sábado, 6 de novembro de 2010

DESAFIO: Torta de Chocolate do Jamie Oliver, pedido da Marina!

Minha enteada, a Marina, simplesmente ADORA chocolate! Folheando com ela o livro do Jamie Oliver (vocês já perceberam que eu gosto muito das receitas dele!), vimos uma foto linda, de uma torta de chocolate! Ela virou e me disse: "Tia, eu te desafio a fazer esta torta!!". Pronto! Estava lançado mais um desafio!
A receita do Jamie parecia fácil, mas demorada e cheia de etapas... A massa pedia descanso de 1 hora na geladeira... depois mais uma hora na forma... 20 minutos para assar... depois o tempo para esfriar... e colocado o recheio, mais 2 horas no mínimo para esfriar e endurecer... Ou seja, no mínimo 5 horas de antecedência!

Comecei preparando a massa (fiz metade da receita do livro, o suficiente para 2 tortas pequenas de 25 cm ou uma torta grande de 30 cm):
  • 125 gr de manteiga
  • 100 gr de açúcar de confeiteiro
  • 1 pitada de sal
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 2 gemas de ovos
  • 2 colheres de sopa de leite frio
Utilizei o processador de alimentos. É muito rápido! Bati a manteiga, o açúcar e o sal até formar um creme homogêneo. Juntei a farinha e as gemas, batendo mais um pouco no processador. Retirei do processador e junte o leite frio, incorporando à massa com delicadeza, formando uma bola de massa. Polvilhei com farinha e coloquei na geladeira por 1 hora.

Na hora de abrir, cortei a massa ao meio. Em seguida, cortei cada metade em fatias finas e fui preenchendo uma forma com fundo removível. Quando completei o fundo, apertei a massa com as pontas dos dedos até preencher todo o fundo (a massa é bem maleável). Fiz as laterais um pouco mais grossas, com cerca de 2,5 cm de altura, para acomodar bem o recheio. Repeti o procedimento com a outra torta. Levei as duas formas à geladeira por mais uma hora.

Aqueci o forno a 180o. Levei as tortas para assar por 20 minutos a primeira (mais grossa) e 15 minutos a segunda, até começarem a ficar levemente douradas nas bordas. Retirei as tortas e deixei esfriar bem.

Enquando esfriava a massa, preparei o recheio de chocolate:
  • 315 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açucar refinado
  • uma pitadinha de sal
  • 115 gr de manteiga amolecida
  • 455 gr de chocolate picado (embora o Jamie Oliver use chocolate amargo com 70% de cacau, utilizei 50% de chocolate ao leite, 50% de chocolate meio amargo, porque a desafiante, Marina, não gosta de chocolate amargo!)
  • 100 ml de leite
Fervi o creme de leite, açúcar e sal. Assim que ferveu, juntei ao chocolate picado a à manteiga, mexendo até derreter tudo. Deixei esfriar um pouco e misturei o leite frio até obter um creme brilhante. Ficou um recheio bem líquido, que engrossou um pouco quando esfriou. Coloquei o recheio nas tortas assadas e frias e levei à geladeira até endurecer o recheio (levou umas 3 horas para ficar firme, para desespero da Marina, que ia olhar a torta na geladeira de 5 em 5 minutos!!). Da próxima vez, não colocarei o leite, para ver se fica um pouquinho mais firme. Mesmo assim, a torta ficou deliciosa! O recheio ficou bem cremoso, até escorrendo um pouco ao cortar... Marina aprovou!! Desafio cumprido!!

Uma dica: depois de pronta, congele uma das tortas para comer depois!!
Torta de chocolate Simples - receita Jamie Oliver

DESAFIO: Fazer um Crumble de Frutas Vermelhas!

Mercadão Municipal, 4 horas da tarde... Fazendo compras na barraca de hortifruti... Olho para a geladeira e vejo umas caixinhas de amora e mirtilos (ou blueberries)... Uma idéia surgiu na minha cabeça: Crumble de Frutas Vermelhas (me lembrei de ter visto a receita de Crumble no livro do Jamie Oliver)!! Meu marido me ligou no celular exatamente neste momento e eu perguntei: "Amor, você gosta de Crumble??". Após um breve silêncio do outro lado, ele respondeu: "Ãhn??". "Isso mesmo, amor, Crumble! C-R-U-M-B-L-E! É uma sobremesa! Espere até a noite e você vai experimentar!!"

O verbo "crumble", em inglês, significa "esmigalhar, desfazer-se, fracionar, desagregar-se". Do ponto de vista culinário, Crumble é uma sobremesa típica inglesa, feita com uma farofa doce sobre frutas frescas e assada no forno até ficar dourada!

Procurando mais informações na internet, li que o Crumble surgiu na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas. (wikipedia).

Chegando em casa, comecei o preparo da farofa doce (utilizei a receita do Jamie Oliver, "O Chef sem Mistérios", pag. 210, com algumas adaptações, como a inclusão do açúcar vanilla):
  • 220 gr de farinha de trigo
  • 120 gr de manteiga
  • 90 gr de açúcar
  • pitada de sal
  • 1 colher de chá de açúcar vanilla
  • 450 gr de frutas frescas (morangos, mirtilos, amoras)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para as frutas)
Aqueci o forno a 200 graus. Coloquei a farinha, a manteiga, o açúcar, o sal e o açúcar vanilla no processador. Bati até ficar uma farofa homogênea.
Lavei todas as frutas (morangos cortados pela metade, amoras e mirtilos inteiros). Coloquei as frutas em uma travessa refratária grande e rasa, polvilhei as 2 colheres de açúcar sobre as frutas e, por último, a farofa doce. Enquanto assava, a cozinha se encheu de um dos aromas mais deliciosos que eu já senti... Quando o Alê chegou, eu abri um pouquinho o forno e disse: "Sinta o aroma do paraíso..."

Deixei no forno até dourar a superfície. E estava pronta uma das mais deliciosas sobremesas que eu já comi!! A mistura da manteiga, com a baunilha e as frutas vermelhas é simplesmente mágica!



Com certeza esta será uma das sobremesas "top" aqui de casa! E se pode utilizar outras frutas frescas... Maçã, Banana, Manga... E quando eu quiser "sofisticar" um pouco, farei em ramequins individuais!! Vai ficar lindo!!