domingo, 29 de janeiro de 2012

DESAFIO: Preparar Churros com a maquininha que a Mali me deu!

Churros com Doce de Leite

Minha amiga Mali (a "japa rebelde do Fresh Harissa") é a culpada por este desafio! Na sexta feira ela chegou ao trabalho e me trouxe, de presente, uma maquininha de plástico para fazer churros!! E me disse: "Olhei a receita que está na embalagem e achei muito estranha, pois não vai fermento na massa! Deve estar errada! Então eu trouxe prá você testar! Está desafiada!! rs"

Prá falar a verdade, também achei estranho não ter fermento na massa... Dei umas pesquisadas na internet e é isso mesmo, a massa do churro é semelhante à massa "choux" (aquela das bombas, carolinas e profiterolis), que é cozida antes de fritar ou assar! Até encontrei um vídeo do Edu Guedes ensinando como se faz, bem passo a passo.

Acabei fazendo a receita da embalagem, que levava 2 xícaras de água, 2 colheres de sopa de manteiga, pitada de sal, 2 xícaras e meia de farinha. Mas achei a massa meio "dura" e sem gosto, por isso reduzi a quantidade de água e farinha e mantive a de manteiga (o que a deixará mais macia), e, como está na receita do Edu Guedes, acrescentei o açúcar, que deixará a massa com mais sabor.

A "maquininha" de churros
A maquininha funcionou razoavelmente bem para a massa, mas foi simplesmente um desastre para o recheio... Eu usei o Doce de Leite Aviação que é super pastoso (dá para ver na foto, não dá?), mas, mesmo assim, tive que fazer uma força absurda no êmbolo. Para vocês terem uma ideia, eu segurava o churro com uma das mãos e, com a outra, segurava o corpo da maquininha, empurrando o êmbolo com o abdômen... E, mesmo assim, saia pouco recheio pelo bico e começou a vazar doce de leite por outros orifícios "não oficiais" da maquininha... Suuuper ergonômico, não acham? kkkkk

O Ian (grande interessado no resultado final do desafio) entrou na cozinha e, vendo a cena bizarra de utilização do abdômen no preparo da receita, me perguntou: "Tá tudo bem, tia, você tá precisando de ajuda??"

Por isso, concluí que a melhor opção é utilizar um saco de confeitar com bico grande de pitanga e servir o recheio em um potinho à parte, para "mergulhar" os churros!! Eu fiz churros "grandões" (10 unidades), mas você pode fazer mini churros, mais delicados!

Churros com Doce de Leite 
  • 1,5 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
  • 2 colheres de sobremesa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela para polvilhar
  • Doce de leite para rechear
Ferva a água com a margarina, o sal e o açúcar. Abaixe o fogo e acrescente a farinha mexendo bem até desgrudar da panela, deixando cozinhar um pouco. Desligue o fogo e deixe a massa ficar morna. Vá colocando pedaços da massa na "maquinhinha" e modele os churros, pressionando o êmbolo. Se usar o saco de confeitar, coloque toda a massa e vá modelando os churros. Reserve em uma travessa.



Aqueça o óleo em uma frigideira de fundo alto. Frite 3 churros de cada vez até ficarem dourados. Retire o excesso de óleo com papel absorvente.




Polvilhe os churros com açúcar e canela e recheie com o doce de leite ou sirva-o à parte!

Churros com Doce de Leite
E, Malizinha, não precisa de fermento mesmo!!! Desafio cumprido!!! rs