sexta-feira, 27 de maio de 2011

DESAFIO: Preparar hamburgueres para 16 pessoas no barco!!

Cheese Salada da Bia
O final de semana se aproximava e as perspectivas eram animadoras! Tempo bom e muitos amigos queridos indo passear conosco (alguns no nosso veleiro, o Black Swan e outros em seus próprios barcos). E o grande evento do final de semana seria o jantar no sábado! Mas, o que preparar em um barco, para 16 pessoas?? O Alê me deu a ideia: uma hamburgada na churrasqueira!! Diferente e prático!!

Mas nada de comprar hamburgueres prontos!! O Desafio era eu mesma prepará-los! E, quando fiz as contas, percebi que precisava fazer 40 hamburgueres!! Delícia!!

Comprei 4 quilos de carne moída de primeira, sem gordura e, na quinta feira, com a ajuda do meu maridão, preparamos os 40 hamburgueres!

A receita é muito simples: carne moída, bacon picado, catchup, mostarda, molho inglês, sal e pimenta! Calcule 2 hamburgueres por pessoa, 100 gramas de carne e 10 gramas de bacon cada. Os demais ingredientes são a gosto do freguês... rs. Mistura-se tudo com as mãos e, com a ajuda de uma tampinha redonda de ziploc, molda-se cada hamburguer! Fiz uma bolinha e apertei com a tampa, fazendo movimentos circulares para dar o formato desejado. Embalei alternando cada peça com quadradinhos de papel manteiga e congelei!! Quatro sacos com 10 hamburgueres cada! Para mais detalhes da receita, clique aqui!

Na hora de prepará-los, o Alê ficou com todo o trabalho... Afinal, "operar" a churrasqueira no barco não é para qualquer um!! Eu só tive que arrumar os complementos: Queijo prato em fatia (25 gramas para cada hamburguer), maionese, catchup, mostarda, alface e tomate em rodelas! Assim cada um podia "customizar" o seu sanduíche!!

Hamburgueres na churrasqueira do Black Swan
Foi um sucesso! E tudo acompanhado de vinhos deliciosos, contribuição de nossos amigos da lancha Duvel!! No final, o povo já pedia "dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergerlim..." kkkk

Mas a hamburgada não parou por aí... Sobraram 10 hamburgueres para o almoço do domingo!! Aí, fomos mais criativos ainda...

Nosso passeio era ir até o Saco do Mamanguá, na calma e deserta Praia do Sombreiro... Depois de mergulhar, passear e explorar a região, a fome apertou... De quem lembramos, então??

O Alê foi até o Black Swan e trouxe todo o kit para "farofa na praia deserta"... Não é a primeira vez... Lembram do "super" almoço que fizemos com o Milton e o Antônio?

Fogareiro, chapa, hamburgueres e os complementos!! Tudo pronto para a ação!


O resultado ficou prá lá de apetitoso... Simone (minha amiga "marinizada") e eu fizemos uma boa dupla... Eu fiquei na chapa, a Simone ficou na montagem! Os sanduíches ficaram até mais bonitos e gostosos que os da noite anterior!



Mas, o toque de "chef" ficou por conta do Alê, que pediu um "Cheese Brie", com pedaços de brie que levamos para as entradinhas!! Ficou sensacional!! Um sanduíche totalmente gourmet:

Cheese Brie! Totalmente gourmet!

E o melhor, tudo isso com a vista mais linda que uma "cozinheira" pode ter enquanto cozinha... Dá prá acreditar??

Praia do Sombreiro - Saco do Mamanguá - Paraty RJ