quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Fazer e refazer um Brownie!

Brownies by Desafios Gastronômicos
Há uns 2 anos, eu testei e aprovei uma ótima receita de Brownie, devidamente postada no blog, onde contei também a origem deste bolo tão famoso (clique aqui para ver). Quando resolvi agradar minha enteada (ela AMA brownies), que iria viajar conosco para Paraty, e preparar sua sobremesa predileta, adivinhem?? A internet estava fora do ar!! E eu não tinha como acessar o blog!! Ironias do mundo digital!! Tive que apelar para meus livros (em papel mesmo, pois não "saem do ar"... rs) e encontrei uma receita legal no meu querido livro Illustrated Baking!

Havia uma dica na receita que achei interessante: o bolo deveria sair ainda úmido do forno, para ficar bem "massudo", como deve ser um brownie!

o desastre...
Resolvi assar o brownie em uma forma descartável, para facilitar o transporte na viagem! Que burrice!! Primeiro, porque a massa ficou muito "alta" e demorou demais para assar... Eu colocava o palito e achava que ainda estava muito mole... Por outro lado, a receita pedia que a massa saísse do forno ainda meio crua... Que dúvida, que dilema! O bolo já estava uns 15 minutos além do tempo dito pela receita e parecia muito mole... Resolvi tirar do forno e deixar esfriar... Foi aí que o desastre aconteceu... Deixei a forma em uma grade esfriando e, sem querer (é claro!), esbarrei na grade e a forma, que era muito mole, se espatifou no chão! Soltei um berro!!! O Alê achou que havia uma barata na cozinha e, quando entrou, viu a meleca toda e me abraçou carinhosamente, até meu coração parar de bater descompensadamente... Limpou tudo e me ajudou a fazer outra receita! Isso é que é marido!! Te amo, amor!

Mas há males que vem para o bem... Quando o bolo caiu no chão, vi que estava totalmente cru ainda! Parecia um Petit Gateau gigante atropelado! rs

Depois de diversas lições aprendidas, fiz o Brownie novamente (decorei a receita desta vez...), em uma forma normal! Sucesso!!

Os 12 pedaços (que depois foram divididos em 24 pedaços, para render), foram servidos como sobremesa em um jantar delicioso à bordo do Veleiro Maremio, dos nossos amigos Roberta e Carlos! Mais uma noite memorável na Ilha da Cotia - Paraty, com amigos incríveis! E o Brownie não fez feio não! Estava uma delícia! E nem precisou de sorvete: estava úmido na medida certa, saboroso, macio e com pedaços crocantes de nozes! Resumindo: perfeito! Receita aprovadíssima!

Brownie com Nozes

(12 pedaços)

  • 150 gr de manteiga sem sal
  • 300 gr de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó 
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • manteiga para untar
  • papel manteiga para forrar
  • forma retangular média

Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma com farinha e cubra com papel manteiga. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Deixe esfriar e junte o açúcar. Mexa bem. Misture os ovos em uma outra tigela e junte ao chocolate aos poucos, mexendo com um fue ou com uma batedeira manual.

Acrescente a farinha, o cacau em pó e o bicarbonado, misturando bem. Por último, junte as nozes picadas. Coloque na forma e leve ao forno por uns 20 a 25 minutos (até a superfície estar assada e o palito sair levemente sujo com massa). Deixe esfriar e corte em 12 pedaços!



Ideia divertida: corte com as mãos pedaços do papel manteiga e empilhe os pedaços de brownie! Fica lindo!! E Bon Appetit!

Brownies "empilhados"

DESAFIO: Uma receita diferente e charmosa com Rabanetes!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada
Quando comprei um maço de rabanetes, não sabia o que fazer com eles... Provavelmente uma salada, misturando com pepino, tomate, alface americana... Ou então, como aperitivo, temperado com sal grosso, acompanhado de um molho rosé e servido com o cabinho para facilitar a mordida! Aliás, era assim que me lembro da minha mãe servindo os rabanetes para as visitas... Mas eu, como criança, achava o sabor forte demais!! É incrível como, com o passar dos anos, vamos apurando o nosso paladar... Sabores odiados na infância, passam a ser entendidos e apreciados mais tarde... Foi assim com o wasabi (raiz forte que acompanha o sushi), com o queijo de cabra, com o coentro, com a carne de cordeiro... Será que finalmente vou gostar de comer os tais rabanetes também?? rs

Fiquei decepcionada com minha busca de receitas "diferentes" com rabanete na internet... Só salada e, em alguns casos, rabanetes cozidos... Mas eu estava procurando receitas em sites brasileiros... Quando decidi procurar em sites ingleses, o "mundo maravilhoso do Rabanete - ou Radich" apareceu! Afinal, os países frios o rabanete é uma opção disponível mesmo no inverno, pois cresce sob a terra, como a batata e a cenoura! Bingo!!



A receita escolhida veio no site da BBC Good Foods: Brown Butter Basted Radiches ou seja, Rabanetes regados na manteiga queimada! Só três ingredientes (manteiga, rabanetes e meio limão), com um visual incrível! Era exatamente o que eu procurava! E, para acompanhar, filés de frango temperados com "Lemon Pepper" (um tempero a base de limão, pimenta e sal, perfeito para temperar filés de frango, peixe e bistecas de porco):



Ficou um prato incrível, leve e completo! Perfeito para um jantar descontraído e charmoso!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada

(4 porções)


  • 1 maço de rabanetes limpos (sem cabo e cortados ao meio)
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • folhas de sálvia ou outra erva fresca de sua preferência (opcional)
  • 4 filés de frango
  • lemon pepper a gosto
  • azeite para temperar o frango
  • rodelas de limão siciliano para decorar

Lave os filés de frango, tempere com lemon pepper e azeite e deixe marinar por, no mínimo, 30 minutos. Lave os rabanetes, retire o cabo e corte-os ao meio. Reserve.

Aqueça uma grelha e frite os filés de frango (cerca de 4 minutos de cada lado). Reserve em local aquecido.


Aqueça uma frigideira grande com borda alta e derreta a manteiga, até ficar bem marrom (sem queimar). Junte os rabanetes e deixe fritar bem. Junte as ervas frescas e tampe para cozinhar por uns 5 minutos, até ficarem "al dente". Finalize com o limão.




Acrescente os filés de frango à frigideira dos rabanetes e sirva com rodelas de limão siciliano para decorar!


Ficou delicioso! Os rabanetes, ao serem cozidos, ficam suaves e levemente crocantes, combinando perfeitamente com o sabor agridoce do tempero do filé de frango! Combinação inusitada e aprovadíssima! Um belo exemplo de "Comfort Food", uma tendência entre chefs como Jamie Oliver e Nigella, que acreditam que a comida deve ser "reconfortante" e um motivo de união da família e amigos! E os Desafios Gastronômicos apoiam totalmente esta visão! Bon Appetit!