quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Fazer e refazer um Brownie!

Brownies by Desafios Gastronômicos
Há uns 2 anos, eu testei e aprovei uma ótima receita de Brownie, devidamente postada no blog, onde contei também a origem deste bolo tão famoso (clique aqui para ver). Quando resolvi agradar minha enteada (ela AMA brownies), que iria viajar conosco para Paraty, e preparar sua sobremesa predileta, adivinhem?? A internet estava fora do ar!! E eu não tinha como acessar o blog!! Ironias do mundo digital!! Tive que apelar para meus livros (em papel mesmo, pois não "saem do ar"... rs) e encontrei uma receita legal no meu querido livro Illustrated Baking!

Havia uma dica na receita que achei interessante: o bolo deveria sair ainda úmido do forno, para ficar bem "massudo", como deve ser um brownie!

o desastre...
Resolvi assar o brownie em uma forma descartável, para facilitar o transporte na viagem! Que burrice!! Primeiro, porque a massa ficou muito "alta" e demorou demais para assar... Eu colocava o palito e achava que ainda estava muito mole... Por outro lado, a receita pedia que a massa saísse do forno ainda meio crua... Que dúvida, que dilema! O bolo já estava uns 15 minutos além do tempo dito pela receita e parecia muito mole... Resolvi tirar do forno e deixar esfriar... Foi aí que o desastre aconteceu... Deixei a forma em uma grade esfriando e, sem querer (é claro!), esbarrei na grade e a forma, que era muito mole, se espatifou no chão! Soltei um berro!!! O Alê achou que havia uma barata na cozinha e, quando entrou, viu a meleca toda e me abraçou carinhosamente, até meu coração parar de bater descompensadamente... Limpou tudo e me ajudou a fazer outra receita! Isso é que é marido!! Te amo, amor!

Mas há males que vem para o bem... Quando o bolo caiu no chão, vi que estava totalmente cru ainda! Parecia um Petit Gateau gigante atropelado! rs

Depois de diversas lições aprendidas, fiz o Brownie novamente (decorei a receita desta vez...), em uma forma normal! Sucesso!!

Os 12 pedaços (que depois foram divididos em 24 pedaços, para render), foram servidos como sobremesa em um jantar delicioso à bordo do Veleiro Maremio, dos nossos amigos Roberta e Carlos! Mais uma noite memorável na Ilha da Cotia - Paraty, com amigos incríveis! E o Brownie não fez feio não! Estava uma delícia! E nem precisou de sorvete: estava úmido na medida certa, saboroso, macio e com pedaços crocantes de nozes! Resumindo: perfeito! Receita aprovadíssima!

Brownie com Nozes

(12 pedaços)

  • 150 gr de manteiga sem sal
  • 300 gr de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó 
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • manteiga para untar
  • papel manteiga para forrar
  • forma retangular média

Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma com farinha e cubra com papel manteiga. Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Deixe esfriar e junte o açúcar. Mexa bem. Misture os ovos em uma outra tigela e junte ao chocolate aos poucos, mexendo com um fue ou com uma batedeira manual.

Acrescente a farinha, o cacau em pó e o bicarbonado, misturando bem. Por último, junte as nozes picadas. Coloque na forma e leve ao forno por uns 20 a 25 minutos (até a superfície estar assada e o palito sair levemente sujo com massa). Deixe esfriar e corte em 12 pedaços!



Ideia divertida: corte com as mãos pedaços do papel manteiga e empilhe os pedaços de brownie! Fica lindo!! E Bon Appetit!

Brownies "empilhados"

Nenhum comentário:

Postar um comentário