segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

DESAFIO: Desejar Feliz Natal a todos com um Bouche de Noel!

Para comemorar o Natal com uma receita inédita e cheia de tradição, o desafio foi preparar um Bouche de Noel, ou Tronco de Natal! A tradição é francesa e começou com os camponeses que comemoravam a época de Natal levando um tronco para casa. Este tronco era lavado, enfeitado, regado com vinho e, depois de orações da família ao redor do fogo, pedindo proteção e fartura, o tronco era queimado até virar cinzas.

Com o passar do tempo, o tronco de madeira virou uma sobremesa preparada na época do Natal. Depois de olhar várias fotos na internet e pesquisar algumas receitas, resolvi criar a minha versão do Bouche de Noel: uma massa de pão de ló, um recheio de chantilly com amoras frescas e, para o efeito do tronco, uma cobertura macia de ganache.

Para ficar mais realista, depois de montado, o rocambole deve ser levemente entortado e amassado, e os veios da madeira devem ser feitos com a ajuda de um garfo. Para as laterais, utilizei um saco de confeitar para fazer o efeito do miolo do tronco. Para finalizar, utilize enfeites de natal! Em algumas fotos que vi, são colocados "cogumelos" de marzipan, duendes, pequenas árvores... Lindo!

Bouche de Noel com Frutas Vermelhas

Massa

  • 4 ovos
  • 75 gr de farinha peneirada (1/2 xícara)
  • 125 gr açúcar peneirado (3/4 xícara)
  • 5 gotas de essência de baunilha
Recheio
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas (framboesa, blueberry, amora...)
  • papel manteiga/ forma de 33 x 22
Cobertura
  • 300 gr de chocolate picado
  • 200 ml de creme de leite fresco
Preparo: Aqueça o forno a 180 graus. Prepare a massa. Bata as claras em neve com a batedeira. Reserve. Bata as gemas com o açúcar (dica: peneire as gemas para tirar a pele que deixa gosto de ovo na massa). Junte a farinha e as gotas de baunilha. Bata até ficar bem homogêneo. Junte as claras em neve e misture delicamente (não use a batedeira). Forre a forma com papel manteiga. Distribua a massa na forma e leve para assar por 5 minutos (até dourar). Deixe esfriar um pouco. Prepare o chantilly, misturando o creme de leite (dica: deixe o creme de leite antes de bater por 30 minutos no congelador, para o chantilly não desandar) e o açúcar de confeiteiro. Depois do creme ficar espesso, misture delicadamente as frutas vermelhas picadas. Reserve na geladeira. Forre uma bancada com um pano de prato limpo. Por cima, coloque um pedaço de papel manteiga salpicado de açúcar de confeiteiro. Retire a massa da forma virando-a sobre o papel manteiga com açúcar. Retire delicamente o papel que foi assado com a massa. Distribua o chantilly em toda a massa e, por cima, a geléia de frutas (Dica: se estiver muito espessa, dissolva-a em um pouco de água). Comece a enrolar o rocambole pelo seu lado maior (Dica: use o pano de prato para ajudar a modelar bem o rocambole). Leve para gelar.


Prepare a cobertura de ganache: aqueça o creme de leite fresco até ferver. Misture ao chocolate picado e vá misturando lentamente, do centro para fora, até ficar totalmente homogêneo. Deixe esfriar em um bowl com gelo. Quando ficar espesso, cubra todo o Bouche (com uma colher ou com um saco de confeitar). Faça ranhuras com um garfo por toda a cobertura. Finalize as laterais com um saco de confeitar com bico de pitanga pequeno, fazendo um desenho circular (que imite a parte interna de um tronco). Decore com motivos natalinos. Se desejar, salpique açúcar confeiteiro para finalizar. Deixe na geladeira até a hora de servir.



Bon Appetit e Feliz Natal a todos!! São os votos dos Desafios Gastronômicos a todos os que participaram das nossas aventuras gastronômicas neste ano!!!