quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DESAFIO: Conhecer a casa nova do Thai Brasil, um tailandês em Paraty!

Lula Grelhada com Nirá no Thai Brasil - Paraty
Como vocês já sabem, Paraty é nossa segunda casa... Mais especificamente, o Black Swan é nossa segunda casa!! Vamos para Paraty pelos menos dois finais de semana por mês e, quando conseguimos sair cedo de São Paulo na sexta feira, é possível jantar em Paraty! Foi em uma ocasião destas que conhecemos o Thai Brasil, restaurante tailandês da chef alemã (isso mesmo, alemã!!!) Marina Schlaghaufer. A primeira vez que fomos lá, nos sentimos em casa... Aliás, aquela era a casa da Marina mesmo e estávamos jantando na sua sala, vendo-a cozinhar em sua cozinha totalmente aberta... A decoração, totalmente despojada, era super charmosa, com mesas pintadas com flores pela própria Marina e bowls de cerâmica combinando com as cores das mesas! Além de chef, ela também é uma artista!!

Manjericão Tailandês
 Não resisti em ficar no balcão da cozinha acompanhando o preparo e perguntando sobre os ingredientes! Ela me mostrou um ingrediente super especial da culinária tailandesa, o Manjericão tailandês... Semelhante em cor e formato com o manjericão tradicional, mas com sabor de erva cidreira, uma delícia!! Além do manjericão, havia o nirá, ou cebolinha japonesa, muito saborosa e marcante... Sem falar no curry, em suas versões verde e vermelha, altamente condimentado (e totalmente diferente do curry indiano, amarelo)... Para uma curiosa gastronômica como eu, foi o máximo!!!

Naquele dia, viramos fãs da Marina e sua história! A chef veio para Paraty há dez anos e abriu seu restaurante no Centro Histórico, transformando-se em uma das referências gastronômicas da cidade. Há alguns anos, por infortúnios do destino, perdeu seu restaurante e o ponto no centro da cidade... Teve que recomeçar, abrindo o Thai em sua própria casa, em um bairro afastado do Centro... Foi neste momento de sua vida que a conhecemos... Mas ficou claro também que seria questão de tempo para Marina se reerguer, considerando a extrema qualidade de seus pratos e sua simpatia com os clientes!

Imagem retirada do site do Thai Brasil
 Alguns meses depois desta experiência, encontramos a Marina com sua filha e neta no cartório de Paraty e recebemos a boa notícia: ela estava voltando para o Centro Histórico com o seu Thai Brasil!!

Em plena sexta feira de Carnaval, contrariando todas as nossas crenças de não ir para a cidade na alta temporada, resolvemos jantar no Thai, em sua nova unidade. E ficamos de boca aberta! O lugar, onde antes ficava um restaurante colonial, bem escuro, se transformou em um lugar alegre, com mesas em um lindo jardim, arejado e arborizado! E com as pinturas da Marina nas paredes e nas mesas! Imaginem um teto todo pintado de branco e azul, imitando um lindo céu com nuvens brancas... Ou uma parede com lindas bananeiras pintadas... Além da cozinha totalmente aberta para o jardim!  E lá estava a Marina, orgulhosa da sua nova casa, comandando o preparo de seus pratos deliciosos!

Pedimos Lulas grelhadas com Nirá e Camarão com Curry Vermelho no Abacaxi! Exóticos, condimentados, bem elaborados e com uma apresentação linda, decorados com folhas de bananeira e flores naturais...

Foto do site do Thai Brasil




Foto do site do Thai Brasil

Parabéns, Marina, por sua conquista!! Ficamos muito felizes por você e por Paraty, que volta a ter, no seu  Centro Histórico, um dos seus melhores restaurantes! Além da comida ser maravilhosa, o lugar ficou um espetáculo!!!

Quando forem a Paraty, não deixem de fazer uma visita a esta simpática alemã e seu delicioso restaurante tailandês!

Imagem retirada do site do Thai Brasil