sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DESAFIO: Uma semana, 5 jantares charmosos, gastando só uma hora por dia!!

Minhas amigas sempre me dizem... "Você é louca, cozinhar dá muito trabalho! Ainda mais fazer o jantar quando chega em casa depois de um dia inteiro de trabalho!"

Realmente, a vida da mulher (e do homem também, porque não?) está muito complicada... Trabalhar o dia inteiro, administrar a casa, fazer as compras, orientar a empregada, cuidar dos filhos... e ainda chegar em casa, ir para a cozinha preparar algo... É um desafio total!
O segredo está em uma palavra: PLANEJAMENTO! Se você escolher bem as receitas, garantir que os ingredientes necessários estão disponíveis e dedicar 1 hora do seu dia para ir para a cozinha, voilá!! Jantares maravilhosos durante toda a semana! E a um custo muito mais baixo do que ir a um restaurante ou pedir uma pizza ou um China Delivery!!

O planejamento se inicia na escolha do cardápio. Olhem a minha sugestão para uma semana, para quatro pessoas! Todas as receitas demoram menos de uma hora para serem preparadas:


Dia
Entrada
Prato Principal
Dicas
SegCarpaccio TradicionalGravatinha ao Funghi SecchiEnquanto o funghi amolece na água, prepare o prato de carpaccio e deixe na geladeira e aqueça a água para cozinhar o macarrão. Enquanto cozinha (siga as orientações da embalagem), prepare o molho de funghi. Guarde o vinho branco para preparar o risoto na quarta feira.
TerBrusquetta de Tomate e ManjericãoFilet Mignon AssadoAo preparar a peça de carne, corte os medalhões (4) para o Steak au Poivre). O pedaço restante será utilizado nesta receita. Prepare a brusquetta enquando a carne está no forno. Compre um vinho tinto razoável, para usar na carne e para servir com a refeição! Na hora de servir o prato principal, fatie a carne, arrume 3 fatias em cada prato, alguns tomates e salpique com salsinha. 
QuaMelão Cantaloupe com CopaRisoto de Tomate Seco, Mussarela de Búfala e RúculaSe não tiver caldo de legumes pronto, utilize o "Good Light de Legumes).
QuiCanapés de Queijo FundidoKassler com ChucrutePara simplificar, embora a receita de canapés apresente 3 tipos, escolha 1. O de queijo fundido é bem fácil.
Arrume 6 canapés em cada prato e salpique a salsinha picada por todo o prato.
SexSopa Francesa de CebolasSteak au Poivre com Batata SautéeSe não tiver conhaque em casa, pode utilizar whisky também. Se não tiver caldo de carne feito em casa já pronto, utilize o "potinho da Knorr". Para cozinhar as batatas mais rapidamente, coloque no microondas sobre um papel toalha, depois de lava-las e fura-las com um garfo, por 20 minutos. Corte-as em pedaços (pode deixar a casca para facilitar) e prepare o sautée.


Em seguida, vem a lista dos ingredientes necessários Para fazer minha lista de compras (e qualquer outro planejamento que preciso fazer, pessoal ou profissional), eu costumo utilizar um software de mapa mental, o FreeMind.

Se ainda quiser economizar mais tempo, faça as compras por internet. Eu uso muito o delivery do Supermercado Sonda.

Pronto! Agora é só ir para a cozinha, uma hora antes do jantar e surpreender toda a família com um menu diferente a cada dia!!

Bom, agora um último comentário... Vocês devem ter reparado que o cardápio vai só até sexta... Afinal, depois de tanto esforço, dedicação e economia, o mínimo que o maridão pode fazer no sábado a noite é convidar você para um jantar especial!! Seguem algumas dicas (viu, meu amor?? Não programei nada para este sábado... rs):

D´Olivino - com harmonização de azeites do mundo todo
Le Vin - um bistrô típico
Ici Bistrô - outro bistrô típico
Seraphini - um italiano chic, nada a ver com cantinas
Le Petit Trou - um francês pequeno e charmoso
Julia Gastronomia - cozinha contemporânea e orgânica!



E Bón Appétit!!!