sábado, 16 de fevereiro de 2013

DESAFIO: Preparar o Bolo de Café com Leite da minha amiga Glória!

Estava eu a bordo do meu querido Black Swan quando me deu uma vontade de fazer um bolinho... Ainda mais agora que tenho batedeira no barco! E não é uma batedeira qualquer, é uma Kitchen Aid portátil!! "Chic no úrtimo"!! rs

Lembrei da receita que minha amiga Glória me passou, Bolo de Café com Leite.

Esta receita tem uma história engraçada: a Glória, que diz não ter muita "mão" para fazer bolos, resolveu apostar com um colega nosso do trabalho que, se ele conseguisse implantar um projeto na data, ela faria um bolo para a nossa a equipe. Maldosamente, o pessoal pediu a ela um "Charlotte de Bananas", desafio complicadíssimo que fiz e que levei ao escritório justamente quando a Glória fez aniversário! E ela aceitou a aposta!! rs

Charlotte de Banana
Pois é, Glória, eles implantaram o projeto dentro da data!! Cadê o Charlotte de Banana? (e eu, para colocar mais lenha na fogueira, até mandei a receita detalhada - e bem difícil - prá ela! rs).

Mas a Glorinha não deixou a peteca cair e surpreendeu a todos com um delicioso Bolo de Café com Leite! Tão fofo e gostoso que todos pediram a receita! E, pelo que percebi, a receita é portuguesa, pois as quantidades eram dadas em "chávenas". Pesquisando, descobrimos que são "xícaras"!! rs

E foi esta receita que eu reproduzi no Carnaval, dentro do Black Swan! Fácil de fazer, rápido de assar (o que é muito importante dentro do barco, para não ficarmos dentro de uma sauna!) e muito gostoso! Embora a receita original pedisse forma de bolo inglês, utilizei uma forma redonda com furo no meio, para reduzir o tempo de forno (e também porque eu não tinha forma de bolo inglês no barco... rs)

Um detalhe interessante: a receita não leva nenhum tipo de gordura, nem manteiga, nem óleo... Mesmo assim, ficou bem fofinho e fez o maior sucesso com nossos amigos dos barcos vizinhos!

Bolo de Café com Leite

  • 2 xícaras de farinha
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de chá de café solúvel
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente 
  • açúcar e canela para polvilhar
Pré aqueça o forno a 180 graus. Bata os ovos inteiros com o açúcar. Acrescente a farinha, o fermento, a canela e o café com leite. Misture bem até obter uma massa lisa e acrescente as nozes.

Coloque a mistura numa forma redonda com buraco no meio, untada com um pouco de manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até o bolo estar assado.
Deixe esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar e canela.