quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DESAFIO: Uma receita diferente e charmosa com Rabanetes!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada
Quando comprei um maço de rabanetes, não sabia o que fazer com eles... Provavelmente uma salada, misturando com pepino, tomate, alface americana... Ou então, como aperitivo, temperado com sal grosso, acompanhado de um molho rosé e servido com o cabinho para facilitar a mordida! Aliás, era assim que me lembro da minha mãe servindo os rabanetes para as visitas... Mas eu, como criança, achava o sabor forte demais!! É incrível como, com o passar dos anos, vamos apurando o nosso paladar... Sabores odiados na infância, passam a ser entendidos e apreciados mais tarde... Foi assim com o wasabi (raiz forte que acompanha o sushi), com o queijo de cabra, com o coentro, com a carne de cordeiro... Será que finalmente vou gostar de comer os tais rabanetes também?? rs

Fiquei decepcionada com minha busca de receitas "diferentes" com rabanete na internet... Só salada e, em alguns casos, rabanetes cozidos... Mas eu estava procurando receitas em sites brasileiros... Quando decidi procurar em sites ingleses, o "mundo maravilhoso do Rabanete - ou Radich" apareceu! Afinal, os países frios o rabanete é uma opção disponível mesmo no inverno, pois cresce sob a terra, como a batata e a cenoura! Bingo!!



A receita escolhida veio no site da BBC Good Foods: Brown Butter Basted Radiches ou seja, Rabanetes regados na manteiga queimada! Só três ingredientes (manteiga, rabanetes e meio limão), com um visual incrível! Era exatamente o que eu procurava! E, para acompanhar, filés de frango temperados com "Lemon Pepper" (um tempero a base de limão, pimenta e sal, perfeito para temperar filés de frango, peixe e bistecas de porco):



Ficou um prato incrível, leve e completo! Perfeito para um jantar descontraído e charmoso!

Frango "Lemon Pepper" com Rabanetes na Manteiga Queimada

(4 porções)


  • 1 maço de rabanetes limpos (sem cabo e cortados ao meio)
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • folhas de sálvia ou outra erva fresca de sua preferência (opcional)
  • 4 filés de frango
  • lemon pepper a gosto
  • azeite para temperar o frango
  • rodelas de limão siciliano para decorar

Lave os filés de frango, tempere com lemon pepper e azeite e deixe marinar por, no mínimo, 30 minutos. Lave os rabanetes, retire o cabo e corte-os ao meio. Reserve.

Aqueça uma grelha e frite os filés de frango (cerca de 4 minutos de cada lado). Reserve em local aquecido.


Aqueça uma frigideira grande com borda alta e derreta a manteiga, até ficar bem marrom (sem queimar). Junte os rabanetes e deixe fritar bem. Junte as ervas frescas e tampe para cozinhar por uns 5 minutos, até ficarem "al dente". Finalize com o limão.




Acrescente os filés de frango à frigideira dos rabanetes e sirva com rodelas de limão siciliano para decorar!


Ficou delicioso! Os rabanetes, ao serem cozidos, ficam suaves e levemente crocantes, combinando perfeitamente com o sabor agridoce do tempero do filé de frango! Combinação inusitada e aprovadíssima! Um belo exemplo de "Comfort Food", uma tendência entre chefs como Jamie Oliver e Nigella, que acreditam que a comida deve ser "reconfortante" e um motivo de união da família e amigos! E os Desafios Gastronômicos apoiam totalmente esta visão! Bon Appetit!

4 comentários:

  1. Olá Carol, hoje fiz essa receita para minha e meu cunhado. Ela gostou tanto que disse que comprará rabanetes para fazer dessa forma. Abraço do Gonçalves.

    ResponderExcluir
  2. Continua ótima a receita! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Procurava exatamente uma receita assim. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Helena! Bons Desafios pra você! Volte sempre!

      Excluir