sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sopa Francesa de Cebola (Cordon Bleu)


Esta sopa é muito saborosa e cai muito bem como entrada de um jantar ou como prato principal servido com torradinhas em um jantar leve. O "truque" é dourar muito bem as cebolas na manteiga. Demora uns 20 mintutos, mas é o que dá esta cor linda! Receita diretamente da culinária francesa!





  • 450 gr de cebola em rodelas bem finas
  • 75 gr de manteiga
  • 1 litro de caldo de carne (pode ser feito com "Good Light" ou o Knorr de potinho)
  • 200ml de vinho branco seco
  • ervas diversas (manjericão, tomilho, salsinha, cebolinha, louro...)
  • sal e noz moscada moídos na hora
  • torradas na manteiga (para acompanhar)
Preparo: Deixe a cebola dourar na panela com a manteiga derretida por uns 20 minutos. É muito importante que ela fique bem tostada, para dar cor à sopa. Prepare o caldo de carne com as ervas, deixando cozinhar por uns 20 minutos. Junte o vinho branco seco à cebola e deixe evaporar. Coe o caldo de carne e junte à cebola. Tempere com sal e noz moscada e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Sirva com torradas na manteiga. Dá 4 porções. 

3 comentários:

  1. Acabei de conhecer o seu blog adorei!!! Tb sou uma homechef, hehehehe... Desde agosto estou procurando uma receita de sopa de cebola que se aproxime àquela que provei na Alsacia... Fiquei super animada com a sua receita e vou provar!! Jà estou te seguindo, obrigada por compartilhar estas receitas maravilhosas conosco!!! Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bia! Estou de férias e revendo todas as suas receitas! Que delícia! Já disse que adoro o seu jeito de escrever e reforço o desejo de ver um livro com suas receitas! Beijos, Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rô!!! Quem sabe um dia sai um livro dos Desafios?? rs

      Excluir