domingo, 21 de novembro de 2010

DESAFIO: Criar uma sobremesa rápida com Frutas Vermelhas!

Estava eu preparando o almoço de domingo, ainda sem ideia para a sobremesa, quando abri a geladeira e lá estavam... uma caixa de morangos, meia caixa de blueberries (que sobraram do Desafio dos Muffins de Blueberry), um vidro de framboesas em calda (que eu havia usado no Desafio do Chá, para fazer o rocambole)... Pensei em fazer o Crumble de Frutas Vermelhas, mas queria testar algo novo...

Resolvi fazer uma salada de frutas vermelhas, com chantilly para acompanhar!

Para a salada de Frutas Vermelhas
  • frutas vermelhas diversas (morangos cortados na metade, blueberries, amoras, framboesas, groselha...)
  • suco de meio limão
  • um pouco de açúcar para macerar
Misture todas as frutas com o limão e o açúcar, e deixe macerar por 1 hora na geladeira.

Para o chantilly:
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de açúcar vanilla (eu uso um alemão, muito bom!)
Bata todos os ingredientes na batedeira na potência máxima, até virar chantilly! (Dica: deixe o creme de leite no freezer por 30 minutos, para ficar bem gelado e não desandar. Eu também coloco as pás da batedeira e a tigela também no freezer!)

O charme está na forma de servir: utilizei umas tacinhas de vinho do porto, colocando as frutas, o chantilly e, por último, alguns morangos para decorar! Ficou lindo e gostoso!

Sobremesa criada e batizada: Tacinha de Frutas Vermelhas!

Bon Appettit!

DESAFIO: Experimentar o tal Molho Hollandaise!

O almoço de domingo era para ser frugal... Um peito de frango grelhado com legumes ao vapor... couve-flor e umas vagens francesas (aquelas mais fininhas, lindas!). Aí, tive uma ideia! Que tal um molho à base de manteiga para acompanhar? Pensei no Molho Bearnaise, que eu já havia feito em um desafio anterior... Resolvi testar uma nova receita, da mesma família... O Molho Hollandaise.

Ambos são molhos leves, com manteiga como base, e que dependem da emulsão da gema e da manteiga.

O molho hollandaise tornou-se famoso como acompanhamento de aspargos e ovos Benedict (ovos pochê servidos com torrada, presunto e o molho). É uma especialidade nova-iorquina e nada tem a ver com a Holanda, e sim com a França, onde também é conhecido como sauce Isigny, em homenagem ao local onde se faz a melhor manteiga francesa.

Para fazer 250 ml de molho, são necessários:
  • 3 gemas
  • 3 colheres de sopa de água morna
  • 175 ml de manteiga clarificada morna (derreta a manteiga em fogo brando até formar uma espuma na superfície. Retire toda a espuma com uma colher e despeje a manteiga restante em um outro recipiente cuidadosamente para deixar os sedimentos lácteos na panela).
  • suco de 1/2 limão
  • sal moído na hora
  • pimenta do reino moída na hora
Em um processador, coloque as gemas  e a água morna, batendo até espumar. Lentamente, vá despejando a manteiga clarificada e, por último, o limão, sal e pimenta! Está pronto!!

O molho ficou cremoso, suave... E deu um toque bem sofisticado ao peito de frango grelhado e aos legumes!! Sucesso total!!

E o peito de frango com legumes se transforma...
...em um prato especial!!