sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Inventar uma receita para o Concurso do Limão Espremido Cocinero!

Casadinhos de Limão Espremido
(foto de Alexandre F. Caetano)
Este desafio foi proposto pela empresa Cocinero (mais conhecida por seu azeite), que me convidou para participar de um Concurso entre chefs e cozinheiros para testar seu novo produto, o Limão Espremido!

A princípio, a ideia de utilizar um produto industrializado no lugar do nosso limão espremido de cada dia me pareceu estranha... Fiquei com medo do produto deixar os pratos com sabor artificial...

Recebi o kit do produto pelo correio e aí começou o desafio... Que receita inventar para o concurso? Devia ser algo diferente, onde o "limão" fosse mais que um ingrediente, mas fosse a estrela principal do prato! Pesquisa daqui, pesquisa dali, conversa daqui, conversa dali, testa daqui, testa dali e decidi fazer uma versão "limão espremido" dos Whoopies que gosto tanto de fazer! Para quem não se lembra, os Whoopies são pequenos biscoitos recheados, uma versão americana dos famosos macarons franceses! Aqui mesmo no blog há diversas receitas: Whoopies de Chocolate, de Baunilha, de Framboesa... E agora, a versão de limão!

Para o concurso, acabei "abrasileirando" o nome do Whoopie e batizei-o de "Casadinho". Neste caso, Casadinho de Limão Espremido! Também houve um cuidado especial com as fotos do passo a passo e, principalmente, com o resultado final, onde deveria haver um destaque ao produto, juntamente com a receita! E, para isso, contei com a ajuda do meu querido marido e fotógrafo, que produziu os lindos closes deste post! Obrigada, amor!!

Ficou uma delícia (as kids e o pessoal do escritório aprovaram, rs) e meu principal temor não se concretizou: o produto industrializado não deixou sabor artificial no doce, além de ser bem prático de usar! A receita rende 24 unidades.

Casadinho de Limão Espremido (Lemon Whoopies)


Ingredientes da Massa
  • ½  xícara de manteiga amolecida
  • ¾ xícara de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 1 ¾ xícaras de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de leite
  • 1/3 xícara de Limão Espremido Cocinero
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal


Recheio
  • ½ xícara de manteiga amolecida
  • 2 colheres de sopa de Limão Espremido Cocinero
  • 1 ¾ xícaras de açúcar confeiteiro
  • Gotas de corante verde (opcional)

Cobertura
  • 1 xícara de açúcar confeiteiro
  • 1 a 2 colheres de sopa de Limão Espremido Cocinero
  • Confeitos para decorar (opcional)

Modo de preparo

Prepare 4  formas de biscoito, forrando com papel manteiga. Em cada folha, faça 12  círculos de cerca de 4cm de diâmetro. Aqueça o forno a 180 graus.
Prepare a massa: bata a manteiga e o açúcar até virar um creme.
Junte o ovo e bata mais.
Peneire a farinha, o fermento e o sal. Vá alternando a farinha com o leite e o suco de limão.
Misture bem na batedeira.




Coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso médio e distribua porções na massa no meio de cada círculo desenhado.

Leve para assar por 10 a 12 minutos (não deixe ficar dourado). Retire a assadeira do forno, deixe esfriar 5 minutos, remova cada biscoito cuidadosamente e deixe esfriar em uma grade. Repita esta operação para as 4 formas (cerca de 48 biscoitos).


Prepare o recheio: bata a manteiga e o suco de limão até ficar esbranquiçado.
Junte o açúcar confeiteiro peneirado e deixe bater por mais alguns minutos.
Pingue as gotas de corante verde e misture um pouco mais.


Coloque em um saco de confeitar com bico de pitanga médio e recheie metade dos biscoitos.
Cubra com a outra metade. Leve para a geladeira.

Prepare a cobertura: aqueça o suco de limão e vá juntando ao açúcar até ficar uma pasta brilhante e grossa.
Cubra cada Casadinho com uma colherada da cobertura.
Decore com os confeitos antes de secar a cobertura.





Fiquei entre os três finalistas do Concurso, mas não ganhei (o prêmio era um conjunto de facas profissionais, que cairia muito bem na minha cozinha... rs). De qualquer modo, foi um desafio incrível e espero que eu seja convidada para outros!! E Bón Appetit!