segunda-feira, 21 de março de 2011

DESAFIO: Fazer o legítimo Croque Monsieur, um misto quente com sotaque francês!!


La Tartine Bistrot
 Croque Monsieur é um prato típico de bistrôs franceses: pão, queijo, presunto, molho branco, levado ao forno para gratinar... É prato principal quando acompanhado de uma salada verde, é lanche quando acompanhado de um café... Já experiementei este prato em alguns restaurantes, mas o meu preferido é aquele servido no La Tartine Bistrô. Quantas vezes, saíamos juntos do trabalho na Av. Paulista, meu marido e eu, e fomos caminhando até o La Tartine? Lá, pedíamos uma taça de vinho e um Croque Monsieur (para mim) e um Croque Madame (com ovo), para ele... Era ("quase") como estar em Paris! Se imaginarmos as casas da Rua Augusta como o nosso "Moulin Rouge"... nem se fala!! rs

Comecei a pesquisar sobre o Croque Monsieur... Sua origem, sua forma de preparo... Até porque o desafio aqui é fazer o "legítimo" Croque Monsieur! E a dificuldade já começou por aí!

Embora seja um prato tipicamente francês, sua origem está na Inglaterra, onde encontramos um sanduíche feito de queijo e levado ao forno, o Welsh Rarebit. Historicamente considera-se que o Croque Monsieur é a versão francesa do sanduíche inglês, com o acréscimo do presunto. A respeito do Welsh Rarebit, algumas histórias explicam a origem do nome... Parece que vem de "welsh rabbit", ou "coelho do País de Gales"... E seria uma "gozação" dos ingleses aos primos pobres gauleses, que comiam o sanduíche de queijo porque não tinham dinheiro para comprar carne de coelho...

Esta combinação de "ham and cheese" (Presunto e Queijo) está presente em quase todas as culturas gastronômicas ocidentais! Por isso eu "apelidei" o Croque Monsieur de "Misto Quente com sotaque francês"!!!
Na internet, encontrei uma receita (na realidade, um vídeo...), que me inspirou e me pareceu bem próxima da deliciosa versão do La Tartine... Ainda não tive a oportunidade de comer a versão do Le Buteque Bistrô, mas irei em breve! E foi esta receita que eu adaptei no meu Desafio!

Croque Monsieur (2 porções)
  • 4 Fatias de brioche ou pão de forma (*)
  • 4 colheres de sopa de  Molho Béchamel (receita com passo a passo)
  • 4 colheres de sopa de Queijo ementhal ralado (ou gouda ou gruyere)
  • 4 fatias grossas de presunto royale
  • Folhas verdes
  • Vinagrete de mostarda
Ingredientes para o Croque Monsieur
(*) Vocês não imaginam a dificuldade de se conseguir o tal brioche, em formato de pão de forma... Fui à Santa Marcelina do Brooklin, nada... (só as 14h...), fui à Santa Marcelina do Alto da boa Vista e ninguém sabia do que se tratava... Pedi para falar com o padeiro "chefe" e ele disse que poderia fazer para o dia seguinte, às 10h...Às 11h do dia seguinte, voltei lá e depois de uns 15 minutos, me disseram que a "fornada não deu certo"... Difícil de imaginar isso em uma padaria como a Santa Marcelina... E que a segunda tentativa só ficaria pronta às 13h... Às 14 horas voltei e (finalmente), consegui o pão de forma de brioche... Mas a massa estava doce demais e estragou o meu Croque!!! Que ódio!!!!!! Tanto trabalho por nada!!! Por isso o "asterisco" na receita... Se o "legítimo" leva brioche, desisto!! No "meu legítimo" vai pão de forma!! rs

Primeiro, prepare o Molho Bechamel e reserve. Em refratários individuais, coloque uma fatia do pão, 1 colher de sopa do molho bechamel e 1 colher de sopa do queijo. Cubra com 2 fatias de presunto, 1 fatia de pão, 1 colher de sopa de molho bechamel e finalize com 1 colher de sopa de queijo.

Croque Monsieur montado antes de ir ao forno

Leve ao forno pré aquecido por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter.

Croque Monsieur antes de gratinar no grill/salamandra
Prepare o vinagrete de mostarda e deixe as folhas de molho na água com um pouco de vinagre ou hidrosteril. Coloque os sanduíches para gratinar na "salamandra" ou no grill do forno, para dourar a superfície. Sirva imediatamente com a salada verde, temperada com o vinagrete de mostarda.




O "meu" Legítimo Croque Monsieur!!!!

E o pão de brioche que sobrou?? Vai virar Pain Perdu, ou "Rabanada Estilo Francês"... rs

20 comentários:

  1. Nossa, que delícia sair do trabalho assim e ir comer esta maravilha! Que legal, vocês sempre saem da rotina, hein?

    É isto aí! E o sanduiche, putz... Ficou divino!

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o tal do brioche onde eu menos imaginava, numa padaria de bairro aqui na Vila Mascote, do lado de casa. Não pensei duas vezes: comprei na hora. Nem estava na minha mente tentar fazer o croque esses dias, mas vou tentar.
    Só que agora que você falou que comprou o tal brioche adocicado, me deu um certo receio... acho que eu vou comer agora uma fatia do meu pra ver se vou ter que providenciar o pão de forma pra adaptar a receita... rs

    ResponderExcluir
  3. Fica muito bom com pão de forma, mas com pão de brioche neutro (e não o doce!! rs) fica melhor ainda! Bem francês!! bj e me conta como ficou depois! Bia

    ResponderExcluir
  4. Uma dica que posso dar, não fazendo propaganda do mercado, mas na padaria todos Pão de Acúcar que fui em SP há o brioche no formato que procurava, a qualidade é melhor do que eu esperava! Não igualzinho ao que comi em Paris, masss é fácil de achar!

    ResponderExcluir
  5. Que boa dica, Hellen! Vou provar! bj, Bia (e que inveja você já ter provado o "original", rs!!)

    ResponderExcluir
  6. UAU não acredito que encontrei esta receita. Moro no Rio de Janeiro e fui ao La Tartine 2x, e nas 2 comi o Madame... nem tive coragem de escolher outra coisa e perder a oportunidade!

    Hoje acordei com vontade... mas não é assim tão simples ir a SP para matar a fominha... e fucei a internet, achei seu blog. VOU FAZER!!! Depois te conto!

    ResponderExcluir
  7. Lucienne, me conta depois como ficou! E não esqueça da saladinha verde com vinagrete de mostarda! Tem a receita do molho no blog também!!! bj Bia

    ResponderExcluir
  8. Bia parabéns! Sou uma adoradora da arte de cozinhar, já li diversos sites e blogs, mas o seu...sinceramente... é maravilhoso! Você descreve cada passo de forma que consigo quase sentir os sabores e cheiros...Parabéns! Já inclui seu endereço na minha pasta de favoritos. Só me faça um favor, não pare de postar...
    Feliz 2012 cheio de saúde e sabores!

    ResponderExcluir
  9. Grazi! Parar de postar, eu??? Nunca!! rs... Isso aqui é a melhor terapia do mundo!!! E comentários como o seu só me deixam ainda mais feliz!! beijo grande e bom 2012 para vc tb! Com muitos desafios gastronômicos!

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ficar com água na boca, super delicioso, como tudo neste lindo cantinho :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bia! Acabamos de jantar o croque monsieur feito no passo a passo de sua receita. Maravilhoso! Ficou perfeito! Já tinha tentado antes uma receita do Olivier Anquier, mas passou longe do croque original. Seguindo sua sugestão, coloquei um ovo no do meu marido ( o croque madame ). Degustamos com uma taça de vinho tinto. A terça-feira caiu maravilhosa! Obrigada pela sua dica! Vou seguir seu blog e anotar sua receita - testada e aprovada - no meu caderno. Minha especialidade é outra: comer em viagens! Para me conhecer visite o www.viajandocompuny.blogspot.com . Beijos, Adriana

    ResponderExcluir
  12. parabéns pelo seu blog e receitas... diversificadas ... vou tentar algumas..

    ResponderExcluir
  13. brioche em formato de pão de forma você pode encontrar facilmente em qualquer padaria Dona Deola!!!

    ResponderExcluir
  14. Será que posso usar o queijo coalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, até pode, mas não dará o mesmo efeito. O queijo coalho não derrete e não fica puxa puxa, como os demais queijos amarelos... Mas não custa tentar e contar prá gente como ficou depois!! Bjs, Bia

      Excluir
  15. Nossa fiz ontem em casa (meu esposo adora sanduíche) e ficou sensacional!!! Fiz com o pão de forma mesmo e não encontrei o presunto royale, infelizmente. Mas fiz seguindo a receita (o molho bechamel ficou divino!) e ficou bom demais! Acordei hoje querendo um! Kkkkkkk! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que a receita fez sucesso aí na sua casa, Camila! Aqui em casa faz sucesso sempre!! Mas recomendo que você tente fazer com o pão de brioche neutro... Fica melhor ainda!! Bjs, Bia

      Excluir
  16. A Galeria dos Pães tem brioche formato pão de forma, sempre frescos. Ficam na prateleira embaixo da escada. E o melhor, peça para algum gerente mandar fatiar. É feito em máquina de corte mesmo, sem despedaçar e com fatias todas da mesma espessura! Dos céus.

    ResponderExcluir
  17. A Galeria dos Pães tem brioche formato pão de forma, sempre frescos. Ficam na prateleira embaixo da escada. E o melhor, peça para algum gerente mandar fatiar. É feito em máquina de corte mesmo, sem despedaçar e com fatias todas da mesma espessura! Dos céus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Iris! Obrigada pela dica! Quando passar por lá, vou provar!

      Excluir