quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DESAFIO: Fazer os lindos quadradinhos de frutas secas da Helena Gasparetto!

Quadradinhos de Frutas Secas
(Helena Gasparetto)
Estava eu, na cozinha, twitando (algo impensável para uma cozinheira anos atrás, mas totalmente comum nos dias de hoje...) quando recebi um twit que direcionava para o blog da Helena Gasparetto. Além do blog todo ser muito bonito, com fotos maravilhosas, uma receita me chamou particularmente a atenção... por sua beleza, criatividade e facilidade. Eram quadradinhos de chocolate meio amargo e branco, cobertos por frutas secas... figo, damasco, amêndoas, nozes, passas... (olhem a foto tirada por ela, ao lado...) Logo pensei: mais uma opção de presente de Natal, dentro dos potinhos herméticos de vidro que eu comprei! Não tenho muita experiência em trabalhar com chocolate (especialidade da Helena, cujos brigadeiros são famosos...), mas resolvi tentar.

Fui ao mercadão de Santo Amaro para comprar os ingredientes. Olha que linda a banca de frutas secas que eles montaram especialmente para o Natal:


Quadradinhos de Frutas Secas da Helena Gasparetto

Ingredientes (para uns 30 quadradinhos)
  • 250 gr de chocolate meio amargo
  • 250 gr de chocolate branco
  • 30 gr de passas brancas
  • 30 gr de passas pretas
  • 150 gr de damascos cortados ao meio (ou inteiros, se forem pequenos)
  • 150 gr de figos secos (cortados em pedaços, sem o cabinho)
  • 30 gr de nozes
  • 30 gr de amêndoas
Com todos os ingredientes à postos, comecei o preparo. Inicialmente coloquei para torrar no forno as amêndoas e as nozes (cerca de uns 15 minutos). Derreti o chocolate meio amargo (3 minutos de potência média + 1 minuto depois de mexer bem), temperei (resfriamento rápido em uma travessa com gelo, até ficar morno mas não duro), coloquei em uma assadeira retangular pequena, forrada de papel manteiga (aqui, cuidado! não use assadeira com cantos arredondados, pois os quadradinhos das pontas não ficam tão quadradinhos assim... experiência própria! rs) e coloquei na geladeira enquando derretia o chocolate branco (mesmo procedimento do outro). Tive um pouco mais dificuldade com o chocolate branco, pois usei o Laka e não o chocolate próprio para cobertura. Ele empelotou um pouco. Cobri o chocolate meio amargo com o chocolate branco e, por fim, coloquei todas as frutas secas aleatoriamente distribuídas, apertando bem para que não ficassem soltas.
Coloquei no freezer para congelar por uns 30 minutos, desenformei e cortei em quadradinhos:

Quadradinhos de Frutas Secas da Lena Gasparetto by Bia
Depois de descansarem a temperatura ambiente por 24 horas, estavam prontos para serem embalados nos meus potinhos herméticos! Não ficaram tão bonitos quanto os da Helena, mas para uma primeira tentativa, valeu!! Tenho que usar a forma correta (sem cantos arredondados), congelar melhor o chocolate antes de corta-lo, para que as frutas também fiquem com o "corte" perfeito!

4 comentários:

  1. Beatriz!

    Tão gentil esse seu post!
    Olha, eu achei que ficaram lindos demais, verdade! E a sua ideia de fotografar "in loco" as frutas secas, é bárbara.

    Você fez direitinho, parabéns e um beijo

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    ADOREI a sugestão!!
    Passei um ano guardando os potes de vidro da geléia Homemade (que são lindos) para fazer algo no Natal.
    Chegou a hora e eu estava na dúvida...
    Achei!!!
    Obrigada Helena Gasparetto e Bia!!!
    Beijos
    roberta cosulich

    ResponderExcluir
  3. Rô, você sabe que eu tenho a mesma mania?? Adoro aqueles potes de geleia! E guardo também os potes da Hemmer! rs... Agora chegou a hora de usar! rs... Bjs e sdds! Bia

    ResponderExcluir
  4. Querida Bia,
    Sabia que você ia postar um monte de receitas de natal pra gente fazer para nossa ceia.
    Obrigada pelo empenho das fotografias, do texto bem escrito. Você é muito dedicada.
    Beijos
    Margareth - RJ.

    ResponderExcluir