quarta-feira, 12 de março de 2014

DESAFIO: Bolo (Salgado) de Pão de Queijo

Bolo de Pão de Queijo by Desafios Gastronômicos
Provei esta receita pela primeira vez em um local bem inusitado... Dentro dágua! Isso mesmo: estávamos em Paraty, passeando no nosso veleiro quando encontramos outro veleiro amigo, o "Vento", do Coca e da Maria Helena. Atracamos perto de uma ilha e fomos nadar - ou melhor - boiar com nossos "espaguetes". Não tem nada mais gostoso que ficar boiando na água (quase morna) e batendo papo! Até que começou a bater uma fominha e a Maria Helena foi até seu barco e nos serviu fatias de um bolo salgado delicioso, com sabor de queijo (e nós continuávamos dentro dágua, que folga... rs). Claro que eu pedi a receita e me surpreendi quando ela falou que era um Bolo de Pão de Queijo, feito com polvilho (sem farinha de trigo).

Receita facílima e prática: em menos de 45 minutos um delicioso lanche está pronto (com bem menos trabalho que fazer as "bolinhas" do pão de queijo), mas com o mesmo sabor e textura! Adorei!! A única modificação que fiz foi substituir uma das xícaras de polvilho doce (eram 3 na receita original) por uma de polvilho azedo... Acho que o polvilho azedo dá aquele gostinho tão peculiar do pão de queijo! A recomendação da Maria Helena também foi utilizar o queijo ralado da marca Vigor, mas pode ser feito com parmesão ralado na hora também! Testei das duas formas e ambas ficaram ótimas! Agora, se você quiser fazer o pão de queijo "tradicional" em casa, também tenho uma receita ótima: clique aqui!

Bolo de Pão de Queijo


(1 bolo grande)


  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 3 ovos
  • 200 gr de parmesão ralado
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1 colher de chá de orégano (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • queijo ralado para polvilhar (opcional)
  • óleo para untar a forma

Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo com buraco no meio com óleo. Bata no liquidificador o óleo, o leite e os ovos por 2 minutos. Acrescente o queijo parmesão e bata mais alguns segundos. Coloque os polvilhos, o fermento e o orégano (opcional) em uma tigela. Acrescente o líquido aos poucos e vá misturando até  ficar bem homogêneo. Coloque na forma, polvilhe com queijo parmesão (opcional) e leve para assar por 30 minutos, ou até ficar bem dourado e o palito sair limpo.


Dica: sirva morno. Depois que esfria, a massa fica com uma textura diferente, semelhante a um bolo feito com farinha de trigo. Para voltar a ficar com textura de "pão de queijo" - com casquinha crocante e o interior meio puxa-puxa - aqueça por alguns minutos no forno ou no forninho elétrico. Se desejar, antes de aquecer novamente, polvilhe com queijo parmesão.