segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

DESAFIO: Experimentar a receita do Frango Assado Perfeito, do Jamie Oliver!

O Frango Assado Perfeito do Jamie Oliver
by Desafios Gastronômicos
Vocês já devem ter reparado que eu adoro as receitas do Jamie Oliver... Elas são práticas, bem descritas e detalhadas! Não são "refinadas", mas são perfeitas para refeições descontraídas com a família e com os amigos! É exatamente o caso desta receita de Frango Assado que encontrei no livro Chef Sem Mistérios... Frango Assado me lembra os almoços de domingo na casa da minha avó quando eu era criança, mas, sinceramente, não costuma ser parte do cardápio aqui de casa... Acho que é um prato meio esquecido no tempo... (embora o Alex Atala tenha dado um "revival" no tradicional "frango assado de padaria" e transformado em prato "fashion" no seu restaurante Dalva e Dito...).

A receita do Jamie é bem interessante, pois leva ervas (salsinha, cebolinha, manjericão) para temperar o frango, utiliza a técnica de passar o tempero entre a pele e a carne e é recheado com limão siciliano, alecrim e louro!

página do livro "Chef sem Mistérios", com a receita do Frango Assado Perfeito

Procurei seguir a receita totalmente, inclusive comprando um frango caipira! Não foi muito fácil de achar (o Alê me disse para eu ir ao supermercado e pedir para os frangos falarem "porta"... E aí era só encontrar um com sotaque caipira!! kkkkk), mas encontrei no Mercadão de Santo Amaro, a um precinho bem salgadinho... R$ 20,00 um frango com pouco mais de 1 kg, incluindo os miúdos... Mas Desafio é Desafio... não vale improvisar, mesmo que seja para o bem das finanças aqui de casa!!

Será que este frango é caipira ou alemão?? rs

Frango Assado Perfeito (Jamie Oliver)
  • 1 frango caipira (de 1,1 a 1,4 kg)
  • ervas diversas picadas (manjericão, salsinha, cebolinha)
  • azeite extra virgem a gosto
  • 2 galhos de alecrim
  • 1 limão siciliano
  • 4 folhas de louro
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • mais galhos de alecrim para decorar
Os temperos do Frango Assado

Aqueça o forno em temperatura alta (230 graus), colocando a assadeira aquecer também (vazia!). Retire os miúdos (argh...), lave bem o frango e seque com papel toalha. Passe sal por todo o seu interior.

Depois de lavar e enxugar...

Levante a pele do peito cuidadosamente e coloque as ervas, juntamente com azeite.

Colocando o recheio de ervas e azeite por baixo da pele...

Coloque os louros, o alecrim e o limão siciliano (cortado em duas metades) na cavidade do frango.

Todo temperado e com o "recheio"

Faça cortes nas coxas para garantir um cozimento maior nestas partes do frango. Passe um pouco das ervas também.


Com a ajuda de um barbante, amarre bem as pernas.

Já "amarrado" e com os cortes nas coxas

Tempere toda a parte externa com mais sal, pimenta do reino e azeite.

Retire a assadeira do forno (cuidado, deve estar beeeemm quente!) e coloque o frango com o peito virado para baixo. Deixe 5 minutos e gire a assadeira (ainda com o peito para baixo). Deixe mais 5 minutos. Desvire o frango, abaixe o frango para 190 graus e deixe assar por 1 hora.

Depois de 10 minutos de forno...

Depois de 1 hora de forno...
O frango ficou bem dourado, com a pele crocante! Coloquei em um prato todo decorado com alecrim! Mas ficou mais magrinho que o frango da foto do livro do Jamie Oliver... Acho que o frango caipira dele era turbinado!! Ou foi o caipira-alemão daqui que resolveu fazer regime?? kkkk

O Frango Assado Perfeito do Jamie Oliver - by Desafios Gastronômicos

8 comentários:

  1. Ah o seu tb tá com uma cara mto boa! Bem legal esse livro dele né. Eu tenho e adoro, apesar de algumas receitas serem super inglesas demais... Bjo, Patricia

    ResponderExcluir
  2. Ola, parece uma delicia! Mas quanto seria a temperatura alta? 250 graus? Se puder me tirar esta duvida! Grata

    ResponderExcluir
  3. Bárbara, obrigada pelo comentário! Já acertei a receita, deixando mais clara a questão da temperatura do forno! Alto (230 graus) no início, depois precisa baixar um pouco (190 graus) para assar mais lentamente! Bj!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia,fiz essa receita e ficou maravilhosa!Como tinha uma ave do tipo Fiesta no meu freezer, usei-a. Usei tb limão taithi e alecrim seco. Observei que na foto do livro ele dar uns cortes tb nas sobrecoxas e os fiz tb. Usei uma assadeira com grade removível , ou seja, a gente coloca o frango para assar sobre a grade e ele não fica em contato direto com a assadeira. Fica menos gorduroso. Bem! Ficou maravilhoso, lindo e foi o tempero mais gostoso para frango inteiro que já provei! Valeu mesmo. Farei meu peru de Natal assim tb!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lígia! Não pensei em fazer com fiesta ou perú, mas deve ficar ótimo!! Beijos e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Bia,mandarei a foto para vc qd eu fizer o meu peru de Natal. E aproveitando a oportunidade, parabéns pelo seu blog é maravilhoso! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bia,mandarei a foto para vc qd eu fizer o meu peru de Natal. E aproveitando a oportunidade, parabéns pelo seu blog é maravilhoso! Abraços.

    ResponderExcluir