdoro essa receita!!! Como tenho máquina de pão, faço o processo de amassar, sovar e crescer todo nela! É muito prático! Depois tiro, abro, enrolo e deixo crescer novamente, já na assadeira! A única coisa que não acerto é a calda com açúcar de confeiteiro...rs
ResponderExcluirAnna Biaaaa, socorrooo estou de dieta, mas nao consigo entrar no seu magic blog e sair ileso !! eu morei muitos anos nos USA ai por questoes de ordem pessoal vim para o Brasil e ja estou aqui a uns dez anos ! Pois e ... vivia sonhando com os cinnamon rolls, que eu comia todos os dias na Clementine Bakery 299 Greene Ave. Brooklyn, NY !!
ResponderExcluirSerio....... de sonhar mesmo de vontade ! ai vim pesquisar uma torta inglesa que comi no interior da Inglaterra a muito tempo e acabei achando as maos de fada ( as suas, ainda bem que vivo sozinho senao nao ia conseguir eliminar peso nunca OBS : viu que eu disse ELIMINAR ne por que se a gente perde encontra rapidinho) rsss
Na hora parti pros Cinnamon Rolls, so posso te dizer que neste momento estou empanturrado e ate minha vizinha querida entrou na dança e comeu de lamber os beiços tbem ! So posso lhe dizer um baita obrigado e que neste momento estou gordinho mas feliz !! kkkkkkkkkkk
um smackk proce
Thomas, adorei o seu comentário! Super divertido! rs... E que bom que gostou dos Cinnamons! Me deu até vontade de fazer AGORA!! rs (pena que estou no escritório e aqui não tem cozinha!! rs)
ExcluirDelicioso.... aqui em casa estamos nos matando de comer.... acabamos de fazer e fica perfeito!!! Adoramos a simplicidade da receita.... soh eh preciso paciencia para deuxar crescer.., muito obrigada por compartilhar....
ResponderExcluirBia, enquanto escrevo, espero que esfrie um pouco mais meus cinnamon rolls... o que provei está uma delícia, e achei que não precisa da cobertura extra de açúcar, esta perfeito assim! Obrigada por aceitar e desventar este desafio!!! O próximo seu que vou fazer vai ser a receita de bagels, que eu adoro! bjs Cris
ResponderExcluirah, me esqueci de dizer que bati a massa na maquina de pão e deu certo!
ExcluirBia adorei a receita,parabéns!! bjus
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pela receitinha,esse pãozinho me lembra de uma senhora americana que fazia essas gostosuras para minha família quando criança.Me arrisquei a fazer,não ficaram tão lindos iguais os seus,mas muito gostosos,compartilhei sua receita em meu blog e dei os seus créditos ok?Beijinhos e muito obrigada
ResponderExcluirOlá Bia! Obrigada pela Receita.
ResponderExcluirHá um tempo máximo para o descanso nas duas etapas da massa? Por exemplo, se deixasse a primeira massa descansando por umas 6 ou 8 horas e a segunda etapa também pelo mesmo tempo, teria algum problema, principalmente nesta época mais fresca do ano? Obrigada. Fátima
Olá Bia, a tempos estou procurando uma receita prática de cinnamon rolls. Será que dá pra fazer individuais? Pq aí fica mais prático armazenar. Ou somente juntos na forma? Obrigada
ResponderExcluirOla! Acabei de fazer essa receita maravilhosaaaaaa...amei. A massa e muito boa de trabalhar, nao tem erro, e o sabor perfeito. Ja quero fazer denovo. Obrigada por dividir conosco esta receita maravilhosa.
ResponderExcluir,
Que bom que deu certo!!!!! Bjs
ExcluirBia!!!!!!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!
Morei Em Minnesota, EUA e sentia tanta vontade de comer esta delicia.
Fiz e ficou maravilhoso! Transportei-me aos meus cafes.
Agora vou experimentar a receita dos muffins.
Bjs
Querida Maria de Fátima! Obrigada você por vir aqui e deixar o seu comentário sobre a receita! E que bom que deu tudo certo! Não deixe de me contar como foi a experência dos muffins! Um grande abraço, Bia
ExcluirBia, acabei de fazer a receita. Ficou gostoso mas nao cresceu tanto e nem ficou tao fofinho. A massa é um pouco mais pesada pela quantidade de manteiga q vai né?!
ResponderExcluirRafaela, se o dia estiver frio, demora mesmo pra crescer. Já chegou a levar 2 horas o primeiro crescimento! E é sim por causa da manteiga, que deixa a massa mais densa. Se tentar de novo, espere mais tempo para crescer! Aí vai ficar mais macio! Bj, Bia
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirAdorei seu blog, essa é a primeira receita que faço, ficou fantástico, mas acho que minha forma era pequena e cresceu muito, muito mesmo. Nos outros fins de semana experimentarei outros desafios gastronômicos!😁
Obrigada pela receita e parabéns pela qualidade dela é pela sua iniciativa!
Abraços
Obrigada Aline!! E não deixe de me contar seus próximos desafios gastronômicos! Um grande abraço, Bia
ExcluirOi Bia! Parabéns pelo blog! Vc disse que dá para congelar. Com quanto tempo de antecedência será que posso fazer isso? E por acaso algum dia Vc descongelou direto no forno elétrico ou só no microondas? Se positivo, qual o tempo para descongelar no elétrico? Muito obrigada!
ResponderExcluirDescongelamento na geladeira ou em temperatura ambiente. Não recomendo o micro. E para aquecer, pode ser o forno elétrico (o suficiente para ficar macio de novo). Bjs!
ExcluirBoa tarde!!
ResponderExcluirPosso substituir a manteiga por margarina??
Bjs
Amanda, poder pode... mas o sabor da manteiga é bem melhor... Abraço! Bia
ExcluirUma correção King Arthur Flour e não Floor um e farinha o outro chão
ResponderExcluirCorrigido o Flour... mas o outro erro não entendi!
ExcluirBoa noite. Morei nos EUA por 7 meses em 2008 e me apaixonei pelos cinnamon rolls. Hj depois de muito tempo querendo resolvi fazer. Já enrolei, esperando acabar de crescer pra colocar no forno. Depois conto como ficou. Fiz duas receitas.
ResponderExcluir