domingo, 20 de novembro de 2011

DESAFIO: Fazer Pão Francês caseiro!

Pão Francês Caseiro
Quando o Alê resolve fazer um churrasquinho aqui em casa, eu fico até desanimada... Afinal, ele cuida de quase tudo!! Minha participação gastronômica se restringe a fazer uma farofinha, um molho de cebola, uma salada de tomates... Mas, naquele domingo, fui criativa: decidi fazer o pão francês (fundamental em um churrasco) na sua versão caseira, para acompanhar o churrasco!!

Vocês sabem como surgiu o Pão Francês? É uma história interessante, porque, quando estive na França, não encontrei nenhum pão parecido, embora haja uma certa semelhança com as tradicionais baguetes... No início do século XX, brasileiros endinheirados voltavam da Europa pedindo aos seus cozinheiros que reproduzissem os pães crocantes e de massa branca e macia por dentro que provaram por lá... Foi assim que surgiu o pão mais famoso e consumido no Brasil, apelidado de "Pão Francês"... Mas há outros nomes para esta mesma receita ao redor do Brasil: cacetinho, pão de sal, pão careca, média, filão, pão jacó, pão carioquinha... 

Encontrei diversas receitas na internet, mas optei por testar uma que estava em explicada e, de "brinde", ainda contava a história do pão francês, que eu reproduzi no parágrafo acima! (Como fazer pão francês)

A receita pedia fermento fresco e eu havia comprado fermento biológico seco (Fermix). Isso exigiria uma adaptação nas quantidades (10 gramas do fermento seco correspondem a 30 gramas do fresco) e na forma de preparo (o seco não deve ser dissolvido na água morna e pode ser colocado diretamente na farinha).

A pá de massa da Kitchen Aid
Feitas estas adaptações, comecei o preparo, separando todos os ingredientes (fiz metade da receita do site). Para facilitar, coloquei minha Kitchen Aid com sua pá de massa para sovar a massa... E fiquei só olhando a batedeira trabalhar!

Depois, é só esperar crescer até dobrar de volume, fazer os pãezinhos, esperar crescer de novo, assar... E, quando assar, um "segredinho" para garantir a crocância da casquinha: colocar uma travessa com água no fundo do forno, para liberar vapor! Essa foi uma completa novidade para mim! Não acertei muito bem os cortes para fazer a "decoração" dos pãezinhos, mas eles ficaram crocantes por fora e macios por dentro!

Pão Francês Caseiro
    Os ingredientes do Pão Francês Caseiro
  • 500 gramas de farinha
  • 10 gramas de fermento seco
  • 10 gramas de sal
  • 5 gramas de açúcar
  • 10 gramas de margarina
  • 250 ml de água morna

Misture todos os ingredientes na batedeira com a pá de massa ou vá sovando com as mãos até ficar uma massa bem lisa e macia.




 Deixe crescer por uma hora, no mínimo, até dobrar de volume. Faça bolinhas de 50 gramas cada e dê 2 cortes em curva com a uma faca afiada. Deixe crescer por mais uma hora. 



Pão Francês Caseiro antes de assar
 Aqueça o forno até 200 graus. Coloque os pãezinhos para assar, juntamente com uma travessa de alúminio com água no fundo do forno (para formar vapor), por uns 30 minutos, até começarem a dourar.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva! Fez o maior sucesso no churrasco!!


Bón Appetit!!

Pão Francês Caseiro





Desafio: Criar um Cupcake de Brownie com Ganache de Chocolate

Cupcake de Brownie e Ganache de Chocolate
Aniversário da Marinoca. Dezesseis anos!! Para homenagear minha enteada querida, decidi preparar um Brownie, uma das sobremesas preferidas dela (que é totalmente chocólatra! rs). Mas, como eu ando numa fase "cupcakes", e tinha acabado de voltar da Chocolândia com muitas forminhas e caixinhas novas, resolvi fazer Cupcakes de Brownie... E, como cobertura, um Ganache de Chocolate, que utilizei no Bolo Fudge de Chocolate!

A receita da massa do Brownie não é complicada, mas precisa de uma balança de precisão... Sorry... rs... Se não tiver este utensílio simplesmente indispensável (rs), utilize esta outra receita de Brownie, muito boa também e que faz o maior sucesso no blog (clique aqui!).

Esta receita não rende muito, só 9 Cupcakes! Mas leva muito chocolate, de modo que não é bom exagerar mesmo!! rs... Se optar pela outra receita, você conseguirá praticamente dobrar a quantidade de cupcakes. Mas não esqueça de duplicar as quantidades do ganache também (ou dividir a outra receita ao meio!)

Cupcakes de Brownie com Ganache de Chocolate

Para a massa
  • 2 ovos
  • 30 gramas de nozes picadas
  • 125 gramas de chocolate meio amargo
  • 112 gramas de manteiga
  • 95 gramas de açúcar
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 38 gr de farinha de trigo
Para o Ganache
  • 125 gr de chocolate meio amargo
  • 90 ml de creme de leite fresco
Aqueça o forno a 175 graus e prepare as 9 forminhas de cupcake. Derreta o chocolate da massa em banho maria e, enquanto derrete, bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa. Junte o açúcar, bata mais um pouco. Junte os ovos e, quando a massa estiver homogênea, junte o chocolate derretido, sem parar de bater. Acrescente a farinha e o fermento em pó e, por último, as nozes picadas (sem bater, só misturar).

Coloque a massa nas forminhas e asse por uns 20 minutos (não se assuste: vai crescer lindamente, depois vai murchar e ficar todo "craquelado"... É assim mesmo, viu?? rs... Por isso a cobertura de ganache é importante... vai dar um toque de "beleza" no Brownie!).


Retire do forno, deixe esfriar. Prepare o ganache: ferva o creme de leite e despeje no chocolate picado. Vá mexendo com uma colher iniciando bem no centro, aumentando o movimento até que todo o chocolate esteja todo derretido e incorporado ao creme de leite (se ainda estiver com alguma "pelota" de chocolate, leve alguns segundos ao microondas ou ao banho-maria).


Resfrie bem até o ponto de "confeitar", utilizando uma travessa maior com água gelada e gelo. Olha como endurece quando esfria:


Coloque no saco de confeitar com um bico de pitanga grande e faça uma flor no meio do brownie (não coloque muita cobertura para não ficar enjoativo... se bem que um chocólatra não vai achar isso enjoativo...rs).




Como é para uma festinha teen, decorei com confeitos de estrelinha, para dar um charminho!! Que tal?

Cupcakes de Brownie com Ganache de Chocolate

Na hora de servir, tive uma ideia: colocar os bolinhos por 15 segundos no microondas, para "tirar o gelo", pois estavam na geladeira! E o que aconteceu? O Cupcake ficou morno e o ganache derreteu um pouco, transformando-se em um Cupcake "Petit Gateau"!! Ficou incrível!

Cupcake de Brownie e Ganache de Chocolate (após ser levemente aquecido!)