sexta-feira, 21 de março de 2014

DESAFIO: Tortillas e suas mil e uma utilidades

Tortillas com Chilli Beans by Desafios Gastronômicos
Depois de testar as receitas de Naan (pão indiano) e Pão Pita (sírio), mais uma receita de "flat bread" (ou pães achatados), agora de origem mexicana: as Tortillas! Muito fáceis de fazer, levam fermento para bolo (e não o fermento para pão, como as outras receitas) e gordura hidrogenada (para a massa ficar maleável depois de cozida) e são grelhados rapidamente na frigideira antiaderente! Nesta receita, também retirada do livro Illustrated Baking, fiz a versão com farinha de trigo, mas há também as "tortillas" feitas com milho (que testarei em um próximo "desafio"!).

A única "pegadinha" desta receita é a temperatura da frigideira, que deve estar bem quente... Se a temperatura não estiver alta, a massa vai cozinhar e ficar dura... O ideal é que fique bem tostada (formando "bolhas") e bem maleável, para ser dobrada. Depois que estiver "assada", coloque em um prato e pincele ou borrife um pouco de água, cobrindo com um pano levemente úmido... Assim, as tortillas se manterão hidratadas e não ficarão endurecidas!

Um acompanhamento charmoso para patês, cozidos, molhos... É também a base para vários pratos mexicanos (veja o nosso pequeno "glossário" abaixo). Na primeira vez que fiz, servi com Bifes Marinados no Azeite, Ervas e Limão Siciliano (clique aqui para ver a receita). Na segunda vez, preparei um saboroso Chilli Beans (Carne com Feijão com pimenta Chilli). Uma outra versão desta combinação são os "burritos": tortillas enroladas com recheio (como frango, carne, legumes). Ou então, faça as "fajitas", que são as tortillas dobradas ao meio e recheadas com carne, creme azedo, queijo, guacamole, pimenta...

Com as sobras, fiz torradinhas super crocantes (em formato triangular, semelhante aos "nachos" ou "doritos") e "quesadillas", que nada mais são que as tortillas com recheio de queijo, grelhadas em uma chapa quente!

Ficou confuso (a) com tantos termos culinários mexicanos?? Eu também!! rs Então vamos a um pequeno "glossário":

  • Tortilla: é pão achatado feito com farinha de trigo ou farinha de milho, grelhado em uma chapa quente;
  • Fajita: é tortilla (normalmente feitas de milho), dobrada ao meio (pode ser macia ou dura), recheada com algum tipo de carne, queijo cheddar, alface, creme azedo, pimenta, alface, etc;
  • Burrito: é a tortilla (normalmente feita de trigo), enrolada como uma panqueca e recheada com carne, frango ou legumes;
  • Nacho: é a tortilla (de milho), cortada em pequenos triângulos e torrada ou frita (semelhante aos "Doritos");
  • Quesadilla: é a tortilla (de milho ou trigo), recheada com queijo e grelhada em uma chapa quente e depois cortada em triângulos;
  • Chilli: tipo de pimenta (semelhante ao dedo de moça), vermelha ou verde;
  • Chilli Beans: é o cozido de carne com pimenta chili e feijão;
  • Guacamole: é um molho salgado à base de abacate picado, tomates, cebola, coentro.

Como vocês podem ver, aprender a fazer "tortillas" abrirá muitas possibilidades de receitas na cozinha mexicana! rs Agora é sua vez de usar a criatividade e surpreender a família!! Bon Appetit!

Tortillas (de Farinha de Trigo)

8 unidades

  • 1 3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de gordura vegetal gelada
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento químico (para bolo)
  • 1/3 xícara de água morna (ou o quanto baste)
Coloque a farinha, o fermento e o sal em uma tigela. Corte a gordura em pedaços pequenos e junte à mistura de farinha. Com a ponta dos dedos, vá transformando a gordura em uma farofa. Junte a água morna (aos poucos) e misture bem até virar uma bola. Sove a massa por alguns minutos. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em local protegido.

Divida a massa em 8 partes iguais. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Com um rolo, abra uma das partes da massa até ficar bem fina (quase transparente). Aqueça uma frigideira grande de fundo grosso (no fogo alto). Coloque a massa e deixe fritar por 1 minuto de cada lado. Coloque em um prato, pincele ou borrife um pouco de água e cubra com um pano levemente úmido. Repita o processo para os demais pedaços de massa. Mantenha as tortillas sempre cobertas com um pano para não endurecer. Sirva com Chilli Beans!

Tortillas de Farinha de Trigo
Chilli Beans